O SescTV apresenta no mês de agosto quatro filmes em sua programação
Celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional dos Povos Indígenas resultou de esforços de representantes de diversos países e, em 2021, foi adotado pelo Estado de São Paulo. Trazendo este assunto para a pauta, o SescTV apresenta no mês de agosto quatro filmes em sua programação; após as exibições, todos os filmes ficam disponíveis sob demanda AQUI
O primeiro é Dasiwa'uburéze - Nossa Cultura, com direção de Cristina Flória e Wagner Pinto, que visita a aldeia Xavante Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. O segundo é O Mestre e o Divino, com direção de Tiago Campos. Nele, dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso. O filme traz manifestações de imagens inusitadas entre os dois protagonistas que nasceram em universos culturais diferentes e que convivem há anos com estas diferenças.
No dia 24 de agosto, será exibido Kwarìp - Rito e Mito no Xingu, dirigido por Haroldo Palo Jr. O filme mostra detalhes do ritual Kwarìp, realizado por diferentes etnias indígenas reunidas no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, para render homenagens aos mortos.
Para finalizar a programação, o documentário - também dirigido pela dupla Cristina Flória e Wagner Pinto - A'uté A'uwê Uptabi: ser criança A'uwê entra na grade da programação no dia 27 de agosto, terça, às 16h30.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dasiwa'uburéze - Nossa Cultura
O documentário dirigido por Cristina Flória e Wagner Pinto aborda a questão de identidade Xavante e seus rituais ligados à cultura da etnia, preservados pelos anciãos, na aldeia Xavante Pimentel Barbosa, em Mato Grosso.
3/8, sábado, 22h
O Mestre e o Divino
Com direção de Tiago Campos. Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que logo depois do contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8; e Divino Tserewahu, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a TV e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, dão vida aos seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil. O filme traz manifestações de imagens inusitadas entre os dois protagonistas que nasceram em universos culturais diferentes e que convivem há anos com estas diferenças.
Sexta, 9/08, às 22h
Kwarìp - Rito e Mito no Xingu
O documentário, dirigido por Haroldo Palo Jr., mostra detalhes do ritual Kwarìp, realizado por diferentes etnias indígenas reunidas no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, para render homenagens aos mortos.
24/8, sábado, 22h
A'uté A'uwê Uptabi: ser criança A'uwê
O documentário, dirigido por Cristina Flória e Wagner Pinto, destaca a importância do universo da criança A’uwê na aldeia Pimentel Barbosa, Matinha (MT). O ser menino watébrémi e menina ba’öno, reflete a tradição das brincadeiras através de gerações.
27/8, terça, 16h30
🎥 🎥 🎥
Sobre o SescTV
O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.
No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários. Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro AQUI.
O SescTV apresenta no mês de agosto quatro filmes em sua programação
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis