Corpo de baile Ernesto Acevedo, Alejandro Alderete, Camila Alfonso, José Arencibia, Nataly Arencibia*, Roxana Campanioni, Manuel Duque, Carolina Estrada, Nadila Estrada, Ixan Ferrer*, Karen Farrel, Fernando Faxas, Andria Fernández, Carolina Fonseca*, Francesca García, José Ángel González, Gabriela Lemus*, Carlos Lino, Carlos López, Yotuel Méndez, Gina Morales, Ana Pessino*, Bertho Rivero*, Carolina Rodríguez, Ángel Rojas, Roque Salvador, Lianet Sotolongo, Álvaro Toranzo, Lea Zayas
Direção Cyndi Chang
Mestre de bailado Consuelo Domínguez
Pianista Idalgel Marquetti
Direção de cena Raysel Miranda
Desenho de som Edel Marín
Desenho de luz Raymond Muñiz
Figurinos Roger Casteleiro e Dolores Cruz
Produção Leorlandis Almira
Fisioterapeuta Alexei Roig
Imprensa Ahmed Piñeiro Fernández
*Alunos da Escola Nacional de Ballet Fernando Alonso
O Ballet Nacional de Cuba é uma das companhias de dança mais prestigiadas do mundo com um lugar de destaque na cultura hispano-americana contemporânea.
Surgiu em 1948, tendo como principal fundadora e primeira bailarina Alicia Alonso. Em 1950, foi criada a Escola Nacional de Ballet Alicia Alonso. Desde o início, a linha artística do Ballet Nacional de Cuba partiu do respeito pela tradição romântica e clássica, e do trabalho criativo de coreógrafos que procuraram encontrar um âmbito para o ballet nacional e contemporâneo.
Em 2018, o Ministério da Cultura da República de Cuba declarou o Ballet Nacional de Cuba, como Património Cultural da Nação e reconheceu-o como a expressão máxima da escola cubana de ballet, onde a tradição da dança teatral funde-se com os traços essenciais da cultura cubana. Desde a sua criação, tornou-se numa das mais prestigiadas companhias de dança do mundo. Atualmente, é dirigida pela primeira bailarina Viengsay Valdés.
Destaque na cultura hispano-americana contemporânea
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis