Mirandês: tudo sobre o segundo idioma oficial de Portugal

DO TEXTO: Sabe-se que o mirandês é uma língua bem antiga, que na verdade foi desenvolvida ao longo dos anos através da relação dos portugueses com os países...
Composição: Palavras em Português traduzidas para Mirandês.

Entenda como o mirandês é um símbolo vivo da diversidade cultural e linguística do país 


Quando a pergunta é “qual o idioma oficial de Portugal?”, rapidamente vem a resposta “português”. Certamente, essa é a língua predominante no país há muito tempo, tanto que foi difundida em outras regiões, como o Brasil, durante o período colonial. Entretanto, em terras portuguesas, há outros idiomas que fazem parte da sua história e cultura, como o vernáculo mirandês, considerado o segundo idioma oficial de Portugal

O mirandês hoje é conhecido como uma língua vigente apenas na região de Miranda do Douro, no Nordeste de Portugal. Não há registro exato de sua aparição, mas há evidências de que teve uma influência significativa no território português ao longo dos séculos passados. A princípio, parece ser uma mistura do português com o espanhol, mas, na verdade, é definida como uma mistura do português, do castelhano e do galego.

Qual a origem do idioma mirandês? 

Sabe-se que o mirandês é uma língua bem antiga, que na verdade foi desenvolvida ao longo dos anos através da relação dos portugueses com os países vizinhos. Sua origem é latina, no entanto, pertence a uma categoria linguística denominada asturo-leonês, que era utilizada no antigo território do Reino de Leão. Contudo, não se tem muitos registros escritos desse idioma, sendo algo passado ao longo das gerações através da tradição oral. 

Alguns afirmam que o idioma surgiu nas terras de Trás-os-Montes, região Nordeste de Portugal em que está localizada a cidade de Miranda do Douro, onde era predominante até ser substituído pelo português, em 1545. Além disso, o mirandês já foi designado como língua oficial do país somente em 1999. 

A cidade de Miranda do Douro

Como mencionado anteriormente, o mirandês já foi a língua principal na cidade de Miranda do Douro, que pertence ao distrito de Bragança. Nesse sentido, é notável que o próprio nome do vernáculo é derivado do nome deste município. Atualmente, apenas em uma pequena vila dessa cidade o idioma ainda é falado e considerado oficial. 

Miranda do Douro está localizada às margens do Rio Douro, que separa a província portuguesa de Trás-os-Montes da província espanhola de Castilla y León. A cidade possui vestígios de ocupação humana desde a pré-história, possuindo assim uma arquitetura bem tradicional, cercada por muralhas e com muitas ruas estreitas. Ademais, ela carrega consigo muitas narrativas e tradições milenares até os dias atuais. 

Para aqueles que têm o interesse em aprender ou conhecer o idioma, o ideal é investir em passagens para conhecer as vilas deste município, uma vez que os poucos materiais disponíveis online não são tão aprofundados. Ao visitar a região, é possível ver muitos registros mirandeses em estátuas, igrejas, museus e centros históricos, além de poder ter contato com os próprios falantes da língua. 

O mirandês corre risco de extinção? 

Alguns previam que a extinção do mirandês já aconteceria no final do século passado, mas isso ainda não ocorreu. Entretanto, de acordo com um estudo da Universidade de Vigo, da Espanha, apenas cerca de 3 mil pessoas têm conhecimento sobre o idioma, levando a uma nova previsão de que até 2040 essa será uma língua morta. 

Muitas famílias tradicionais e pessoas que ainda praticam o mirandês tentam diariamente lutar para que essa intenção não aconteça. Para isso, existem muitos eventos e instituições como a "Associaçon de la Lhéngua", que oferece cursos e encontros com o intuito de continuar propagando o idioma, para preservar essa diversidade linguística em Portugal, que também é um patrimônio cultural.

💢💢💢

Nota da Redação:
A propósito de tão oportuno texto, deixamos aos nossos estimados leitores eventualmente interessados, o seguinte link:

Um tesouro em Miranda do Douro
Pauliteiros de Miranda
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários