Habitar a floresta artisticamente com o Festival de Circo & Teatro EmRaizArt

DO TEXTO: O festival transformará a floresta num palco vivo, onde artistas de circo contemporâneo e teatro do Brasil, Portugal, Chile enriquecem a diversidade e
Cartaz alusivo ao Festival de Circo&Teatro - EmRaizArt.

O festival transformará a floresta num palco vivo


À medida que nos aproximamos da emocionante edição de Primavera do Festival de Circo&Teatro - EmRaizArt, é hora de mergulhar na essência de habitar a floresta artisticamente e criar uma conexão harmoniosa entre o mundo rural e urbano.

Marcada para ocorrer de 6 a 12 de maio de 2024, esta edição do festival promete uma experiência única para escolas e público em geral, sob a sombra dos sobreiros centenários, no Cotifo, Quinta Velha, no concelho de Lagos. O Festival segue na sua 3ª edição Primavera e é a primeira vez que se realiza nesta época. Crianças e graúdos poderão ver e viver o espaço de outra forma.

Os dias da semana são inteiramente dedicados às escolas do concelho, que podem fruir com a arte através do ver, apreciando espetáculos, e do fazer, com oficinas de circo, teatro, permacultura e construção criativa.

E no fim de semana, dia 11 e 12 de Maio, o EmRaizArt abre as portas ao público em geral das 14h00 às 19h00 com espetáculos, dinamizando também workshops matinais, com lotação limitada. Os aparelhos aéreos do circo serão destaque nestes dias, oferecendo aos participantes a oportunidade de "voar" e experimentar a emoção de serem "gaios atentos" em cima do trapézio. Dando continuação à reflexão iniciada na edição anterior, nesta edição do festival terão lugar duas conversas temáticas em torno da arte: bioconstrução e educação / criatividade; proporcionando um olhar perspectivado sobre o meio natural e na relação humana com o ato de criar.

O EmRaizArt, comprometido em promover o desenvolvimento sustentável dos territórios, encara esta edição como mais uma oportunidade de realçar  a importância de preservar e valorizar os espaços naturais. Adapta-se à natureza algarvia e à sua fragilidade, fazendo uso responsável da água, disponibilizando wc’s ecológicos secos e oferecendo transporte em autocarros para o público.

O festival transformará a floresta num palco vivo, onde artistas de circo contemporâneo e teatro do Brasil, Portugal, Chile enriquecem a diversidade e a riqueza cultural do evento e se cruzam para trazer à vida performances deslumbrantes, respeitando e honrando o ambiente que os rodeia. 

Jessica Arpin traz-nos KALABAZI (BR), a história de uma jovem que, tendo uma hora de sobra antes de partir, decide usar esse tempo para se casar. Este é um espetáculo de circo, palhaço e poesia, rico em emoções. Do Chile, chega FESTIN DE LA RISSA (CL) e apresenta Ayayai, que é uma típica expressão chilena e mundial que dá para conhecer algo espantoso, deslumbrante, surpreendente, fantástico, extraordinário, inacreditável e sem igual. É isso que este espetáculo é: riso transbordante e diversão intergaláctica.

De Portugal, temos o Duo Niu (PT) com o espectáculo Pandora que utiliza uma linguagem cómica que funde técnicas de nova magia, acrobacia em pares e teatro físico sobre a temática das fake news. E Outros Mundos (PT) é um espetáculo de teatro do objeto, poesia e música de Nelda Magalhães e Carlos Norton, com textos poéticos de Fernando Pessoa, Antero de Quental, Junqueira Freire entre outros poetas que, no seu tempo, ousaram escrever versos para crianças.

Desde espetáculos emocionantes até oficinas interativas, cada atividade programada para esta edição oferece a oportunidade para o público valorizar e conhecer o espaço da Quinta Velha com atividades para toda a família. O Festival conta com áreas para a realização de piqueniques, zonas de jogos tradicionais e bar.

O Festival Internacional de Circo Contemporâneo EmRaizArt está ansioso para receber todos os amantes da arte, da natureza e da comunidade nesta edição inspiradora e transformadora, os bilhetes estão à venda na BOL e locais habituais. Mais informações no site do TEL http://www.teatroexperimentaldelagos.pt/

O evento é apoiado pelo Governo de Portugal - Direção Geral das Artes e pelo Município de Lagos, com quem trabalha em estreita parceria. São também parceiros do festival a Antena 1, a Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, o Circo VagaMundo, o Laboratório de Atividades Criativas - Associação Cultural, a Fungo Azul - Associação Cultural, a Mãozorra Associação Cultural, a Livraria até a Lua, CAMA, bem como os dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Lagos: Júlio Dantas e Gil Eanes e os estabelecimentos de ensino particular Colégio de S. Gonçalo e Colégio Bambino.

PROGRAMAÇÃO PARA O FIM DE SEMANA 
11 E 12 DE MAIO 2024

 
SÁBADO 11 DE MAIO
10H00- 13H00 / Workshop Voz e Jogos teatrais com Cristobal Mc Intosh
14H00 / abertura do recinto
14H30 / saída autocarros de lagos
14H30 / MÚSICAS do Mundo by Norton /Tenda Branca
15H00 / abertura do festival 
15H05 / intervenção OUTROS MUNDOS / PALCO MÃE
15H15 / espetáculo PANDORA / PALCO MÃE
16H10 / CONVERSA Arte e BioConstrução com Munay e Kike /Tenda CircoVagamundo
16H10 /MÚSICAS do Mundo by Norton / Tenda Branca
16H30 / Espetáculo AYAYAI / PALCO MÃE
17H10 / intervenção OUTROS MUNDOS / Tenda Circo Vagamundo
17H10 / MÚSICAS do Mundo by Norton DJ Músicas do Mundo Norton / Tenda Branca
17H30 / Espetáculo KALABAZI / PALCO MÃE
18:30 / FECHO DO FESTIVAL
18H45 / SAÍDA DE AUTOCARROS
19H00 / fecho do recinto

DOMINGO, 12 DE MAIO
10H00- 13H00 / Workshop Movimento Essencial com Benny Bernardo
14H00 / abertura do recinto
14H30 / saída autocarros de lagos
14H30 / MÚSICAS do Mundo by Norton /Tenda Branca
15H00 / abertura do festival 
15H05 / intervenção OUTROS MUNDOS / PALCO MÃE
15H15 / espetáculo PANDORA / PALCO MÃE / 50 minutos
16H10 / CONVERSA Educação Criativa /Tenda CircoVagamundo
16H10 /MÚSICAS do Mundo by Norton / Tenda Branca
16H30 / Espetáculo KALABAZI / PALCO MÃE 
17H10 / intervenção OUTROS MUNDOS / Tenda Circo Vagamundo
17H10 / MÚSICAS do Mundo by Norton / Tenda Branca
17H30 / Espetáculo AYAYAI / PALCO MÃE
18:30 / FECHO DO FESTIVAL
18H45 / SAÍDA DE AUTOCARROS
19H00 / fecho do recinto

LOCAL:
Quinta Velha - Cotifo
Lagos

Preço dos Bilhetes:
Adultos - 10 euros 
Crianças - 5 euros 

Teatro Experimental de Lagos na web

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários