Estudo brasileiro mostra que fosfolipídeos do caviar diminuem inflamação e vermelhidão da acne

DO TEXTO: No estudo, 15 pacientes voluntários, homens ou mulheres entre 18 e 50 anos, com acne grau I a IV, foram randomizados para receber 200 mg de...

Rosto de mulher com acne.
 

O trabalho em questão nos surpreendeu com a melhora da inflamação

 
Trabalho apresentado no último Anual Meeting da American Academy of Dermatology mostrou que o consumo diário de 200 mg de Fosfolipídeos do Caviar por um mês diminuiu a inflamação, medida por sistema de diagnóstico e análise de imagem e comparação clínica

São Paulo – Abril/2024 - A acne é a doença de pele mais prevalente nos consultórios médicos e, embora existam medicamentos que tratem o problema até em casos mais resistentes, eles não são isentos de efeitos colaterais. Por esse motivo, as estratégias de tratamento da acne devem incluir suplementos com ação anti-inflamatória e baixíssimo risco de efeito colateral. É o que mostrou um estudo brasileiro apresentado no último Congresso da Academia Americana de Dermatologia (AAD), em San Diego, na Califórnia (Estados Unidos), que ocorreu no começo de março. “O estudo mostrou que a suplementação diária de 200mg de Fosfolipídeos de Caviar, mais conhecido como FC Oral®, durante um mês, resultou em redução da inflamação, melhorando 100% dos casos nos pacientes com acne”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos* e uma das autoras do estudo, juntamente com as dermatologistas Dra. Sandra Tagliolatto e Dra. Juliana Mazzuia Guimarães e a farmacêutica Márcia Piva.

Patrícia explica que a atuação do F.C Oral® para reduzir a inflamação é respaldada clinicamente e por diversos estudos, principalmente em doenças de pele como psoríase e dermatite atópica. “Os fosfolipídeos de caviar (F.C Oral®) contam com omêga-3, que tem ação anti-inflamatória pela presença de EPA e DHA vetorizados em fosfolipídeos, Astaxantina e vitamina E. Todos irão atuar diminuindo a produção de sebo por sua ação na glândula sebácea, ação anti-inflamatória, como também irá formar uma barreira epidérmica, mantendo a membrana celular íntegra e hidratada, uma vez que a acne e alguns tratamentos sistêmicos promovem um ressecamento da pele e uma perda transepidérmica de água”, explica a farmacêutica Patrícia França.

No estudo, 15 pacientes voluntários, homens ou mulheres entre 18 e 50 anos, com acne grau I a IV, foram randomizados para receber 200 mg de fosfolipídios de caviar por via oral, diariamente, durante um mês. Nenhum outro tratamento concomitante para acne - sistêmico, tópico ou com qualquer tecnologia que pudesse interferir positiva ou negativamente - foi utilizado neste estudo. Apenas higienizador e protetor solar foram utilizados e padronizados durante todo o período do estudo. Como mensuração dos resultados, foram realizadas fotografias clínicas no início e no final do estudo, além da avaliação pelo sistema de digitalização fotográfica Visia®. “O trabalho em questão nos surpreendeu com a melhora da inflamação (medida pela redução de porfirinas e eritema e comparação da avaliação clínica), em 100% dos pacientes selecionados, mostrando que os Fosfolipídeos do Caviar são opções seguras para o tratamento da acne”, destaca a farmacêutica.

A farmacêutica comenta que FC Oral irá atuar como anti-inflamatório no sebócito, glândula sebácea, fazendo com que os ácidos graxos presentes em sua composição atuem prevenindo a formação de novas lesões na pele. “A presença da astaxantina e vitamina E em sua constituição conferem ainda ação antioxidante melhorando a homeostase cutânea, protegendo tanto o interior como a superfície das membranas fosfolipídicas presentes em nossa pele contra o estresse oxidativo”, explica Patrícia França.

Apesar de atuar sozinho, o F.C Oral® também tem indicação clínica para pacientes tratados com isotretinoína, diminuindo principalmente os efeitos colaterais desse medicamento. “A isotretinoína é um retinóide derivado da vitamina A que é utilizada no tratamento da acne grave, recidivante, nodular e não responsiva. O problema é que esse medicamento apresenta inúmeros efeitos colaterais resultantes do processo de atrofia e diminuição da atividade das glândulas sebáceas. E vários trabalhos apresentados no Congresso americano do AAD mostram que a suplementação de ômega-3 reduz a desidratação e secura da pele, lábios, olhos e nariz”, explica Patrícia França.

Por fim, a farmacêutica ressalta que a consulta médica é fundamental, já que é possível associar com outros suplementos como o Glycoxil, que irá auxiliar na diminuição do açúcar no sangue e consequentemente na redução da hiperinsulinemia, uma das causas relacionadas ao agravamento e a não resposta satisfatória ao tratamento da acne. “Os suplementos podem ser encontrados nas farmácias de manipulação”, finaliza.

🔶 🔶 🔶

*BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS: Biotec Dermocosméticos disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecdermocosmeticos

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários