Professor sofre amnésia aos 50 e publica livro baseado na experiência

DO TEXTO: De um dia para o outro, o professor da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, Tom W. Kooper, perdeu todas as memórias. Na época aos 50 anos, ele...
 Autor Tom W. Kooper e capa do livro "Identidade"

Repensar a própria vida após a amnésia e permitir-se viver sua nova versão


Romance policial "Identidade", de Tom W. Kooper, narra história de médico que sofre um acidente e se vê envolto a descobertas aterradoras na busca pelo passado esquecido


O ano era 2019 e o professor Tom W. Kooper, na época com 50 anos de idade, simplesmente apagou. Dormiu por quase uma hora e, quando acordou, não lembrava de nada do que viveu após os 20 anos de idade. Baseado nesta experiência e no que se sucedeu na vida do carioca – a busca pelas memórias, a ansiedade por não lembrar de quem era e a depressão ao longo do processo de recuperação – é que nasceu o livro Identidade. O autor ficcionaliza a própria história e incrementa este romance policial com boas doses de mistério, intrigas e suspense.

A história começa quando o respeitado médico Alan Cerqueira sofre um acidente após seu carro ser alvejado por tiros. Ao ser socorrido por Felipe Santana, ambos recebem uma descarga elétrica, que causa amnésia total em Alan e deixa Felipe em coma. Enquanto luta para recuperar a memória, o protagonista descobre segredos obscuros da vida esquecida, como traições e desvios de dinheiro do hospital que administrava. Percebe, então, que nem todas as pessoas são o que parecem e que descortinar o véu do passado pode não ser nada agradável.

Paralelamente, a filha Lorena inicia a própria investigação para desvendar a verdade por trás do acidente do pai. Isso desencadeia uma série de mortes e coloca a própria vida dela em risco. Tudo fica ainda mais esquisito e perigoso quando Alan é diagnosticado com Transtorno Dissociativo de Identidade; começa a suspeitar do próprio passado e desconfia ser outra pessoa.

— Como eu disse antes, tudo indica que foi uma tentativa de assalto frustrada — disse o inspetor, virando as costas. Lorena correu e colocou-se na frente do inspetor. — Assalto? — duvidou ela. — Foram dados cinco tiros no vidro lateral direito do banco de trás do carro, exatamente onde o meu pai deveria estar sentado se ele mesmo não tivesse decidido dirigir. Isso não foi um assalto, inspetor… foi uma tentativa de homicídio. Se o carro não fosse blindado, não sei o que poderia ter acontecido. (Identidade, p. 20)

Com 43 capítulos narrados em primeira pessoa e 18 interlúdios em terceira, o protagonista antagoniza com quem era antes do acidente. Identidade não apenas aborda a busca de um homem pelo seu passado, mas faz refletir sobre “como seria o outro eu” de cada um e a verdadeira face das pessoas que o cercam. Esta perspectiva é introduzida na capa do livro, com a frase: “Se somos a soma das nossas experiências, então quem somos se todas as lembranças de uma vida desaparecem da noite para o dia?”.

Foram essas e outras reflexões que levaram o professor de Matemática Tom W. Kooper a repensar a própria vida após a amnésia e permitir-se viver sua nova versão. Apesar dos meses de confusão e ansiedade, na luta para reconstruir a sua identidade, encontrou na escrita um novo caminho e hoje – já com boa parte das memórias recuperadas – se divide entre dar aulas e escrever.

FICHA TÉCNICA
Título: Identidade
Autor: Tom W. Kooper
ISBN: 978-65-5872-707-1
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 514
Preço: R$ 65,14 (livro físico) | R$ 24,90 (e-book)

Sobre o autor: Tom W. Kooper é o pseudônimo de um professor de Matemática das redes públicas do Rio de Janeiro. Nasceu em 1968 e é pós-graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois de sofrer uma amnésia total em 2019, começou a escrever como forma de terapia e descobriu na escrita o prazer de criar e contar histórias. Foi assim que se reinventou e descobriu uma nova paixão. Na literatura, estreou com o livro A segunda chance de Thomas Lutter e agora relança Identidade, um romance policial em que usa a experiência com a amnésia para construir o protagonista e um enredo repleto de mistérios. Instagram: @escritor.tomw.kooper - TikTok: @escritor.tomw.kooper

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários