Democratização do Homeschooling

DO TEXTO: Por meio de uma visão conservadora, o pastor aponta questões graves como a intolerância presente nos colégios, a falsa sensação de segurança e a...
 Autor Rodrigo Mocellin e capa do livro "Homeschooling ao alcance de todos".


Mocellin apresenta neste livro exemplos reais que aplica no próprio lar


Em novo livro, teólogo Rodrigo Mocellin defende que os pais sejam responsáveis pela educação dos filhos e explica quais são os benefícios do estudo domiciliar


De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), existem 35 mil famílias e mais 70 mil estudantes – entre 4 e 17 anos – adeptos ao Homeschooling no Brasil. Ou seja, que praticam o modelo educacional no qual os pais ou responsáveis lecionam para os jovens em casa. Mas como aplicar este método no cotidiano das crianças? Quem responde esta e outras dúvidas é o especialista conceituado no tema, teólogo e pastor Rodrigo Mocellin, no livro Homeschooling ao alcance de todos.

Responsável pela educação dos próprios filhos, Mocellin apresenta neste livro exemplos reais que aplica no próprio lar: como a Bíblia deve ser a base da educação; o que ensinar, o método responsável para que as crianças aprendam qualquer coisa; como levar seus filhos a aprenderem por eles mesmos.

Essa prática, além de dar autonomia para os pais escolherem a melhor forma de educar, também ajuda a preservar e resgatar os estudantes dos problemas presentes em escolas públicas e privadas. Padronização do ensino, bullying, eletismo, desigualdade, busca por validação por meio de notas, doutrinação ideológica progressista, privação do direito de escolha e violências entre alunos são alguns dos exemplos de falhas no plano de ensino regular listadas pelo autor.

A escola atual é uma fábrica de moer cérebros, perverter corações e escravizar almas. O saldo de anos do atual sistema de educação é uma quantidade imensa de jovens que não sabem fazer equações matemáticas simples e possuem dificuldades para interpretar Turma da Mônica, mas saem formados em delinquência juvenil, experts em perversão e defensoria de um Estado gigantesco.
(Homeschooling ao alcance de todos, p. 81)

Por meio de uma visão conservadora, o pastor aponta questões graves como a intolerância presente nos colégios, a falsa sensação de segurança e a formação de uma mentalidade adulta nas crianças – responsável por tirar a inocência infantil. Rodrigo Mocellin argumenta, ainda, que a educação fora dos âmbitos tradicionais oferece não apenas um aprendizado mais eficiente, mas também um ambiente seguro e livre de influências negativas.

Com projeto em implementação no congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a base constitucional do homeschooling, visando a necessidade de legislação para regulamentá-lo. “Embora esse tipo de ensino ainda não tenha uma lei concreta, o tribunal afirmou que é um direito dos pais o ensino domiciliar, conforme apontado pelo então ministro Luiz Barroso. O Estado não pode forçar a família a criar seus filhos de maneira contrária às crenças dela. E aqui já se inclui outro direito constitucional: a liberdade de crença”, explica o teólogo.

Ficha técnica
Título: Homeschooling ao alcance de todos
Autor: Rodrigo Mocellin
Editora: Vida  
Gênero: família e educação de filhos 
ISBN: 978-65-5584-473-3 
Edição: 1ªed./2024
Número de páginas: 208
Preço: R$ 52,90  

Sobre o autor: Rodrigo David Mocellin é casado com Danielle Peixoto de Novais Mocellin, com quem tem quatro filhos. É pastor, teólogo e escritor, ele possui um canal com quase 600 mil inscritos no YouTube, que alcança milhões de pessoas mensalmente. Instagram: @prmocellin - Twitter (X): @prmocellin - YouTube: Pastor Rodrigo Mocellin

Sobre a editora: A Editora Vida oferece títulos nas áreas infantil, jovem, relacionamentos, espiritualidade, vida cristã, ficção, acadêmicos e bíblias. Com enfoque contemporâneo e respeito a obras clássicas, promove o crescimento espiritual do leitor. Com mais de 60 anos de destaque na publicação e venda de literatura cristã, também se firma como relevante distribuidora de Bíblias, em diversas versões, edições especiais e traduções inéditas. @editora_vida 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários