Roberto Carlos e outros interpretam diferentes versões de “Cartas de Amor” (Love Letters)

DO TEXTO: A canção surgiu na trilha sonora do filme de mesmo nome – no Brasil, “Um Amor Em Cada Vida” - lançado em 1945, tendo sido indicada ao Oscar de...
Roberto Carlos ao vivo em palco.


No Brasil, encontramos várias gravações da versão “Cartas de Amor” (Love Letters) de autores diferentes



user-image
 

“Cartas de Amor” é uma versão em português da canção popular americana “Love Letters” criada em 1945, com música de Victor Young e letra de Edward Heyman, tendo sido interpretada no Brasil por Roberto Carlos e outros conhecidos cantores brasileiros.
 
A canção surgiu na trilha sonora do filme de mesmo nome – no Brasil, “Um Amor Em Cada Vida” - lançado em 1945, tendo sido indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, mas perdeu para “It Might as Well Be Spring” (Richard Rodgers/Oscar Hammerstein) do filme “State Fair”. O cantor argentino Dick Haynes, foi o primeiro a gravar “Love Letters”, lançado no single 78 RPM (1945). A versão em inglês foi regravada por vários artistas consagrados mundialmente como Nat King Cole (1957), Elvis Presley (1966), Elton John e Bonnie Raitt em dueto (1993), Diana Kral (2017) entre outros.

No Brasil, encontramos várias gravações da versão “Cartas de Amor” (Love Letters) de autores diferentes. A versão de Oswaldo Santiago foi gravada por Agnaldo Timóteo, no álbum “O Sucesso e o Astro” (1967), além de Wilma Bentivegna, no álbum “As Mais Belas Canções de Amor” (1968). A mesma versão também foi gravada pela dupla Jane & Herondy ̶ com a exclusão de um verso ̶ no álbum “Recordações” (1981). Nelson Motta foi o autor da versão gravada por Nara Leão no pot-pourri “Cartas de Amor” (Love Letters)/ “Sonhos” (Dream), no álbum “My Foolish Heart” (1989). Jerry Adriani gravou a mesma versão ̶ incluiu um trecho no início ̶ no álbum “Radio Rock Romance” (1996). Uma versão pouca conhecida é a de João José, gravada por Jorge Luis no álbum “Tudo Que Sonhei” (1979). Por fim, a versão de Lourival Faissal gravada por Roberto Carlos no álbum de 1984. Essa versão fez parte do roteiro do especial “40 Anos Juntos” exibido em 25 de dezembro de 2013, pela TV Globo. Neste especial o rei anunciou que essa versão entraria na próxima trilha sonora da novela das 21h da Rede Globo ̶ “Em Família”. Em abril de 2014, Roberto Carlos lança a regravação de “Cartas de Amor” (Love Letters) na plataforma digital e a mesma gravação foi incluída no álbum da trilha sonora da novela da TV Globo “Em Família” (2014).
 
Confira abaixo os vídeos das diferentes versões em português dessa canção inesquecível.

Roberto Carlos
Jerry Adriani
Agnaldo Timóteo
Jorge Luis




*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários