Entenda quais são os cuidados básicos dessas duas opções de plantas, que estão conquistando cada vez mais espaço no paisagismo e decoração
Ficus, ou “Figueiras” como são popularmente conhecidas, é uma planta que possui centenas de espécies que podem ser encontradas pelo mundo todo, principalmente nas regiões de clima tropical e subtropical. Considerada de médio a grande porte, elas podem ser plantadas nas áreas externas, mas também em vasos grandes em formatos de arvoreta ou arbusto, sendo bastante decorativas e trazendo um charme especial para dentro de casa.
O engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano, reforça as qualidades que tem feito dessa planta uma das “queridinhas” dos amantes da jardinagem.
“O Ficus além de ser uma planta perene e considerada de fácil cultivo, oferece uma ampla variedade de espécies, cada uma mais fascinante que a outra. Por causa da sua exuberância, eles têm sido largamente utilizados por paisagistas e na jardinagem caseira, sendo boas opções para salas e escritórios, não só ajudando a colorir o ambiente, mas também contribuindo para melhorar a qualidade do ar”.
E entre a vasta opção de Ficus, temos duas que se destacam: a Ficus elastica e a Ficus lyrata. Quem é adepto ou simpatizante da moda “urban jungle” com certeza já pelo menos ouviu falar nestes dois nomes. O Engenheiro explica os principais cuidados para cultivar a espécie:
A Ficus elastica é conhecida popularmente como planta-borracha ou falsa seringueira e tem folhas grandes, grossas e brilhantes, sendo que a folhagem tem um aspecto de couro. Existe hoje no mercado uma diversidade de variedades, na cor vinho apelidada de ‘Burgundy’, com folhas variegatas como a ‘Tineke’e a ‘Ruby’. Quando plantada no chão pode chegar em uma árvore de até 50 metros de altura. E atenção, pois o Ficus elastica produz uma seiva venenosa e por isso é preciso ter cuidado com as crianças e os pets.
Já a Ficus lyrata é conhecida como figueira-lira e na natureza pode atingir cerca de 15 metros de altura. Recebe esse nome porque suas folhas são largas e em forma de lira, um instrumento musical que é similar a uma harpa.
Local
Os vasos mais indicados para essa espécie são os modelos mais altos e não esqueça de verificar se ele já tem furos ou se será necessário fazer. O solo ideal é um substrato mais aerado e que facilite a drenagem, para permitir o escoamento da água.
Opte por deixar o seu vaso em um espaço com boa ventilação e iluminação. E como a planta tem um potencial para crescer consideravelmente, também vale considerar deixá-la em um suporte com rodinhas, para facilitar seu manuseio.
Luminosidade
Os Ficus necessitam de uma boa luminosidade, então o ideal é deixá-los perto da janela ou em algum lugar da casa onde a planta possa ter acesso à luz natural. Além disso, é importante mantê-lo longe do ar-condicionado e/ou protegê-lo em invernos mais rigorosos, já que é uma planta que não gosta de baixas temperaturas.
Outra dica é ir girando o vaso periodicamente, para que todos os lados da planta possam receber luz de forma adequada.
Regas
A rega costuma ser outro ponto importante, pois apesar de ser uma planta que necessita de regas frequentes, é preciso ter cuidado para não acumular água em seu vaso e pratinho e deixar enxarcado. As raízes dos Ficus são sensíveis e podem apodrecer com facilidade.
O correto é regar seu Ficus abundantemente, a frequência que pode variar de acordo com o ambiente que ela esteja. Sempre antes de uma nova rega, verifique se o solo ainda está úmido e só coloque água no caso dele começar a secar.
A planta costuma dar sinais quando está recebendo muito água, ela pode perder folhas da sua base e ficar com uma aparência amarelada. Da mesma forma, a falta de água também pode causar problemas, as folhas do Ficus podem murchar e serem abortadas.
A umidade do ar também é um ponto importante para o seu cultivo, por isso é bom borrifar as suas folhas com frequências, durante os dias mais quentes e secos.
Podas
Há dois motivos para realizar as podas dos Ficus, o primeiro é para conter os eu crescimento, devendo isso ser adaptado de acordo com a necessidade do cuidador da planta e o espaço que se tem disponível para a planta. E o segundo seria uma poda de limpeza, realizada para retirar folhas secas e doentes.
A melhor época para a realização das podas costuma ser na primavera e no verão. Vale reforçar que o ideal é que ao podar a planta, mantenha-se pelo menos 30% das folhas. E leve em consideração que a cada haste podada, são produzidos um ou mais brotos em suas laterais.
Um outro detalhe específico sobre as folhas dos Ficus é que é preciso ficar atento a sua limpeza. As folhas podem ficar empoeirada e com isso podem ter dificuldade para absorver luz do sol e realizar a fotossíntese. O processo de limpeza é simples e existem inclusive produtos específicos para esta finalidade, como FORTH Brilha Folha.
Adubação
Em relação a adubação, deve-se dar uma atenção especial principalmente durante as estações mais quentes, na Primavera e no Verão, com uma frequência em média de cada 15 a 20 dias.
Podem ser utilizados na adubação tanto fertilizantes químicos quanto orgânicos, sempre buscando uma opção de fertilizante mais geral, rico em nitrogênio e potássio e de preferência completo, com todos minerais que as plantas necessitam.
Fique sempre atento também a necessidade de transplantar o seu Ficus. Como é uma planta que cresce com certa frequência, o ideal é ir trocando para um vaso maior uma vez por ano, para garantir que ela continue se desenvolvendo de maneira saudável e forte.
Conheça Algumas opções de Ficus elastica e Ficus lyrata
- Ficus elastica ‘Tineke’: chama atenção pelas suas folhas variegadas verde e off white, que de tão perfeitas que são, às vezes até deixa a gente em dúvida se é natural ou não.
- Ficus elastica ‘Burgundy’: é o tipo mais tradicional de Fícus Elástica. A palavra “burgundy” significa bordô em inglês e ela chama atenção pelas suas folhas que são grandes, brilhantes e nascem avermelhadas, mas posteriormente tornam-se verdes escuras.
- Ficus elastica ‘Ruby’: suas folhas grandes e brilhantes exibem uma cor diferente, sendo “manchadas” com belos tons rosados e/ou um vermelho rubi intenso, daí o seu nome.
- Ficus lyrata e Ficus lyrata ‘Bambino’: a diferença das duas está no tamanho das folhas e no porte. Enquanto a primeira é bem semelhante à uma árvore, a Bambino lembra mais as folhagens cultivadas em vasos. Elas atualmente são opções inspiradoras para o “urban jungle”, deixando as casas ainda mais verdes e bonitas.
🪴 🪴 🪴
Sobre a Forth Jardim
A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando há 25 anos, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 90 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano. @forthjardim_oficial - https://forthjardim.com.br/
Entenda quais são os cuidados básicos dessas duas opções de plantas, que estão conquistando cada vez mais espaço no paisagismo e decoração
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis