Professores num desafio musical

DO TEXTO: Embolada consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som de um instrumento musical (como pandeiro ou violão, por exemplo), falam versos métricos...
Dupla musical Dedé (Daniel) e Dandan (Derbson).

Um gênero musical regional, mais precisamente do Nordeste do país, também faz muito sucesso: a embolada


user-image
 

Que o Brasil já foi (isso mesmo, conjugado no pretérito perfeito!) o país do futebol, isso todo mundo sabe. 

Mas o que é certo mesmo é que o país é dono de um dos maiores celeiros musicais do planeta. E porque não dizer dos ritmos musicais. Afinal de contas, forró, lambada, frevo, baião, xote, xaxado, carimbó e outros ritmos surgiram nas terras tupiniquins. 

Além desses citados, um gênero musical regional, mais precisamente do Nordeste do país, também faz muito sucesso: a embolada. 

Embolada consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som de um instrumento musical (como pandeiro ou violão, por exemplo), falam versos métricos, rápidos e improvisados, geralmente rimados. O desafio da embolada é feito sempre em dupla.

O “embolador” pode ser considerado um “repentista”.

Os professores Derbson e Daniel, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Aguiar, de Tianguá, cidade serrana do interior do estado do Ceará, incorporaram a dupla “Dedé e Dandan” num desafio musical bem interessante, homenageando os professores e alunos da referida instituição. 

Pode-se dizer que a apresentação da dupla foi uma mistura de emboladores recitando versos de um cordel. Fica a dúvida: é um cordel cantando em embolada ou uma embolada em que se canta um cordel?! 

Antes que dê um nó na cabeça do leitor, melhor assistir à apresentação e tirar as conclusões:
 
 Duelo musical - Professores



*Derbson Frota, nasceu na cidade de Tianguá (CE), no dia 8 de maio de 1983. É graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/CE e pós-graduado em Informática e Comunicação na Educação pelo Instituto Cândido Mendes, em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará e em Metodologia da Língua Espanhola pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Leia Mais sobre o autor...
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários