As Runas Desvendadas | Apresentação do novo livro de Hélio Pires > Casa do Fauno 10/12

DO TEXTO: Este não é um livro de magia, embora fale em parte dela. Não são páginas sobre adivinhação, ainda que tenha linhas sobre isso. Nem é um volume sobre..
Cartaz alusivo à Apresentação do Livro "As Runas Desvendadas" de Hélio Pires.


UMA VIAGEM DESDE A ANCESTRALIDADE ATÉ À ACTUALIDADE DA ESCRITA USADA PELOS VIKINGS


Mitos, Lendas, Origens, Evolução e Usos das Runas ao Longo da História


A palavra "runa" traz à mente noções de mistério, magia e segredo. Mas não só isso é apenas uma pequena parte da História, como é uma parte muitas vezes enfatizada à custa de outras, mais significativo: se a Edda Poética está pejada de referências a encantamentos rúnicos e várias inscrições são de teor mágico, são muitas mais as que têm uma natureza memorialista, prática, cotidiana e até obscena.

As runas foram um sistema de escrita fonético (isto é, os símbolos representam filhos) empregue para escrever todo o tipo de textos durante mais de mil anos. E essa longevidade e diversidade de uso faz das mais de seis mil inscrições sobreviventes uma fonte de informação que não é apenas desmente moderna sobre as runas (de que são símbolos mágicos ou que foram suprimidas pela Igreja), como é um recurso importante para os historiadores .

Este não é pois um livro de magia, embora fale em parte dela. Não são páginas sobre adivinhação, ainda que tenha linhas sobre isso. Nem é um volume sobre neopaganismo, se bem que toca no assunto. Este é um livro sobre runas em toda a sua diversidade, das origens aos nossos dias, sobre como foram e são estudos, distorcidos, usados ​​e reutilizados. Para uma melhor compreensão do passado, mas também do presente.

SERVIÇO:
Apresentação do livro "As Runas Desvendadas", com Hélio Pires (Autor) e Alexandre Gabriel (Editor). 
Onde: Casa do Fauno
Caminho doa Frades, 1 - Sintra, Portugal
Entrada Livre

SOBRE O AUTOR:
Hélio Pires nasceu em Alcobaça em 1980. Fez mestrado em Estudos Vikings e Medievais na Universidade de Uppsala, na Suécia, e doutoramento em História Medieval na Universidade Nova de Lisboa. Na Zéfiro, publicou, em 2017, a sua tese com o título "Os Vikings em Portugal e na Galiza" e, em 2019, "Mitos e Lendas Nórdicas". É membro do Instituto de Estudos Medievais e do NEVE, conferencista e autor de vários artigos sobre vikings, a Escandinávia antiga e mitologia nórdica. Esta obra é o seu terceiro livro. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários