Visual Combinadinho. A monocromia entra em cena como tendência de moda

DO TEXTO: A monocromia, além de ser fácil de usar (até com peças que já estão no armário), traz muitas vantagens: a principal é o fato de alongar a silhueta e e
Vários fugurinos vestidos ao estilo monocromático.





user-image

A monocromia, além de ser fácil de usar (até com peças que já estão no armário), traz muitas vantagens


Passarelas influentes apostaram em imagens de cores solitárias para a estação fria.

Alguns estilistas abriram exceção para os sapatos, outros para sapatos e cintos, outros para nada.

Branco e preto já vinham sendo mostrados em blocos “total look” em temporadas anteriores, mas agora a monocromia se veste com outras cores.

Se você pegar a tinta azul e adicionar branco em incrementos, a cor do azul ficará progressivamente mais clara, resultando em uma variedade de tons de azuis mais claros. Se você adicionasse preto ao azul, ele ficaria progressivamente mais escuro, resultando em uma variedade de tons mais escuros. Os tons claros e os tons escuros de uma única cor são o que melhor se aproveita para criar um look monocromático.

A monocromia é o esquema mais simples de cor

Uma análise das raízes gregas do termo mostra que monocromático se traduz como “cor única“.

O monocromático nas artes é uma tendência do século XX, e um bom exemplo são as pinturas das fases azul e rosa de Pablo Picasso. A mesma gama é diluída ou destacada para conseguir os volumes que o quadro exige.

Este termo no mundo da moda aponta um estilo de vestir, no qual se cria um visual com somente uma cor, ou ainda paleta que realce apenas uma mesma cor. Significa usar o mesmo colorido em tudo, dos pés à cabeça, como os quadros do pintor espanhol.

Uma harmonia conseguida por apenas uma cor, com no máximo tons da mesma família.

Para quem considera esta tendência monótona, as propostas internacionais mostraram que é possível compor looks ousados e criativos, usando apenas uma cor.

Afinal, dentro de uma mesma cor há uma infinidade de possibilidades.

A monocromia admite diferentes tonalidades, então, valem tanto looks inteiros de uma mesma pigmentação e tonalidade, quanto produções de uma mesma cor com tonalidades diferentes.

Uma boa maneira de não ficar com um visual chapado da cabeça aos pés, é explorar no combo monocromático, texturas de diferentes tecidos para criar variações (transparência, seda, tule, pelúcia, renda, tecidos vazados, etc).

Os tecidos reagem de maneira diferente, o tricô reflete a luz de uma maneira, a calça de lã fria de outra, isso faz com que elas pareçam ter tons iguais, mas “diferentes” no look total.

A tendência monocromática pode vestir desde o simples casual, até momentos mais elegantes e sofisticados.

A diferença entre Monocromático e Tom Sobre Tom

Os conceitos são parecidos de certa forma, ambos repetem a cor, mas um deles apela para suas variações, o outro não.

Tom sobre tom (ou ton sur ton) é a combinação de peças de roupa que usa tons diferentes de uma mesma cor, ou seja, você pode combinar marinho com azul claro e estará fazendo um tom sobre tom de azuis, ou marrom com bege, por exemplo.

A monocromia usa a mesma cor com poucas variações. Como um degradê da mesma cor.

Por que usar um estilo monocromático?

- É impactante.
- Pode simplificar a seleção de roupas.
- É fácil misturar e combinar.
- É o cenário perfeito para destacar um acessório ousado.
- Emagrece e alonga a silhueta

Tom
Variação de uma mesma cor.
Ex: azul claro, azul marinho e ciano.

Cor
É a gradação do espectro obtido pela decomposição da luz branca e notado pelo olho humano.
Ex: verde, branco, amarelo ou vermelho.

*Xico Gonçalves, é de Porto Alegre, formado em jornalismo e desde os anos 1970 circula em todos os cenários do segmento moda. Quando foi entrevistado por Jô Soares em 2014, foi apresentado como “especialista em moda”. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários