Coletes pintados nos lançamentos de 2024 como uma verdadeira obra de arte

DO TEXTO: O colete chamado em francês de “gilet” ou “vest” e “waistcoat” nos países de língua inglesa, apesar de uma pequena peça é a única roupa com data de...
Fotos de modelos com colete.


O colete tinha o papel de destacar uma postura elegante e correta do homem



user-image


Que roupa que você conhece que já foi pintada por Cézanne em vermelho (“Garçon au gilet rouge”- foto) e em verde e azul por outros pintores, que tem data de nascimento e foi imposta por decreto lei?

O colete chamado em francês de “gilet” ou “vest” e “waistcoat” nos países de língua inglesa, apesar de uma pequena peça é a única roupa com data de nascimento: 7 de outubro de 1666 e muita história para contar.

Esta roupa foi criada em um combate de estilo entre a França e a Inglaterra.

O colete nasceu por um decreto do rei Charles II, da Inglaterra, como uma reação à extravagância francesa na maneira de vestir e se tornou uma peça obrigatória por lei na indumentária dos nobres da corte inglesa.

Nessa época e até por volta de 1800 eram confeccionados em tecidos brilhantes com bordados e brocados.

No século XIX, os coletes foram se tornando mais sóbrios e passaram a ser feitos em tecidos lisos e com detalhes discretos.

Nessa época, o colete tinha o papel de destacar uma postura elegante e correta do homem.

Com o passar do tempo, a peça foi se ajustando nas costas e mantendo o volume na parte superior, para destacar os ombros e os braços masculinos. No início do século XX se uniu ao paletó e à calça para formar o terno e a sua função principal era guardar o relógio de bolso.

Com a popularização dos relógios de pulso, o colete foi ficando cada vez menos comum, só sendo utilizado em ocasiões muito formais.

Por volta de 1940 o colete cedeu lugar às jaquetas, mas recuperou prestígio a partir dos anos 60 no formato tradicional ou com as muitas franjas da moda hippie.

Na década de 1970, a peça voltou em versões com estampas ou em tecido acetinado e entrou definitivamente para o figurino feminino.

Nos anos 1980, a peça não teve destaque, voltando importante nos anos 1990.
O colete não é uma peça indispensável na composição do visual, mas pode agregar informação de moda e deixar o look mais transado.

A moda dos coletes invadiu este inverno e promete continuar nas próximas estações.

Pode ser colorido, estampado, ter texturas e detalhes diferenciados.

Colete correto

A alfaiataria desconstruída tem aparecido como tendência de moda há algumas temporadas e o jeito super estiloso de usar o colete como blusa segue como uma grande aposta para 2024.

Além de ser diferente e de compor looks bem fora do óbvio, os coletes podem ser usados de várias maneiras e funcionam do ambiente de trabalho até o happy hour, sem perder o protagonismo.

• O colete permite combinações no estilo masculino-feminino, na tendência boyfriend.
• Conheça o seu corpo para encontrar o modelo de colete ideal.
• Coletes curtos encurtam o tronco. Evite se tem corpo curto e pernas mais longas. Opte pelos mais alongados.
• Coletes fechados criam na fileira de botão uma sensação “alongadora”. Funciona também com a estampa risca de giz e é dica para baixinhas.
• Quando usado aberto, o espaço que forma no centro do corpo alonga ainda mais.
• Quem tem muito busto preferência para modelos usados abertos.
• Silhueta reta na cintura surpreende com os modelos acinturados.
• Se a ideia for sobrepor a outras roupas, se ligue que o colete sempre vai acrescentar volume. Para evitar excesso use as peças embaixo mais ajustadas ao corpo.
• Use o colete diretamente sobre o corpo, em cima de camisas, chemisier, camisas com gola de laço, camisas brancas, com detalhes de babados, sobre o suéter justo, camisetas de malha, regata, blusa manga curta, camisas com jabô, sobre o minivestido, com jords (bermuda de alfaiataria), calça de alfaiataria oversized, jeans, com brilhos, paletós, jeans ou inovando na sobreposição de peças.
• Um colete neutro cria maior liberdade para coordenar com acessórios e outras roupas, mas coletes com brilho são perfeitos para a balada. Em paetês preto ou dourado valoriza até peças básicas.
• Vale o colete comprido, na altura do quadril, até a cintura ou bem curtinho. Alguns têm a parte da frente mais comprida e a de trás mais curta. Não importa o comprimento, são sempre ótimos para o jogo das sobreposições.

❇❇❇

*Xico Gonçalves, é de Porto Alegre, formado em jornalismo e desde os anos 1970 circula em todos os cenários do segmento moda. Quando foi entrevistado por Jô Soares em 2014, foi apresentado como “especialista em moda”. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários