Um serão em casa de Clara Schumann > Nuno Vieira de Almeida e João Paulo Santos | CCB 20 maio

A prática de música em ambiente doméstico foi uma das grandes atividades e estímulos para os compositores no século XIX.
👍 Gosto
Foto alusiva ao evento no CCB Lisboa em 20 de maio.




Um serão em casa de Clara Schumann
Nuno Vieira de Almeida e João Paulo Santos

CCB . 20 maio . sábado . 21h00 . Pequeno Auditório




Programa:

Robert Schumann (1810-1856)
De Spanische Liebeslieder (Canções de amor espanholas) para uma e várias vozes com acompanhamento de piano a quatro mãos, op. 138 (Emanuel Geibel)

Johannes Brahms (1833-1897)
Liebeslieder Waltzes (Valsas-canções de amor) para piano a quatro
mãos e canto, op. 52 (Georg Friedrich Daumer)


Johannes Brahms
De Neue Liebeslieder (Novas Canções de Amor) op. 65
- Zum Schluß. Nun ihr Musen Genug! (Johann Wolfgang von Goethe)

 
Soprano Beatriz Ventura
Meio-soprano Ana Rita Coelho
Tenor João Miguel Rodrigues
Barítono Tiago Amado Gomes
Piano Nuno Vieira de Almeida
Piano João Paulo Santos

A prática de música em ambiente doméstico foi uma das grandes atividades e estímulos para os compositores no século XIX. Este concerto poderia muito bem ter acontecido em casa de Clara Schumann: utiliza as mesmas forças (quatro cantores e piano a quatro mãos) e as obras são do seu marido e do seu dileto discípulo.

Curiosamente os poemas musicados são traduções para alemão de poemas em língua estrangeira: para as Valsas canções populares, a maior parte eslavas, e no caso de Schumann de poemas de origem ibérica onde encontramos, entre outros, Camões e Gil Vicente.

– João Paulo Santos 

Gostou do post ou tem sugestões?

✍️ Deixe aqui a sua opinião
Enviar um comentário

Comentários