Roberto Carlos e Rita Lee – O Grande Encontro (16)

DO TEXTO: Rita Lee foi pioneira no Brasil no uso da temática sexual feminina. Ela falava de tudo sem filtro era aí que a censura entrava em ação. Criticou o...
Rita Lee e Roberto Carlos se abraçando em palco e por trás em montagem o autor Carlos Marley.


O primeiro encontro entre Rita Lee e Roberto Carlos aconteceu em disco com a gravação da canção “Preciso Urgentemente Encontrar Um Amigo” (RC/EC) pelos “Mutantes”



user-image


Dando seguimento à série “... O Grande Encontro”, trazemos o maior nome do rock feminino do Brasil, a cantora, compositora, multi-instrumentista, escritora e ativista brasileira Rita Lee Jones de Carvalho.
 
Era conhecida como “Rainha do rock brasileira”, mas preferia ser chamada de padroeira da liberdade. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947 e nos deixou no dia 8 de maio de 2023, em sua cidade natal. Rita foi diagnosticada com câncer do pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamento contra a doença. 

Artista extremamente criativa, inovadora, polêmica, provocadora, contestadora, irônica, brincalhona, debochada e também romântica. Todas estas características ela transportou para as letras das suas canções, onde foram explorados temas considerados tabus como drogas, aborto, homossexualidade e vivências com a família. Por conta da sua irreverência musical e comportamental muitas das suas canções sofreram censura no período da ditadura militar.  

Rita Lee foi pioneira no Brasil no uso da temática sexual feminina. Ela falava de tudo sem filtro era aí que a censura entrava em ação. Criticou o cenário musical brasileiro da década de setenta  ̶̶ nem a própria Rita foi poupada  ̶, as questões políticas e seus representantes, as manipulações e as futilidades exibidas nas mídias. Ela foi uma revolucionária. 

Sua carreira musical reúne grandes sucessos que vai do rock a MPB. Fez parte das bandas “Os Mutantes” e depois “Tutti Futti”. Foi recordista em trilhas de novelas e fez parte de trilhas de programas femininos e seriados. O seu nome também foi muito celebrado por outros compositores. Só para citar um exemplo veja o que disse Caetano Veloso na canção “Sampa”: “Ainda não havia para mim, Rita Lee/ A tua mais completa tradução...”. 

O primeiro encontro entre Rita Lee e Roberto Carlos aconteceu em disco com a gravação da canção “Preciso Urgentemente Encontrar Um Amigo” (RC/EC) pelos “Mutantes” (Rita integrava o grupo), sendo uma das faixas do álbum “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (1970). 

Em 1973, as majestades Rita Lee e Roberto Carlos tiveram um novo encontro em disco, quando a rainha gravou com a guitarrista Lucia Turnbull a canção “Minha Fama de Mau” (RC/EC, 1964), incluída no álbum “Cilibrinas do Éden”, mas o álbum foi descartado pela gravadora. Em 2008, foi lançado de forma extraoficial em LP e CD em edições piratas comercializadas no exterior. A canção voltou a ser gravada por Rita em uma participação especial para o álbum “Erasmo Carlos Convida” (1980), onde Rita e Erasmo cantaram junto o hit do “tremendão”.  
 
No ano de 1976, gravou um single com a canção “Arrombou A Festa” (Rita Lee e Paulo Coelho) inspirada na canção “Festa de Arromba” (RC/EC, 1965), onde provocou artistas e a música popular brasileira da época. A citação irônica sobre Roberto Carlos diz: “Dez anos e Roberto não mudou de profissão/ Na festa de arromba ainda está com seu carrão/ (som de freada de carro) Parei pra pesquisar...”. É citado também o trecho: “Sou a garota papo firme que o Roberto falou” da canção “Garota do Roberto” (Carlos Imperial/ Eduardo Araújo) gravada pela Waldirene. 

Alguns artistas não gostaram das citações feitas a eles O cantor e compositor Mauro Celso, em resposta a Rita Lee gravou um single com a canção “Macacos Coloridos” (Mauro Celso/ Edmundo França, 1977). Na letra as críticas feitas a Rita Lee foi desproporcional as recebidas por ele.  Vale destacar o trecho que diz: “O rei tá com Deus/ E a boba da corte apareceu...”. 

Em 1977, “Arrombou a Festa” foi relançada no álbum ao vivo “Refestança – Gilberto Gil & Rita Lee”, lançado conjuntamente por Rita Lee & Tutti Frutti e Gilberto Gil e sua banda Refavela. Neste mesmo disco Rita e Gil fizeram um dueto na canção “É Proibido Fumar” (RC/EC, 1964) – no ano anterior os dois havia tido problemas com a polícia por porte do cigarro proibido.

Em 1979, no álbum que traz seu nome como título lançou a canção “Arrombou a Festa II”. Nesta sequência uma nova lista de artistas da música popular brasileira foi satirizada, inclusive ela mesma. Desta vez Roberto Carlos foi lembrado apenas com a citação do título da canção “Lady Laura” (RC/EC, 1978) e um trecho instrumental de “Fé” (RC/EC, 1978). 

Em 2000, Rita dividiu o palco com Caetano Veloso, durante o programa “Especial Rita Lee - 3001”, exibido na Band. Os dois fizeram um dueto na canção “Eu Sou Terrível” (RC/EC, 1967).

Em 2008, aconteceu o grande encontro das duas majestades no palco. Rita foi uma das convidadas do rei para participar do 34º Especial de Fim do Ano, sendo acompanhada pelo marido Roberto Carvalho e o filho Beto Lee. O repertório escolhido para esse encontro histórico foi um medley formado por sucessos da dupla, que intercalavam as canções em um perfeito debate musical com as canções: RL – “Papai Me Empresta O Carro” (R. Carvalho/ R. Lee) / RC – “Parei Na Contramão” (RC/EC) /RL – “Flagra” (R. Carvalho/R. Lee) / RC – “Splish Splash” (Bob Darin/ Jean Murray/Vs: EC) / RL – “Mania De Você” (R. Carvalho/ R. Lee) / RC – “Cama E Mesa” (RC/EC) / RL – “Baila Comigo” (Rita Lee) contêm as músicas incidentais “Garota do Roberto” (C. Imperial/Eduardo Araújo) e “É Papo Firme” (R. Corrêa/D. Gonçalves). A gravação do programa ocorreu no HSBC Arena Multiuso – Rio de Janeiro, no dia 11/12/2008, tendo sido exibido pela Rede Globo na noite do dia 25/12/2008. Esta apresentação foi incluída como uma das faixas do álbum “Duetos 2”, que Roberto lançou em 2014.

Quando da morte da rainha do rock, Roberto Carlos enviou para a Rede Globo uma mensagem de áudio em homenagem a Rita Lee. O texto do áudio também foi reproduzido em sua rede social. Leia abaixo.

“A Rita Lee é maravilhosa e será sempre maravilhosa por seu talento, seu carisma, por toda a alegria que ela proporciona para todos nós e além de tudo maravilhosa como ser humano, como pessoa”. Meus sentimentos sinceros para o Roberto Carvalho, Beto Lee, pro João pro Antônio e para toda a família da Rita. 
Que o nosso Deus de bondade a proteja e abençoe sempre.
Amém, amém, amém”.
Roberto Carlos

Outra homenagem do cantor aconteceu durante um show que estava fazendo em Curitiba, no Paraná, quando pediu ao público um minuto de aplausos para a amiga. O público atendeu ao pedido e aplaudiu de pé a cantora.

Antes de concluir quero compartilhar com vocês dois registros fotográficos do meu acervo. São as capas dos álbuns da discografia da Rita Lee, trazendo os autógrafos da rainha dedicados a mim e Mirtes, minha esposa. 

  
Álbuns de Rita Lee com dedicatórias ao autor Carlos Marley e sua esposa Mirtes.


Os nossos ídolos estão indo cantar no palco da eternidade e a nossa música está ficando cada vez mais carente de qualidade. 

“Ai, Ai, meu Deus/ O que foi que aconteceu/ Com a Música Popular Brasileira?” (Rita Lee).

Relembre nos vídeos abaixo as interpretações de Rita Lee das canções citadas no texto.


Clique no título para assistir ao respetivo vídeo. 

 

Minha fama de mau – Rita Lee e Lúcia Turnbull e banda Tutti Frutti
Minha fama de mau – Rita Lee e Erasmo Carlos
É proibido fumar – Rita Lee e Gilberto Gil
Eu Sou Terrível – Rita Lee e Caetano Veloso
Preciso Urgentemente Encontrar Um Amigo - Os Mutantes
Medley do Especial RC – Roberto Carlos e Rita Le



*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários