Saiba as consequências da privação da luz solar

DO TEXTO: A desregulação do ciclo biológico gera um estresse crônico que altera o equilíbrio corporal e a privação do sono aumenta o apetite por alimentos calór
Pessoa abraçando o pôr do sol.




Ficar sem luz do sol faz mal e pode impactar humor, sono e até apetite...

user-image

O sol é uma grande fonte de energia para nosso corpo e mente. Você tem aproveitado a luz do Sol?  Muitas vezes, o motivo de nos privarmos da luz solar tem a ver com a falta de tempo ou até mesmo de um lugar onde o possa receber.

Nem todo mundo tem uma varanda ou um cantinho que bata sol. O problema é que ficar sem tomar sol vai além de um bronze. A falta de luz natural atrapalha o ritmo circadiano, um relógio do corpo que regula o sono, o apetite e o humor.

"A luz é um estímulo ambiental importante, que ajuda a sincronizar nossos ritmos biológicos" a exposição à luz solar melhora o alerta durante o dia e o humor, porque, ao entrar pela retina, o estímulo alcança um núcleo no cérebro que, além de inibir a melatonina (hormônio do sono), aumenta a liberação de serotonina, que melhora o humor e sintomas de depressão.

Isso explica por que o sono de algumas pessoas pode estar desregulado.

A desregulação do ciclo biológico gera um estresse crônico que altera o equilíbrio corporal e a privação do sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. "Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono".

A Vitamina D é importante para a absorção de cálcio, garantindo o crescimento e a reparação dos ossos, o funcionamento celular e neuromuscular. Apesar de estar presente em alguns alimentos, 80% da síntese dessa vitamina ocorre através da exposição solar. Por isso, estar longe do sol pode ser um problema. Horário mais recomendado:  a exposição pela manhã, antes das 10 horas, por um período de 10 a 15 minutos. "Isso já ajuda na produção de vitamina D e melhora o humor".

💥💥💥

*Samantha di Khali, Psicóloga, radialista e empresária, é gaúcha, mas reside em São Paulo. Mais de 18 anos de experiência em grandes rádios e TV brasileiras. Atualmente é colunista do portal Band.com. Leia Mais sobre a autora...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários