Relator do novo Projeto de Lei das Fake News defende punição de big techs

DO TEXTO: Também, a calibragem é algo importante e deve ser considerada. O debate é válido, mas as plataformas devem colaborar para impedir a disseminação...
Composição sobre fake news e símbolo da justiça.



O desafio está em estabelecer o que é de fato Fake News e desinformação


O relator do Projeto de Lei (PL) 2630, deputado federal Orlando Silva, quer incorporar na proposta de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma punição às plataformas por conteúdos antidemocráticos, com uma nova regulação  da Internet. 

Segundo Marcelo Crespo*, coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital, atualmente muito se discute os algoritmos e a veiculação de conteúdos falsos ou de desinformação.  “O desafio está em estabelecer o que é de fato Fake News e desinformação. Também, a calibragem é algo importante e deve ser considerada. O debate é válido, mas as plataformas devem colaborar para impedir a disseminação de mensagens falsas. A solução não é  simplesmente punir as plataformas, mas ter um órgão regulador para fiscalizar o cumprimento da legislação”, diz. 

O texto em discussão com o Executivo também pretende incluir a blindagem parlamentar nas redes, pontos que enfrentam resistência por parte do governo e de representantes da sociedade civil. 

O especialista está disponível para comentar o assunto.

❇❇❇

*Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital.

Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.  

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários