Saiba como assumir cabelos grisalhos bonitos e saudáveis

DO TEXTO: É claro que a escolha de assumir os fios brancos é algo extremamente pessoal, mas a médica ressalta que não existe vergonha em assumir os cabelos gris

Mulher com cabelos grisalhos.


Ainda não é possível reverter o embranquecimento dos fios, mas cuidados específicos com os cabelos grisalhos podem te ajudar a assumir de vez o look prateado

São Paulo – fevereiro 2023 - A forma como enxergamos e lidamos com o processo de envelhecimento mudou drasticamente nos últimos anos. Cansamos de batalhar contra as rugas e flacidez na tentativa de permanecer jovens e aparentar uma idade que não temos em troca da naturalidade. O objetivo agora é outro: envelhecer bem! E essa tendência também tem ganhado espaço quando o assunto são os cabelos. Cada vez mais mulheres têm deixado de lado as tinturas e apostado nos cuidados com os fios para assumir de vez cabelos grisalhos bonitos e saudáveis. "Assim como no caso da pele, não há como reverter o envelhecimento dos fios, pelo menos até o momento. Podemos preveni-lo através da adoção de um estilo de vida saudável, evitando maus hábitos que favorecerem o estresse oxidativo, como tabagismo, estresse e exposição solar desprotegida. Mas não é possível reverter o embranquecimento dos fios", explica a Dra. Cintia Guedes*, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "O aparecimento dos fios brancos é definido geneticamente. Com o passar dos anos, os melanócitos, células presentes dentro de cada um dos folículos capilares, vão diminuindo a produção de melanina, pigmento que dá cor aos fios. Então, quando os melanócitos deixam de produzir pigmento, surgem os primeiros cabelos grisalhos, por volta dos 30 anos.”

Logo, como ainda não há uma forma de reverter o embranquecimento dos fios, pessoas que não querem apostar nas colorações devem investir em cuidados específicos para garantir que os fios envelheçam com saúde. E, com a grande variedade de produtos e tratamentos que existem hoje, é perfeitamente possível que os cabelos grisalhos cresçam saudáveis, bonitos e brilhosos. "Na hora de cuidar dos cabelos brancos, é importante lembrar que eles possuem propriedades distintas dos cabelos que ainda possuem cor. Isso porque a melanina, além de dar cor aos fios, também possui um papel importante na manutenção de sua integridade. Por esse motivo, os fios brancos são mais suscetíveis aos danos causados pela radiação solar, além de serem mais porosos, ressecados e amarelarem com maior facilidade", explica a especialista.

Por isso, na hora de assumir os cabelos grisalhos, um dos cuidados mais importantes é a fotoprotecão. "'É fundamental utilizar diariamente produtos que ofereçam proteção contra a radiação ultravioleta, já que o sol favorece o ressecamento e o amarelamento dos fios. Uma ótima opção para realizar esse cuidado são os leave-ins”, aconselha a Dra Cintia, que acrescenta que, para combater o ressecamento e conquistar fios macios e brilhosos, a hidratação também é importante. "Para hidratar os fios, aposte em máscaras voltadas para cabelos grisalhos. Dê preferência para produtos formulados com ativos de alta propriedade hidratante e antioxidante", recomenda. Vale a pena investir também no uso de shampoos e condicionadores violetas, que vão ajudar a neutralizar o amarelamento dos fios. "Cuidado para não usar os produtos violetas em excesso, utilizando-os uma vez por semana, a não ser que você queira adquirir uma coloração arroxeada."

É claro que a escolha de assumir os fios brancos é algo extremamente pessoal, mas a médica ressalta que não existe vergonha em assumir os cabelos grisalhos. "O envelhecimento é um processo natural que acontecerá com todos nós, mais cedo ou mais tarde", destaca a dermatologista, que dá uma dica para quem ainda não está pronto para apostar de vez no look prateado: não arrancar os fios brancos! "Apesar da crença popular dizer que quando se arranca um fio branco nascem três no lugar, isso não passa de um mito. Arrancar os cabelos pode, na verdade, gerar uma inflamação ao redor do folículo, causando danos ao couro cabeludo e até mesmo áreas de falha", alerta. Outra dica para quem ainda não está pronto para assumir os grisalhos é tomar cuidado na hora de tingir os cabelos. “A tintura causa alterações estruturais nos fios, como diminuição de massa capilar, porosidade, frizz, ressecamento, enfraquecimento e, por fim, ruptura da fibra capilar”, alerta a Dra Cintia Guedes. “Para evitar tais danos, é recomendado o uso de produtos criados especificamente para proteger os fios durante a coloração. Muitos salões oferecem tratamentos que ajudam a reconstruir o cabelo durante esse processo. Além disso, após a coloração, invista no uso de produtos específicos para as necessidades de seus cabelos, como hidratação, umectação e/ou reconstrução”, aconselha a médica, que ainda diz que, se optar por pintar os fios grisalhos, é melhor evitar fazê-lo junto a outros processos químicos. “O ideal é fazer apenas um processo químico a cada visita no salão de beleza.”

Por fim, vale lembrar que o processo natural de envelhecimento não é a única causa dos cabelos grisalhos. O uso de certos medicamentos, doenças e deficiências também podem favorecer o surgimento precoce dos cabelos grisalhos. “É fundamental consultar um médico especializado ao notar que os fios brancos estão aparecendo precocemente. Dessa forma, o profissional poderá realizar uma avaliação e identificar o motivo do embranquecimento dos fios, indicando em seguida o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra Cintia Guedes.

                                                              ✳✳✳

*DRA. CINTIA GUEDES - Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, a médica é pós-graduada em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de ter feito especialização em Medicina Estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE). CRM 124.447/RQE 61940 Instagram: @cintiaguedesdermatologia

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários