Primeiro eu?

DO TEXTO: Em uma emergência, quando as máscaras de oxigênio caírem e você estiver acompanhado de alguém, sempre coloque a máscara você primeiro...
Passageiros num avião.



Se você não se priorizar e se cuidar, quem o fará?


Por: Gabriel Lama (*)

Seja a companhia aérea que for, no país que for ou no idioma que for, a instrução é sempre a mesma. Em uma emergência, quando as máscaras de oxigênio caírem e você estiver acompanhado de alguém, inclusive com um filho(a), um bebê, uma criança sempre coloque a máscara você primeiro. 

Que coisa mais estranha já que é quase nosso instinto natural “salvar” as pessoas que amamos primeiro. Mas acontece que não podemos salvar os outros se nós não estamos bem, se não temos o oxigênio suficiente. Assim como no caso do avião, essa instrução também é tácita no mundo dos negócios. Peter Drucker, o maior filósofo administrativo de todos os tempos, disse que a principal e mais importante missão de todo líder é cuidar da sua energia pessoal e logo ajudar a orquestrar a energia das pessoas ao seu redor.

Mas o que significa isso no dia a dia? Porque existem empresas que investem milhares de dólares anuais no bem-estar dos seus trabalhadores? Está evidenciado em centenas de estudos neste assunto.

Além disso, sabe aqueles seus melhores dias de trabalho, quando esteve mais produtivo? Foram justamente quando dormiu bem na noite anterior, quando fez algum exercício logo ao acordar, tomou café da manhã, falou com os filhos, deu beijinho na esposa, foi com tempo ao trabalho ouvindo uma música que gosta ou um podcast positivo e se viu chegar em um ambiente com uma equipe de gente legal e entusiasta com quem irá trabalhar e compartilhar.

E assim a sua energia positiva se multiplica com a energia positiva dos outros.

Se a isso adicionamos um dia com suas prioridades claras e bem organizadas, com pausas de 5 a 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho focado... uau... vai conquistar o mundo!!!

É disso que justamente se trata o conceito da alta performance executiva, da qual falo no meu livro “Do bem-estar à alta performance”. De poder maximizar os seus resultados com uma preparação de qualidade, assim como fazem os atletas de âmbito mundial e olímpico.

Além dos programas de bem-estar e promoção da saúde que possa ter ou não sua empresa, a principal responsabilidade do seu autocuidado é sua. Se você não se priorizar e se cuidar, quem o fará? Considerando o que lhe proponho como uma prioridade, é muito provável que de maneira orgânica e natural, você alcance os resultados que vem procurando há tanto tempo e que ainda não tem alcançado, seja no trabalho, em um projeto ou empreendimento. E o mais legal de tudo isso é que as pessoas que estão ao seu redor também serão favorecidas com a tua atitude positiva, produto da rica energia que você vem gerando e entregando.

Para manter os níveis de energia elevados é preciso prestar mais atenção nestas quatro áreas: o cuidado do seu corpo (exercício, descanso e alimentação), a conexão com suas emoções e a administração delas em diferentes situações do dia, o treinamento da mente para evitar interferências na atenção e cultivar o aprendizado constante, e finalmente, a tranquilidade espiritual de viver conforme seus valores e saber agradecer a vida que tem.  

Colocando mais foco nessas quatro áreas, provavelmente você passará a ser uma pessoa excepcional ao se blindar contra o estresse, considerando que 70% de população brasileira já apresentou ou possui sintomas de estresse, conforme pesquisa de 2017 realizada pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).

Mesmo para a maioria das pessoas considerar “normal” estar estressado (7 de cada 10), isso não significa que seja algo bom para você, sua saúde, sua família e a sua performance. Quero ser claro em dizer que não estou pedindo a você que faça mais do que faz diariamente, cheio de compromissos, atividades e prazos de entrega, já que possivelmente essa seja uma primeira objeção que apareça: a falta de tempo. Só estou propondo que você leve o seu dia de uma maneira diferente, priorizando-se!

Assim como Elon Musk, Bill Gates e até Leonardo da Vinci conquistaram o sucesso com feitos extraordinários, eles dispunham dos mesmos 1440 minutos ao dia que você também possui. A diferença só está em ser consciente de como está utilizando esse tempo e fazer pequenas melhoras que progressivamente farão a grande diferença.

✳✳✳

(*) Gabriel Lama - Mentor profissional e palestrante especializado em alta performance. Autor das obras “Torne-se imbatível” e “Do bem-estar à alta performance” pela Literare Books International. Sócio e gerente da TGLI Leadership Consulting, organização dedicada ao treinamento de profissionais para o desenvolvimento de competências de liderança, e adiciona mais de 6.000 horas de desempenho em coaching, workshops e palestras para profissionais de empresas de destaque, assim como Metlife, The Coca-Cola Company, Santander, Itaú, Banchile, Abbott, AES Gener, Codelco, Colbun, International Paper e UDD Ventures, entre várias outras. Ex-judoca olímpico. Mentor de alta performance do time chileno de futebol Colo Colo (2020-2021). Instagram: @gabriel_lama_coach_brasil 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários