Ler para os filhos não faz parte da rotina de 55% dos lares brasileiros, diz estudo

DO TEXTO: Especialistas no assunto enfatizam que ao ouvir histórias contadas por adultos, os pequenos ampliam seu conhecimento da linguagem oral e escrita e se


Estatísticas.

Especialmente população mais jovem, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, não tem costume de ler para os filhos

Não importa em que fase da vida a pessoa se encontre, os benefícios da leitura são inúmeros para quem busca uma existência rica em aprendizado. Todavia, a mais recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que pouco mais da metade da população no país - o equivalente a 52% - tem hábitos de leitura.

Para se ter uma ideia, um em cada três entrevistados da pesquisa, o que corresponde a 34%, disse que alguém os estimulou a gostar de ler, sendo professores (11%), mães ou responsáveis do sexo feminino (8%) e, em seguida, o pai, responsável do sexo masculino ou algum outro parente, apontado por 4%. Contudo, um estudo da Famivita revelou que em 55% dos lares brasileiros, ler para os filhos não faz parte da rotina.

De acordo com o estudo, especialmente pais mais jovens, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, não costumam ler para os pequenos, com 67%. Já dos 25 aos 39 anos e dos 30 aos 34 anos, 57% e 46% das pessoas entrevistadas afirmaram não o fazer, respectivamente. 

Especialistas no assunto enfatizam que ao ouvir histórias contadas por adultos, os pequenos ampliam seu conhecimento da linguagem oral e escrita e se preparam de modo mais efetivo para a aprendizagem como um todo. A leitura na infância se configuraria, assim, como uma aliada no desenvolvimento da concentração, memorização, raciocínio e aumento do vocabulário. 

Através das histórias, as crianças também entenderiam melhor como lidar com os próprios sentimentos e verbalizá-los, além de se colocarem no lugar dos personagens, compreendendo lições morais importantes sobre empatia, respeito e amor.

E, igualmente vinculado ao tema, o estudo da Famivita mostrou que, entre aqueles que leem para os filhos, 59% o faz duas vezes por semana ou com uma frequência menor. Os dados coletados também indicaram que 25% dos entrevistados, dos 40 aos 44 anos, leem diariamente para os filhos; já 21%, na faixa etária que vai dos 35 aos 39 anos, explicou ler para os pequenos com a frequência de três vezes por semana. 

Por estado, as informações dão conta que no Distrito Federal 64% dos pais leem para os filhos. No Rio de Janeiro, esse número foi de 48% e em Minas Gerais, 49%. No Espírito Santo e em Alagoas, 35% e 15% da população destacou ter esse costume, respectivamente.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários