Dia Mundial de Combate ao Câncer: atenção aos sinais e fatores de risco

DO TEXTO: Anualmente, no dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de aumentar a conscientização e educação sobre a doe

D. Elvira e equipe da UBS Jd. Nakamura - CEJAM


CEJAM reforça importância dos exames preventivos para a detecção precoce da doença

O termo câncer se refere a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos do corpo. Ele surge por meio de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber informações errôneas às suas atividades.

O processo de formação acontece lentamente e pode levar anos para ser identificado. No entanto, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima, entre 2023 e 2025, 704 mil novos casos de câncer ao ano, sendo os de mama e próstata os tipos com maior incidência no Brasil.

Anualmente, no dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de aumentar a conscientização e educação sobre a doença, que é a segunda que mais mata, atrás apenas das doenças cardíacas.

Nesse sentido, o CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” reforça a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção, tratamento e acompanhamento dos cidadãos e ilustra a efetividade desse cuidado com o caso recente de uma paciente, diagnosticada com câncer de colorretal.

Luciana Venturolli, gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, conta que Elvira Irineu da Silva, 70, começou a ser acompanhada pela unidade em 2014. Mas foi em setembro de 2021, em uma consulta médica agendada após sentir um desconforto na região, que a paciente foi encaminhada a um cirurgião geral.

Em outubro do mesmo ano, conforme a gerente da UBS, D. Elvira passou em consulta com um especialista, que, após um exame clínico e algumas suspeitas, solicitou exames complementares, dentre os quais ressonância magnética e colonoscopia.

Após averiguação dos resultados, foi confirmado o diagnóstico de câncer de colorretal. A paciente, então, foi encaminhada pela UBS ao oncologista, dado início ao tratamento em 4 de fevereiro de 2022. Na ocasião, foram realizadas 27 sessões de radioterapia e 35 de quimioterapia, com término em novembro do ano passado.

Eugênia, filha da paciente, conta que iria antecipar o seu período de férias no trabalho para conseguir custear os exames de forma particular, porém, devido à agilidade do SUS, não foi necessário optar pela rede privada e os exames foram realizados em menos de 30 dias.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, após o câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Estima-se cerca de 40 mil novos casos da doença anualmente.

“Levar uma vida saudável, manter uma dieta rica em alimentos saudáveis, praticar atividade física regular e restringir embutidos e bebidas alcoólicas ainda são as principais formas de prevenção do câncer”, destaca Luciana.


Mamografia

O Dia Nacional da Mamografia, instituído em 2008, é celebrado em 5 de fevereiro, com o objetivo de chamar atenção para a importância do exame na detecção precoce de alterações nas mamas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos.

O autoconhecimento também é de suma importância para identificar possíveis alterações mamárias, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação corriqueira.

Legenda da foto:
D. Elvira e equipe da UBS Jd. Nakamura - CEJAM
 

                                                          ✳✳✳
Sobre o CEJAM  
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.
Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários