Projeto Jongo Magia é lançado na comunidade da Serrinha

DO TEXTO: “Jongo Magia Histórias Encantadas e Antirracistas para Crianças”. Fazem parte do projeto os livros A roda encantada e Vovó Maria Joanna, escritos por
Foto coletiva no lançamento do projeto Jongo Magia na Serronha.

Fazem parte do projeto os livros A roda encantada e Vovó Maria Joanna, escritos por Lazir Sinval, jongueira e coordenadora artística da organização social

Com a proposta de fomentar ações de produção, difusão e preservação do conhecimento histórico, social e cultural, o Jongo da Serrinha traz para o universo infantil a obra literária “Jongo Magia Histórias Encantadas e Antirracistas para Crianças”. Fazem parte do projeto os livros A roda encantada e Vovó Maria Joanna, escritos por Lazir Sinval, jongueira e coordenadora artística da organização social.  

Com evento no Quilombinho (um dos primeiros  locais de atividades do Jongo da Serrinha), na última semana, o lançamento e a distribuição dos livros teve como público alvo alunos e alunas participantes da ONG e suas famílias. “Entendemos esse projeto como uma atividade de promoção da diversidade cultural e não poderíamos deixar de fazer o lançamento dentro da comunidade da Serrinha, onde atuamos e sempre buscamos uma relação próxima da instituição com a comunidade e entre as famílias, explica Lazir.

A ação contou com os contadores de histórias François Mose Bamba (africano natural do Burkina Faso, criado em estreita relação com a tradição da cultura e da arte griot e que figura entre os contadores mais reconhecidos na África do Oeste, viajando o mundo com suas apresentações), Deli Monteiro (atual matriarca, responsável pelo legado da família criadora do grupo Jongo da Serrinha, filha de Eva Emely Monteiro, sobrinha e afilhada de Mestre Darcy do Jongo e neta de Vovó Maria Joana, Ivo Mendes (que nasceu na Serrinha, em Madureira, é descendente da família Oliveira, onde nasceu a Escola de samba, Império Serrano, filho da Tia Maria do Jongo, que faleceu em maio de 2019) e Verônica Santos (artista, educadora e doutoranda em Artes Cênicas da UNIRIO, na linha de pesquisa Processos Formativos e Educacionais).

Como um projeto inclusivo, o Jongo Magia também gravou podcasts com as histórias dos livros, sendo uma forma de levar os contos para os deficientes visuais.    


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários