Mandíbula definida: dispositivos que 'treinam' a região podem ser perigosos

DO TEXTO: Mandíbula - Há muitos tratamentos – novos e antigos – que podem ser utilizados com grande efeito na área.

Homem com dispositivos na mandíbula.


Hit no tiktok, exercitadores de mandíbula que prometem definir e demarcar a região, melhorando o músculo e angulação sem cirurgia. Mas a hipertrofia da região pode causar deformidades ósseas irrecuperáveis, bruxismo, problemas de mordida, no trapézio e no ombro

São Paulo – 09/11/2022 - Nos últimos anos, a parte do rosto que mais mereceu destaque foi a mandíbula – para se ter uma ideia, na rede social TikTok três hashtags (#jawline, #jawlinecheck e #jawlineexercises) acumulam ao todo mais de 1.100 milhões de visualizações ao ensinar, com auxílio de produtos, como demarcar e “exercitar” o maxilar. “Uma mandíbula forte e definida pode não apenas sugerir juventude e vitalidade contra a perda de volume e elasticidade da pele à medida que envelhecemos, mas também confere estrutura e harmonia ao rosto”, afirma o Dr. Paolo Rubez*, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, e membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons). “Não é à toa que a harmonização facial e a mentoplastia têm crescido tanto nos últimos anos. No entanto, quanto à hipertrofia dos músculos da região, feita por muitos jovens e compartilhada em redes sociais, esse é um método que pode trazer diversos riscos, causar deformidades ósseas irrecuperáveis, bruxismo, problemas de mordida, no trapézio e no ombro”, acrescenta o médico.

Nas redes sociais, dispositivos simples são introduzidos na boca para serem mordidos de forma reiterada. A resistência que exercem ao apertar com os dentes e um uso intensivo geraria uma hipertrofia dos músculos da área, ajudando a definir a mandíbula. “Outro efeito negativo destes exercitadores de mandíbula é o bruxismo, uma patologia que consiste em apertar de forma inconsciente a mandíbula e ranger os dentes. Além disso, se uma pessoa se acostumar a ter essa zona tensionada, também podem aparecer problemas musculares no trapézio e nas costas. Se tudo isso fosse pouco, as dores de cabeça ou de pescoço são outros possíveis efeitos colaterais. A mandíbula tem duas articulações que funcionam de forma simétrica com um menisco entre elas. Se houver sobrecargas contantes, isso pode gerar uma osteoartrite na articulação temporomandibular”, diz o médico. “Os procedimentos são realmente as formas mais seguras. Hoje em dia, a tendência é ter resultados cada vez mais naturais, então uma mandíbula bem definida e com contornos pode refletir a beleza e a juventude de uma maneira mais sutil", completa o médico.

Mas o que os pacientes buscam para o queixo dos sonhos? “Os homens buscam uma mandíbula mais projetada e forte, enquanto as mulheres querem que as delas sejam delicadas e firmes", diz o médico. “Mas o desafio é criar uma forma e definição que se adapte a cada rosto, individualmente, para restaurar um equilíbrio jovem”, explica ele. Pode parecer que pouco podemos fazer para mudar nossa mandíbula, mas, de fato, há muitos tratamentos – novos e antigos – que podem ser utilizados com grande efeito na área. O médico explica:

Mentoplastia – Geralmente, a alternativa definitiva para harmonização facial é a cirurgia de mentoplastia de aumento, que amplia o tamanho do queixo, deixando-o mais projetado para frente com o intuito de deixar a face mais harmônica. “A cirurgia promove esse resultado por meio do uso de implante ou reposicionamento do osso. A necessidade da cirurgia é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil”, diz o médico. “A cirurgia de avanço ósseo é feita sob anestesia geral e com duração em torno de 1 hora” comenta o cirurgião plástico. O local da incisão é por dentro da boca, chamado de intraoral, no sulco gengivolabial inferior. Após isso, é realizado o deslocamento de pequena parte do osso da mandíbula, com o corte do osso do queixo para reposicioná-lo com a ajuda de uma pequena placa de titânio, proporcionando um resultado mais natural e usando a própria estrutura óssea do paciente.” Por fim, com a posição do mento fixada corretamente, é feito o fechamento da incisão operatória. É indicado o uso de uma faixa específica para reduzir o inchaço da região nos primeiros dias”, explica Dr. Paolo.

Deep Neck Lift – Segundo o especialista, essa novidade confere um resultado natural e harmonioso para tratar a flacidez da região. “Essa técnica se diferencia por tratar todas estas camadas do pescoço, desde as mais superficiais até as mais profundas. As técnicas mais antigas tratavam apenas a pele e a gordura superficial. Essa técnica permite tratar em uma só cirurgia a região do pescoço e a papada. É muito interessante porque pode ser feito em jovens e melhora demais a definição da região”, diz o médico. “Muitas vezes o pescoço não era tratado de maneira direta, ou seja, ele era ‘esticado’ por uma tração lateral da pele a partir das incisões do facelifting nas laterais do rosto”, explica o Dr. Paolo. O nome da técnica é devido ao fato de tratar também as estruturas mais profundas do pescoço, como os músculos, a gordura acima dos músculos e a glândula submandibular. O médico destaca que Deep Neck Lift é indicado para qualquer caso em que o paciente precise de um melhor contorno do pescoço, independentemente da idade. “É utilizada tanto em jovens quanto em pessoas de mais idade, nestes casos em geral associado ao facelifting. Desde que o paciente tenha boas condições de saúde não há um limite superior de idade”, explica o médico. Esta cirurgia é feita em centro cirúrgico a partir de uma incisão em torno de 3 a 4 cm abaixo do queixo. “Em casos de muito excesso de pele podem ser necessárias incisões também ao redor das orelhas. A anestesia deve ser a geral ou anestesia local com sedação”, explica o Dr. Paolo.

Lipoaspiração de mento – Indicada para pacientes que acumulam gordura nessa região, nesta cirurgia, realizada com anestesia local e sedação, é feita uma pequena incisão (cerca de 2 mm) na prega do queixo. No geral, o procedimento dura cerca de 30 minutos.  Os resultados são duradouros (a gordura retirada não volta) e o procedimento não costuma deixar cicatriz aparente. O procedimento pode ser combinado com a mentoplastia.

Preenchedores – O uso de preenchedores de ácido hialurônico também costuma trazer bons resultados, apesar do efeito temporário. “O procedimento não é definitivo. “O ácido hialurônico, por ser uma substância natural, é reabsorvido pelo organismo. Então o tratamento dura de 12 a 18 meses”, afirma o médico. “O ácido hialurônico hidrata e traz vitalidade à pele, pois atrai moléculas de água entre as células. Nos tratamentos estéticos, essa substância é usada como preenchedor, pois proporciona volume às áreas tratadas, melhora o contorno facial e promove uma aparência mais harmônica”, diz.

Por fim, o médico lembra que é necessário examinar um conjunto de fatores para tratar a região, uma vez que os procedimentos podem ser combinados para potencializar o resultado. “É fundamental que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico especializado”, finaliza o médico.

                                                                 🏥🏥🏥

*DR. PAOLO RUBEZ:  Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. Instagram: @drpaolorubez

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários