Livro mostra como o Feminismo pode transformar a política, a economia e relações sociais na atualidade

DO TEXTO: Esta é uma história sobre a escolha entre o feminismo e o fascismo. É uma história sobre sexualidade e poder, trauma, resistência e persistência.

Composição com capa do livro "A Nova Revolução Sexual" e a autora Laurie Penni.

Escritora e jornalista britânica premiada, Laurie Penny analisa a influência da masculinidade tóxica e sua ligação com a ascensão da extrema-direita no mundo

Nesta época de crise, de colapso planetário e tiranos reacionários, estamos presenciando uma transformação muito produtiva: mudanças profundas e permanentes no modo como definimos gênero, sexo e consentimento, assim como seus aspectos políticos no mundo contemporâneo. É o que afirma a jornalista Laurie Penny, reconhecida por suas análises sobre feminismo e gênero, além de seu trabalho como ativista. Penny diz também que estamos num momento de desobediência criativa. Em seu novo livro, A Nova Revolução Sexual, lançamento da Editora Cultrix, ela analisa como o feminismo pode ser a chave para essa transformação urgente.

Fruto de uma pesquisa de mais de 13 anos e baseada na celebrada série de artigos da autora para o site Longreads, esta obra conta com referências de autores conhecidos por refletir sobre o tema, como Shulamith Firestone, Kimberlé Crenshaw, Silvia Federici, Wilhelm Reich e Michel Foucault.  “O pensamento reacionário, conservador e tirano não aceita mudanças que possam impactar a supremacia masculina, branca e estereotipada que há séculos rege o planeta, por isso, precisamos reimaginar maneiras de organizar o cuidar das pessoas, as formas como encaramos a reprodução humana e as relações de trabalho, bem como de reconstruir e manter a nossa espécie”, diz a autora.

Penny analisa neste livro como essas mudanças, que já se encontram em andamento, afrontam as certezas sociais e econômicas que determinam o funcionamento da sociedade, ameaçam as estruturas de poder vigentes e debilitam a autoridade das instituições tradicionais, desde o mercado de trabalho assalariado até a constituição da família nuclear. Ao longo da obra, a autora discorre, com um discurso radical, porém coerente e com profundidade, sobre democracia, gênero (a autora se declara não binária) e sobre a importância de uma nova política sexual para todas pessoas, sejam elas não-brancas, pretas ou brancas.

“Esta é uma história sobre a escolha entre o feminismo e o fascismo. É uma história sobre sexualidade e poder, trauma, resistência e persistência. É uma história sobre o trabalho, quem o faz e por quê. É uma história sobre como é possível ligar a crise da democracia à da masculinidade branca e sobre como a ascensão da extrema direita é uma resposta a ambas. E no centro dessa narrativa está uma ideia simples. Estamos vivendo, todos nós, uma mudança de paradigma na relação de poder entre os gêneros. ”

– da Introdução

“O novo livro de Laurie Penny anuncia corajosamente que a nova revolução sexual feminista está aqui; estamos no meio de uma mudança fundamental dos papéis de gênero e sexuais em nossa sociedade. Cativante, enfático e profundamente inspirador, “A Nova Revolução Sexual” me deu grande ânimo ao retratar as possibilidades do momento atual.”

 – EVE ENSLER


Sobre a autora: Laurie Penny é escritora, jornalista e roteirista britânica. Escreve sobre cultura para a revista Wired, e seus aclamados artigos e ensaios apareceram em publicações como The Guardian, The New Statesman, The New York Times, The Baffler, Longreads, Time e muitas mais. Formou-se pelo programa Nieman Foundation Fellows, da Harvard University, e pelo Workshop de Escritores Clarion West. ‘A Nova Revolução Sexual’ é seu nono livro.

SERVIÇO:

Livro: A Nova Revolução Sexual
Autora: Laurie Penni (@PennyRed)
Editora: Cultrix
Páginas: 360
Preço: R$ 65,00
Adquira o livro aqui.

❇🍀❇

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:
Mais que livros, inspiração!
Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários