Falta de diálogo nas relações, tabus sexuais e empoderamento feminino no curta "Palavras não ditas"

DO TEXTO: O quanto meu parceiro(a) me conhece e o quanto conheço dele(a)?
Homem e mulher conversando.

Serão 10 sessões gratuitas e as exibições na balada Spicy Club terão bate papo com a idealizadora da Voluptas Society, Camila

A partir do próximo dia 19 (sábado), o curta-metragem “Palavras Não Ditas” terá exibições gratuitas e abertas ao público. A produção, com duração de 15 minutos, é uma parceria entre a atriz e produtora Karen Alves, o ator e produtor Lucas Nery e a produtora Pier 66, de Plinio Scambora, roteirista e diretor do projeto, e Raquel Tejada, diretora de arte. O curta retrata situações cotidianas de casais e como a falta de diálogo traz problemáticas na construção de relações sólidas e verdadeiras.

Serão 10 sessões de exibição seguida de bate-papo sobre a temática do filme e sobre produção audiovisual,  com convidados especiais: como a Camila Voluptas, conhecida criadora de conteúdo para o meio liberal, Tristan Aronovich e Thiago Carvalho do Instituto Stanislavsky, entre outros.

Concepção

Dentre todas as tecnologias e aprimoramentos de sociedade promovidas pelo ser humano, uma segue sendo a mais antiga e difícil de ser compreendida: o diálogo. “Palavras Não Ditas”, conta a história de um casal que passará por várias descobertas internas e externas acerca de sua relação, tendo que lidar com diferentes conflitos. A ideia é trazer provocações e refletir se existe diálogo aberto e verdadeiro com quem nos cerca. O quanto meu parceiro(a) me conhece e o quanto conheço dele(a)? Estaríamos em um relacionamento se fossemos plenamente verdadeiros sobre os nossos sentimentos e desejos? Você se casaria com uma versão de você mesmo? Será que estamos construindo relações honestas, ou só nos adequando às expectativas que a sociedade impõe?

Segundo Plinio Scambora, diretor, roteirista e fundador da Pier 66, a proposta artística deste trabalho quer provocar e ao mesmo tempo expandir a capacidade de questionamento. “Trazer uma percepção mais apurada sobre como o julgamento e a repressão nos impactam e impedem de ter relações mais saudáveis, pautadas em diálogo. Levamos ao público uma discussão simples, no entanto, latente em nossa sociedade”, explica Scambora. “Além disso, queremos contribuir com a desconstrução de alguns tabus sociais, abrindo espaço para diálogos profundos e para alimentar o ser observador que habita cada um de nós”, conclui.

A mulher na sociedade

Para a construção de “Palavras Não Ditas”, a equipe passou por um processo de pesquisas, vivências e conversas para trabalhar a temática do filme, que traz erotismo e muita sensualidade nas cenas. “Meu maior desafio neste trabalho, foi desconstruir e desapegar de crenças, repressões e tudo que carregava da minha história, para a partir daí me abrir e imergir nesse universo. Foi um momento de esvaziar e ficar à disposição para que a história da Amanda pudesse me atravessar”, explica Karen Alves, atriz protagonista e produtora executiva do curta. 

“Foi enriquecedor e libertador sair da zona de conforto como atriz e ser humano, é  importante que a gente entenda que podemos ser empoderadas, sexys, inteligentes, divertidas e vários outros adjetivos, tudo junto, e que uma coisa não exclui a outra”, complementa.

“Apesar de estarmos evoluindo como sociedade e cada vez mais termos mulheres empoderadas, ainda falta diálogo nas relações pessoais, quando falamos sobre desejos e sexualidade, isso ainda fica meio perdido no meio de tantos tabus. Mas, fico feliz em contribuir um pouco com o nosso protagonismo em uma temática que ainda é sensível e trazer tantas provocações à tona”, conclui Karen. 

O filme é um fomento do PROAC Expresso21 por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Ficha Técnica
Roteiro: Plinio Scambora
Direção: Plinio Scambora
Produção Executiva: Karen Alves e Lucas Nery
Assistente de Direção: Paula Luppi 
Diretor de Fotografia: Guilherme Cardoso
Assistente de Câmera : Bárbara Lacerda 
Diretora de Arte: Raquel Tejada
Assistente de Arte: Angélica Honorato 
Preparação de Elenco: Karen Alves e Lucas Nery
Produção de Set: Dominique Maffei 
Chefe de Maquinária: Robinho Gaffer 
Assistente de Maquinária: Matheus Sabino 
Assistente de Produção: Cristopher Davi de Oliveira
Operador de Áudio: Victor Ferrendes
Maquiagem: Isabella Pinguel 
Edição: Plinio Scambora 
Fotografia Promo: Edmar Martins 
Catering: Fernando Reis 
Assessoria de Imprensa: Ariane Hipólito

Elenco
Amanda – Karen Alves 
André – Davi Guimarães 
Cris  – Tamara Teixeira 
Júlio – Lucas Nery 
Bruno - Lucas Malta 
Érica - Juliana Del Rosso 
Márcia - Paula Luppi
Mauro – Cal Titanero 
Terapeuta Sexual - Camila Voluptas 

Participação Especial 
Juliana Muniz 
Lu Pamplona

Apoio
Voluptas Society 
Spicy Club 
Insane Estratégia 
Café Marrom Glace 
Kalua Hawaiian Food 
Modas Hot 
Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul 

Agradecimentos
Isaac Camilo
Fabio Leandro 
Camila e Ed  daVoluptas Society 
Pamela Mata 

SERVIÇO:
“Palavras Não Ditas”
Duração: 15 minutos

Exibições:

19/11 (sábado), às 18:40h;

03/12 (sábado), às 18:40;
Spicy Club, Alameda dos Pamaris, 42 - Moema, São Paulo - SP, 04086-020, Brasil
ENTRADA: Alimentos não perecíveis. 
Evento especial com a palestra da Camila Voluptas. 
Reserva de ticket para palestra do dia 19/11:  

26/11 (sábado), duas sessões, às 14h30 e 16h:
Fascs - Fundação das Artes de São Caetano do Sul, R: Visconde de Inhaúma, 730 - Bairro: Oswaldo Cruz, São Caetano do Sul - SP

10/12 (sábado) às 14h

12/12 (segunda) às 19:30
Cineclube na Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-001
Participação especial de Tristan Aronovich e Thiago Carvalho do Instituto Stanislavsky, para um bate-papo sobre o tema do curta e produção audiovisual

USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Campus Barcelona: Av: Goiás, 3.400
Datas a confirmar.
Além das sessões na USCS, mais duas sessões serão confirmadas em breve. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários