Sono é ligado ao bom funcionamento do coração

DO TEXTO: Lista de fatores essenciais para a saúde cardiovascular,

Homem dormindo


7 itens que integram a saúde cardiovascular

São Paulo – Outubro/2022 - A duração do sono é agora considerada um componente essencial para a saúde ideal do coração e do cérebro. Composta agora por 8 itens, a lista de fatores essenciais para a saúde cardiovascular , da Americana Heart Association, sofreu algumas atualizações em artigo revisado por pares e publicado recentemente na Circulation, principal periódico da Associação. “Agora chamada Life's Essential 8™, a nova métrica sugere de 7 a 9 horas diárias de sono para uma saúde cardiovascular ideal para adultos e mais para crianças, dependendo da idade. A lista para a boa saúde cardiovascular inclui dieta, atividade física, exposição à nicotina, índice de massa corporal, colesterol, glicemia e pressão arterial. Importante lembrar que evitar doenças cardiovasculares e ter bons hábitos de vida influencia também no bom funcionamento de diversos órgãos, como os rins, que são altamente dependentes de uma boa saúde cardiovascular”, explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada*, especialista em Medicina Intensiva, pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e em Clínica Médica/Medicina Interna.

A médica, que integra o corpo clínico de hospitais como São Luiz, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destaca que a doença cardiovascular é a causa número um de mortes no mundo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1 em cada 4 brasileiros tem obesidade e de acordo com dados da Biblioteca Virtual de Saúde, do Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos. “Vários estudos de pesquisa nas últimas duas décadas indicam que mais de 80% de todos os eventos cardiovasculares podem ser evitados por estilo de vida saudável e gerenciamento de fatores de risco cardiovascular conhecidos, como controle do peso, da pressão alta e da diabetes”, explica a médica.

A nova métrica da duração do sono reflete as últimas descobertas da pesquisa: o sono afeta a saúde geral e as pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis gerenciam fatores de saúde como peso, pressão arterial ou risco de diabetes tipo 2 de forma mais eficaz, segundo a médica. “Além disso, os avanços nas formas de medir o sono, como dispositivos móveis e aplicativos e celulares, agora oferecem às pessoas a capacidade de monitorar de forma confiável e rotineira seus hábitos de sono em casa”, diz a médica, que explica abaixo os oito itens (Life's Essential 8™):

*Dieta (atualizado): No nível populacional, a avaliação dietética é baseada na ingestão diária de elementos do padrão alimentar Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). “A pontuação da dieta no estilo DASH tem oito componentes: alta ingestão de frutas, vegetais, nozes e legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e baixa ingestão de sódio, carnes vermelhas e processadas e bebidas açucaradas”, diz a médica.

*Atividade física (sem alterações): A atividade é medida pelo número total de minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana. “O nível ideal é 150 minutos de atividade física moderada ou mais por semana ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para adultos; 420 minutos ou mais por semana para crianças de 6 anos ou mais; e modificações específicas da idade para crianças mais novas”, diz a Dra. Caroline.

*Exposição à nicotina (atualizado): O uso de sistemas de entrega de nicotina inalada, que inclui cigarros eletrônicos ou dispositivos vaping, é adicionado na lista, pois a métrica anterior monitorava apenas os cigarros combustíveis tradicionais. “Isso reflete o uso por adultos e jovens e suas implicações na saúde a longo prazo. A exposição ao fumo passivo para crianças e adultos também é altamente prejudicial e foi adicionada à lista”, conta a médica.

*Duração do sono (novo): A duração do sono está associada à saúde cardiovascular. “Medido pela média de horas de sono por noite, o nível ideal é de 7 a 9 horas diárias para adultos. Os intervalos de sono diário ideais para crianças são de 10 a 16 horas por 24 horas para crianças de 5 anos ou menos; 9 a 12 horas para idades de 6 a 12 anos; e 8 a 10 horas para idades de 13 a 18 anos”, conta.

*Índice de massa corporal (sem alterações): Não é só a dieta que tem relação com a saúde cardiovascular, mas também o índice de massa corporal (IMC), uma métrica imperfeita, mas facilmente calculada e amplamente disponível. “Portanto, o IMC continua como um indicador razoável para avaliar as categorias de peso que podem levar a problemas de saúde. O IMC de 18,5 a 24,9 está associado aos mais altos níveis de saúde cardiovascular. As faixas de IMC e os riscos de saúde subsequentes associados a elas podem diferir entre pessoas de diversas origens raciais ou étnicas ou ascendência”, explica.

*Lipídios do sangue (atualizado): A métrica para lipídios do sangue (colesterol e triglicerídeos) é atualizada para usar o colesterol não HDL como o número preferencial para monitorar, em vez do colesterol total. “HDL é o colesterol ‘bom’. Outras formas de colesterol, quando altas, estão ligadas ao risco de doenças cardiovasculares. Essa mudança é feita porque o colesterol não HDL pode ser medido sem jejum prévio (aumentando assim sua disponibilidade a qualquer hora do dia e implementação em mais consultas) e calculado de forma confiável entre todas as pessoas”, diz a médica.

*Glicemia (atualizada): Essa métrica é expandida para incluir a opção de leituras de hemoglobina A1c (glicada) ou níveis de glicose no sangue para pessoas com ou sem diabetes tipo 1 ou tipo 2 ou pré-diabetes. “A hemoglobina glicada pode refletir melhor o controle glicêmico a longo prazo”, diz a médica.

*Pressão arterial (sem alterações): Os critérios de pressão arterial permanecem inalterados em relação às diretrizes anteriores que estabeleceram níveis inferiores a 120/80 mm Hg como ideais e hipertensão definida como pressão sistólica de 130-139 mm Hg (o número mais alto em uma leitura) ou pressão diastólica de 80-89 mm Hg (número inferior).

Por fim, a médica lembra que o Life's Essential 8™ é um grande passo na capacidade de identificar quando a saúde cardiovascular pode ser preservada e quando está abaixo do ideal. “Devemos somar esforços para melhorar a saúde cardiovascular para todas as pessoas e em todas as fases da vida e esse guia é um bom referencial para isso", finaliza a médica intensivista.

                                                                    💢💢💢

*DRA. CAROLINE REIGADA: Médica nefrologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com residência médica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e residência em Nefrologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a médica participa periodicamente de cursos e congressos, além de ter publicado uma série de trabalhos científicos premiados. Participou do curso “The Brigham Renal Board Review Course” em Harvard. Integra o corpo clínico de hospitais como São Luiz, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Instagram: @dracaroline.reigada.nefro

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários