Hora do banho: 7 erros que você comete sem perceber

DO TEXTO: Time de especialistas alerta para pontos que devem receber atenção redobrada na hora do banho.

Mulher no banho.

Time de especialistas alerta para pontos que devem receber atenção redobrada na hora do banho

São Paulo – 27/07/2022 - Nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo na rua e tomar um longo banho. É um verdadeiro momento de relaxamento capaz de aliviar o estresse e renovar nosso estado de espírito. No entanto, é o momento também de cuidarmos do nosso corpo, principalmente com relação a higienização. O problema é que, entorpecidos pela sensação de tranquilidade que o banho promove, acabamos realizando alguns cuidados da maneira incorreta, o que pode prejudicar nossa saúde e aparência. Então, para te ajudar a evitar problemas, separamos abaixo os principais erros cometidos na hora do banho. Confira:

Você utiliza esponjas de banho – As buchas e esponjas de banho são um item comum no chuveiro de grande parte das pessoas, que acreditam que o produto é benéfico para a pele, mas, na verdade, o efeito é o contrário. “O uso de esponjas de banho prejudica a saúde da pele, removendo o manto hidrolipídico que é uma proteção natural importante para manter o tecido hidratado. Dessa forma, o uso frequente das buchas pode causar ressecamento e tornar a pele mais suscetível a sofrer com alergias e infecções, principalmente pelo fato de as esponjas serem um meio propício para proliferação de fungos e bactérias devido à umidade do banheiro”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Você escova os dentes – Escovar os dentes no banho é um hábito comum para a maioria das pessoas. O problema, como explica o Dr. Hugo Lewgoy*, cirurgião-dentista e doutor pela USP, é que, no banho, acabamos realizando a escovação no piloto automático. “Como parece algo tão simples, a escovação é geralmente feita sem pensarmos e enquanto fazemos outras atividades, como tomar banho ou assistirmos televisão. Isso faz com que as pessoas se acomodem e perpetuem imperfeições na técnica de escovação que podem prejudicar a limpeza e, consequentemente, a saúde oral”, diz o especialista, que ainda afirma que esse problema pode ser agravado pela seleção inadequada da escova dental. Por isso, o ideal é escovar os dentes fora do banho com uma escova adequada. E, se você ainda assim optar por realizar esse hábito no banho, é importante prestar bastante atenção no que está fazendo. “A escovação deve ser realizada dente a dente com movimentos circulares rápidos e sem força. A cabeça da escova deve ficar inclinada em um ângulo de aproximadamente 45º em relação a superfície dos dentes, com metade das cerdas posicionada sobre a gengiva. É interessante que a escova possua um cabo oitavado e um design que favoreça a angulação correta, como é o caso da escova Velvet, da Curaprox, que ainda conta com 12 mil cerdas com filamentos ultramacios de Curen.”

Você usa o mesmo sabonete para o corpo todo – Pensando que são produtos equivalentes, muitas pessoas utilizam os sabonetes corporais e faciais de forma intercambiável na hora do banho, o que pode trazer consequências para a saúde da pele. “A pele de diferentes regiões possui características e necessidades específicas. Por isso, o recomendado é que você tenha dois sabonetes diferentes: um para o corpo e outro para o rosto. O pH do sabonete corporal é incompatível com a pele do rosto. Logo, se utilizado nessa região, pode causar desidratação e, em seguida, efeito rebote. E o mesmo vale no caso contrário, já que, por ser mais suave, o sabonete facial pode não ser eficaz na remoção de sujidades e oleosidade do corpo”, afirma a dermatologista Dra. Paola. No caso do rosto, é importante ainda que o produto seja específico para seu tipo de pele. Por exemplo, peles oleosas e acneicas devem optar por produtos capazes de controlar a produção de oleosidade, como o Sabonete Poros com Ácido Glicólico da Be Belle, enquanto, para peles mais secas e sensíveis, é recomendado o uso de um produto capaz de higienizar suavemente enquanto hidrata, como o Sabonete Poros Hidratante, também da Be Belle.

Você usa o shampoo de cabelos para higienizar a barba – Com o mesmo pensamento de quem utiliza o sabonete de corpo para o rosto, um erro muito comum que os homens com barba cometem é utilizar shampoos para cabelo para higienização da barba. “Usar shampoo de cabelo para higienizar a barba pode promover o ressecamento da pele e dos fios, favorecendo a quebra e a coceira e prejudicando seu crescimento, além de também estimular a produção de oleosidade com consequente surgimento de caspa na região”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, é importante utilizar produtos específicos para a higienização da região da barba, como o Shampoo para Barba Downtown, da B.URB, que é capaz de promover uma limpeza profunda e eficaz dos pelos sem ressecar.

Você esfolia demais a pele – O esfoliante tem como objetivo realizar uma higiene profunda e eficaz da pele, desobstruindo os poros e removendo células mortas, impurezas e excesso de oleosidade para torná-la limpa, suave e radiante, segundo a Dra. Paola. “Além de promover uma renovação do tecido cutâneo com consequente melhora na textura, o uso de esfoliante facial semanal ou quinzenal ainda costuma contribuir para a prevenção e diminuição de cravos e espinhas”, diz a médica. O problema é que muitas pessoas abusam do esfoliante, sendo que o uso exagerado também contribui para retirar a proteção natural da pele, ainda mais quando o produto é formulado com grânulos maiores. Para evitar esse problema, o Esfoliante Tribeca, da B.URB, é formulado com matérias-primas naturais, como as sementes de Apricot para garantir uma limpeza facial eficiente sem agressão.

Você deixa a temperatura da água muito quente – Além do uso inadequado dos produtos para higienização, outro erro comum que pode causar o ressecamento da pele na hora do banho tem relação com a temperatura da água. “Pode até ser prazeroso, mas o banho longo e quente tende a deixar sua pele ainda mais seca. Por isso, o banho deve ser curto e na temperatura certa, mais intermediária. Aproveite os minutos depois do banho, em que a pele ainda está mais receptiva, e aplique uma camada leve de óleo corporal, seguida por um creme ou loção para o corpo. Isso vai ajudar os hidratantes a penetrar", diz a Dra. Mônica Aribi*, dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. Para ajudar a prevenir o problema do ressecamento, vale a pena também potencializar a hidratação pós-banho da pele com técnicas como o Moisture Sandwiching ou Sanduíche de Hidratação. “O sanduíche de hidratação consiste na aplicação de camadas de produtos na pele úmida para reter a umidade na pele, evitar a perda de água transepidérmica e melhorar a hidratação”, explica Ludmila Bonelli*, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. “Para realizar o Moisture Sandwiching, basta aplicar um sérum e um hidratante em creme na pele úmida, o que faz com que que os ingredientes dessas formulações retenham a água que está na superfície da pele e mantenham a pele hidratada por mais tempo. Ao fazer essa aplicação em camadas, começando com umectantes (como ácido hialurônico ou glicerina) e terminando com produtos mais oclusivos (como manteiga de karité e alguns óleos), mais água acaba sendo retida na pele. A água termal também pode ser aplicada, antes do sérum, em um processo de hidratação de três etapas, para fornecer alguns minerais importantes para a pele desidratada”, destaca Ludmila, que recomenda produtos como a Água Termal Be Belle, o sérum Be Hialuronic e o creme Be Young para realização da hidratação em 3 etapas.

Você lava os cabelos errado – Os cabelos também merecem atenção na hora do banho. E mesmo um hábito tão simples quanto higienizar os fios pode ser prejudicial se não realizado da maneira correta. "É importante evitar o uso de temperaturas muito altas na hora de lavar os cabelos, pois a água quente pode remover excessivamente a oleosidade natural e a barreira protetora do couro cabeludo, assim favorecendo o ressecamento e coceira. Na hora de aplicar o shampoo, concentre-se no couro cabeludo, deixando que apenas a espuma escorra pelo comprimento dos fios, sem esfregá-los. Aplicar o shampoo diretamente nos fios também pode favorecer o ressecamento", aconselha a Dra. Jaqueline Zmijevski*, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). "O condicionador, por sua vez, não deve ser aplicado no couro cabeludo, apenas no comprimento do fio para auxiliar na reposição de lipídios, isto é, a gordura boa que o shampoo removeu. Dessa forma, promovemos alinhamento dos fios e controle do frizz”, completa.
 
💢💢💢

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Instagram: @ludmilabonelli

*DR. HUGO ROBERTO LEWGOY: Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) e do Mestrado Profissional em Biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera (UNIAN); Pós-graduado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Instrutor da filosofia individually Training Oral Prophylaxis (iTOP); Pós-graduado em Implantodontia pela Miami University e University of Berna; Membro do International Team of Implantology (ITI); Consultor Científico da Curaden Swiss.

*DRA. JAQUELINE ZMIJEVSKI: Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline

*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, Speaker da Medithread para colocação de fios de PDO corporais, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários