A voz das meninas do campo na universidade

DO TEXTO: A agenda faz parte do cronograma do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo
Nós Por Elas, do Instituto Crescer Legal

Participantes da sexta edição do Programa Nós Por Elas, do Instituto Crescer Legal, se reúnem na UNISC para gravar boletins sobre temas voltados ao universo feminino

Vivenciar o meio acadêmico e, ao mesmo tempo, protagonizar em um espaço que desperta curiosidade para muitas pessoas: o estúdio de rádio. Sete egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com idades entre 16 e 18 anos, tiveram essa experiência nesta quinta-feira, 6 de outubro, quando se reuniram na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

A agenda faz parte do cronograma do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. Em sua sexta edição, o programa realizado em parceria com a Unisc, é realizado no formato híbrido, reunindo meninas do campo de três diferentes regiões do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras e Canguçu. 

Iniciado em agosto, o programa promoveu o debate de temas de interesse definidos por elas e que estão embasando entrevistas e pesquisas nas comunidades em que vivem, culminando em roteiros elaborados com o apoio de profissionais da área de comunicação da Unisc, parceira da iniciativa.  

“Estamos tendo encontros virtuais semanais e presencial no núcleo uma vez por mês. Agora realizamos esse esperado momento conjunto entre os núcleos, quando os primeiros boletins foram gravados no estúdio da universidade e pudemos colocar em prática o aprendizado”, explica a educadora do Instituto, Maria da Graça Vieira. 

Nesta edição, as temáticas escolhidas pelas jovens foram: a romantização do ciúme; o que ouço sobre “ser mulher”; e os desafios de deslocamento das mulheres (para estudar, trabalhar, lazer). Como em outros anos, o material produzido será veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do Instituto e disponibilizado em www.crescerlegal.com.br. 

PARTICIPANTES 2022 
Ana Paula da Silva Furtado/Boqueirão do Leão 
Taiane Andreia Machado de Castro/ Herveiras  
Rafaela dos Santos Silva/ Passo do Sobrado  
Giovana da Silva de Moraes/ Passo do Sobrado  
Camila Schellin Goldbeck/ Canguçu  
Chaiane Römer Völz/ Canguçu 
Taissa Beiersdorff Böhlke/Canguçu 

💢💢💢

SOBRE O NÓS POR ELAS – Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade. Em cinco edições, 37 jovens já foram preparadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo. Ouça os boletins produzidos nas últimas edições


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários