Uiu Lopes lança hoje o clipe de "Horizonte", seu mais recente single, com atuação de YMA

DO TEXTO: "Horizonte" é o terceiro single do disco de estreia de Uiu Lopes chamado "Por Fora, Por Dentro".
Fotocomposição com 2 fotos de Uiu Lopes.

"Horizonte" é um filme em preto e branco que apresenta uma epopeia distópica de um personagem perdido entre o passado e o futuro

Uiu Lopes lança nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, o clipe de seu mais recente single, “Horizonte”, faixa que estará presente no disco de estreia do artista. O clipe vai ao ar às 20 horas no canal de Youtube de Uiu.

"Horizonte" é um filme em preto e branco que apresenta uma epopeia distópica de um personagem perdido entre o passado e o futuro, em uma parábola viva sobre a obsolescência programada. No roteiro, a personagem Smile, interpretada pela artista YMA, apresenta os maiores avanços da tecnologia a ID, personagem de Uiu, que interage com estes objetos vindos de um presente ainda desconhecido a ele.

Com uma pitada de humor, Smile provoca, sugere pensamentos e manipula as ações de ID, como se brincasse de maneira maligna com o personagem. O objetivo é trazer uma releitura da passagem bíblica da tentação de Jesus no deserto, transportando essa narrativa para o absurdo ambiente da era digital. A movimentação dos planos foi executada em sincronia com a dinâmica musical da faixa e para isso a escolha de certos recursos como a lente zoom foi certeira, permitindo um dramático tom “western".

ESTREIA 20hrs

Entre conversas e elaborações, o diretor do clipe MOOLUSCOS chegou à conclusão de que a melhor forma de contar essa história era através da ausência de cor, fazendo referência a clássicos do cinema e principalmente ao cinema novo brasileiro, como “O Pagador de Promessas” - obra de suma importância para o cinema latino, sendo o único filme brasileiro e sul-americano a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cannes - além de flertar com a obra do diretor sueco Ingmar Bergman e a linguagem tiktoker.

A canção busca imaginar um futuro pós-pandêmico de dança, afeto e sonho enquanto escancara a vulnerabilidade presente no cenário do início dos anos 20 no Brasil, trazendo como temas o caos ideológico no ambiente digital e as crises internas do país. A batida quase mecânica tem contraponto com momentos musicais irreverentes, utilizando ritmos de música baiana, como o ijexá. Esse contraste também se dá na utilização de instrumentos acústicos na mesma medida em que aparecem sintetizadores e samples.

"Horizonte" é o terceiro single do disco de estreia de Uiu Lopes chamado "Por Fora, Por Dentro", que também já produziu os singles "Lulu" e "Desejos de um Leão", lançados nos últimos meses. O disco tem 8 faixas e conta com as participações de Walfredo em Busca da Simbiose e YMA e será lançado pelo selo Matraca Records no segundo semestre de 2022.

OUÇA "HORIZONTE" AQUI 

UIU LOPES

Nascido em Brumado, Bahia, mudou-se com a sua família para São Paulo aos 10 anos de idade. Seu contato com a música veio através de seu pai (Wilson Lopes Júnior) que o ensinou os primeiros acordes. Estudou canto na ETEC de Artes e também na Escola do Auditório Ibirapuera, onde integrou por dois anos o Coro do Auditório. Todas essas influências foram determinantes para o início de sua carreira, que começou em 2016 com o EP "Rotas do Pensamento", gravado e produzido em seu quarto. Em 2017 lançou o EP "NETO"  e, de lá pra cá, lançou alguns singles como: "Vento Vem Tu" (2017),  "Fiquei Te Esperando" (2018), "Que Eu Te Desenhe" (2020) e "Rafa Moreira Me Conhece" (2020). Além da carreira solo, Uiu já colaborou na produção, composição e no contrabaixo com as artistas YMA, Laura Lavieri, com os artistas Lau e Eu, Dieguito Reis, César Lacerda e a banda Walfredo em Busca da Simbiose. Atualmente integra o selo Matraca Records e prepara-se para lançar o seu primeiro álbum com previsão para 2022.

FICHA TÉCNICA CLIPE
Roteiro, direção e montagem: MOOLUSCOS | @mooluscos
Direção de fotografia e cor:  Pedro Saviolli | @pedrosaviolli
Produção executiva: Daniel Patrick Martins | @danpatrickmartins
Produção de Set: Jota Sant’anna | @jota_santanna
Direção de arte e stills: Ana Mori | @anamori
Assistência criativa: YMA | @ymamusic
Assistente de Câmera: Humberto Catta Preta. | @humbertocattapreta
Sound design: Gabrre | @gabrre

Elenco: 
Uiu Lopes | @uiulopes
YMA | @ymamusic
Lançamento: Matraca Records | @matracarecords

FICHA TÉCNICA MÚSICA
Uiu Lopes - Voz
Pedro Bienemann - Guitarras
Leon Perez - Clavinete, piano e sintetizadores
Thiago Barros Leal - Baixo e moog
Pedro Lacerda - Bateria, percussão
Fernando Rischbieter - Sintetizadores, efeitos e coro
César Lacerda - Coro
Danilo Moura - Percussão
Gravado no estúdio Matraca Records/ ybmusic por Fernando Rischbieter e Pedro Vinci
Mixado por Lou Alves
Masterizado no estúdio ybmusic por Pedro Vinci
Produzido por Fernando Rischbieter 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários