Obra escrita por diversos especialistas é um verdadeiro manual para o bem envelhecer, com saúde integral, bem-estar, qualidade de vida e estabilidade emocional
Envelhecer pode e deve ser uma fase vivida com naturalidade. Para uns, envelhecer soa como pesadelo. Para outros, um desafio. Cuidar da saúde física e mental deve ser o objetivo de todos nós. Se começarmos a escolher, de forma consciente e disciplinada, certos elementos importantes para nossa vida, poderemos ter uma senescência digna. Não senilidade, envelhecimento doentio. Escolher o que comemos, atividades físicas continuadas sem excessos, visitar médicos e dentistas periodicamente, ter lazer adequado, convivência social saudável, leituras agradáveis, meditação, e acima de tudo, buscar a espiritualidade.
O futuro da humanidade está na aliança harmoniosa entre jovens e idosos. Quem, senão os jovens, podem herdar os sonhos, os projetos inacabados, o tesouro da experiência dos idosos e levá-los adiante? Mas, para isso, é necessário continuar sempre. A longevidade precisa continuar sonhando os sonhos de justiça, de paz, de solidariedade.
Coordenado por Silvana P. Cracasso e Marco Fabio Coghi, o livro “Envelhescência ativa e feliz”, reúne diversos especialistas, cada um em seu campo do conhecimento, com uma narrativa sensível, acolhedora e transformadora, que convida o leitor para uma análise criteriosa das informações aqui passadas, fazendo desta obra um verdadeiro manual para bem envelhecer, com saúde integral, bem-estar, qualidade de vida e estabilidade emocional.
Publicada pela Literare Books International, a obra traz importantes temas, como: o envelhecer na atualidade; envelhecimento coerente; sonhos não envelhecem; grupos de convivência e idosos no século XXI; a cíclica relação social entre o jovem de hoje e o longevo de amanhã; o uso da terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness para idosos: uma visão sistemática; um pouco sobre a memória; vacinação na terceira idade; cosmetologia; olhar sistêmico para a vida e seus ciclos; a saga do envelhecimento humano; “kit sobrevivência”; escolher a vida; envelhecer com positividade; treinamento funcional para ; até quando aceitar viver no piloto automático?; a morte como possibilidade de vida; “eu não estou ficando velho, estou me tornando Paris!”; é possível viver com saúde, alegria e qualidade de vida na velhice?
O livro é um convite para o leitor aceitar e fazer uma transformação em sua vida e encarar o envelhecer com muita dignidade, assim como preparar seu caminho para envelhecer de forma independente e autossuficiente. E isso não acontece por acaso: precisa ser iniciado agora, hoje, sem procrastinação. Lutar contra o conformismo. Saber ser e fazer corretamente!
Mergulhe neste mar de conhecimento e saiba como viver melhor e ampliar os benefícios da longevidade.