Dave Rowntree anuncia detalhes de seu álbum de estreia. Radio SONGS disponível dia 20 de janeiro 2023

DO TEXTO: Radio Songs será lançado em 20 de janeiro de 2023 via Cooking Vinyl.
Fotocomposição com Dave Rowntree e capa do seu novo álbum Radio Songs


Assista ao Lyric Vídeo aqui!


Ouça o novo single Devil's Island

SHOW NO OMEARA EM LONDRES DIA 2 DE NOVEMBRO DE 2022

O baterista Dave Rowntree está animado para anunciar detalhes de seu álbum de estréia, Radio Songs.

Radio Songs será lançado em 20 de janeiro de 2023 via Cooking Vinyl. Seu anúncio coincide com o lançamento de um novo single, seu segundo do disco de estréia, e a primeira faixa também.

Ouça Devil’s Island AQUI.

O álbum foi produzido por Leo Abrahams (Brian Eno, Wild Beasts, Ghostpoet).

Dave Rowntree sobre Devil’s Island:

"Cresci no Reino Unido dos anos 70 e embora houvesse definitivamente bons pontos sobre a década, também me lembro de como poderia ser tóxico. O país estava profundamente dividido, e o racismo e a misoginia eram a norma. A economia era um caso de cesta básica, e a certa altura tivemos que ser salvos pelo FMI [Fundo Monetário Internacional]. No entanto, ouvindo algumas pessoas, penso que era uma idade de ouro à qual deveríamos pensar em voltar.

"Esta canção é uma nota para mim mesmo, para me lembrar até onde chegamos nos últimos quarenta anos".

Ouça a primeira ponte única de Londres lançada anteriormente AQUI

Pre-encomenda de Radio Songs AQUI.

Rowntree também toca seu primeiro show solo em novembro, tocará faixas do novo álbum. Ele fará um show no Omeara de Londres no dia 2 de novembro, com ingressos à venda agora AQUI.

Radio Songs Tracklisting:
Devil’s Island
Downtown
London Bridge
1000 Miles
HK
Tape Measure
Machines Like Me
Black Sheep
Volcano
Who’s Asking
O making of de Radio Songs…

Quando criança crescia em Colchester, Dave Rowntree costumava sentar com seu pai na mesa da cozinha da família, construindo kits de rádio juntos. Então, usando uma antena situada em seu jardim, eles sintonizavam estações do mundo inteiro, captando línguas e músicas exóticas enquanto se perguntavam como era a vida nesses lugares distantes.

"O rádio tem sido uma constante para mim", reflete Rowntree. "Tem sido um dos fatores de estabilidade em minha vida".

Daí veio o título de Radio Songs, o álbum solo de estreia de Dave Rowntree. Muitas das músicas sobre ele começaram a vida com suas gravações dos estranhos e maravilhosos sons da estática atmosférica entre as estações, usando-as como base sobre a qual ele construiu as faixas.

"A idéia de Radio Songs sou eu girando através do mostrador", explica ele. "Parece que você tem um rádio sintonizado com alguma estática e você gira o mostrador, e a canção sai dele. E então você gira o mostrador novamente, e a canção se dissolve de volta na estática". Além disso, cada uma das faixas do álbum encontra Rowntree explorando pontos de inflexão significativos em sua vida.

Mais conhecido como o baterista em Blur, o Dave Rowntree também é como um polimata: compositor de filmes e TV, podcaster, piloto de aviões leves (e instrutor), advogado, ex-conselheiro trabalhista. "Sempre fui um pouco nômade", ele ri. "Nunca fiquei muito satisfeito". Suponho que sou infinitamente ambicioso, realmente". Essas ambições o levaram à criação da Radio Songs, que ele aponta como "um álbum no qual eu venho me dedicando há alguns anos".

É um conjunto de músicas para surpreender muitas pessoas, sendo um álbum eletrônico com faixas de orquestra, grandes e melodiosas entregues por Rowntree, com apresentações vocais seguras e expressivas. Embora ao longo dos anos ele tenha fornecido backing vocals em muitos álbuns do Blur e no palco durante seus sets ao vivo, esta é a primeira vez que o baterista se aproxima do microfone como cantor por direito próprio. Ele diz que não achou a perspectiva particularmente assustadora.

"Menos do que você pensa, realmente", ele observa com um risinho. "Estou meio inconsciente no estúdio, tendo passado metade da minha vida de trabalho lá". O que realmente ajudou foi que eu tive aulas de trompete durante o lockdown. Desastre absoluto". Meu som de trompete soa como gansos selvagens sendo assassinados por uma raposa. Mas isso realmente pregou o aspecto respiratório de cantar para mim. Ainda estou fazendo experiências com minha voz".

Produzido por Leo Abrahams (Brian Eno, Ghostpoet, Wild Beasts), com co-escritores incluindo Gary Go e Högni Egilsson e composições agitadas gravadas em Budapeste, Radio Songs é um registro sonoro, mas também profundamente pessoal. A balada '1000 Miles', por exemplo, é uma longa canção remota que expressa as dificuldades em manter um relacionamento como músico viajante mundial.

"Eu tinha acabado de ter uma discussão com minha namorada na manhã em que parti para a Islândia para trabalhar com Högni", recorda Rowntree. "Qual é a coisa errada a se fazer, não é? Porque então não há nenhuma chance de fazer as pazes até você voltar". E é sobre isso que se trata a música. É como: 'Oh Deus, estou a 1000 milhas de casa'. Isso tem sido um verdadeiro problema... em turnê com o Blur, tentando manter um relacionamento do outro lado do mundo".

No extremo oposto do espectro, há a enganadoramente brilhante e otimista 'London Bridge', que em uma escuta mais próxima revela um sentido lírico de pavor. Rowntree diz que a canção tem suas raízes em estranhos reconhecimentos de padrões.

"Quando eu tinha 20 e poucos anos, em Colchester, eu começava a ver o número 126 em todos os lugares", lembra-se ele. "Eu vivia em uma casa que tinha 126 anos, eu ganhava um ônibus que tinha 126 anos". Eu sabia que isto era um viés de confirmação. Eu tinha lido livros sobre esse tipo de coisa, mas isso ainda estava acontecendo. Me parecia que o universo estava tentando alertar minha atenção para 126 por alguma razão, embora a parte racional de mim soubesse que isso era uma besteira.

"Então, 'London Bridge' foi uma dessas", acrescenta ele. "As coisas só começaram a acontecer quando eu estava perto da Ponte de Londres, ou passando no ônibus, ou no tubo que passava por baixo da Ponte de Londres". Eu apenas notava a ocorrência de eventos, e era um pouco perturbador. Merdas ruins começaram a acontecer ao redor da Ponte de Londres. Tive que enfrentar meus demônios da London Bridge e é disso que se trata a canção (risos)".

Em outro lugar, as batidas e as sonhadoras camadas instrumentais de 'Devil’s Island', o cenário lírico de Rowntree que o devolve aos dias mais escuros nos anos 90, e "Downtown" (com suas referências a "Bitterville") é um comentário sobre o "negativo e divisivo" Reino Unido pós-Brexit. "Parecia tanto a minha memória da Grã-Bretanha nos anos 70 e como tudo isso era tóxico", diz ele.

Mais abaixo na lista de faixas estão os ritmos sincopados da linda canção pop "Tape Measure", os sintetizadores lentos de "Machines Like Me" e as admissões eletronicamente aprimoradas de "Volcano". Rowntree diz que esta última foi inspirada por uma fotografia de infância e descreve a canção como sendo sobre "uma situação em que me encontrei várias vezes na vida, onde não consigo me aproximar de algo, mas também não quero me afastar mais". E eu acabei de me ver preso".

Enquanto isso, duas outras pistas destacam abordagens mais instrumentais ou abstratas. Mais perto 'Who's Asking' começou a vida como uma peça coral para um filme, que não foi utilizada, e foi rearranjada por Leo Abrahams. Da mesma forma, Abrahams reconfigurou 'HK' a partir de uma faixa original que apresentava gravações cortadas de transmissões de rádio que Rowntree havia capturado em Hong Kong enquanto Blur estava lá fazendo o álbum The Magic Whip de 2015.

"Há algo cheio sobre o rádio comercial chinês", diz Rowntree entusiasmado. "Se você acha que a rádio americana está lhe bombeando a venda difícil, você deve ouvir a rádio chinesa". Isso tira seu fôlego".

Dave Rowntree é claramente um indivíduo cheio de energia, e alguém atraído por fascinações diferentes. "Eu sou agarrado por essas obsessões aleatórias", diz ele. Nos últimos anos, seu trabalho de composição de filmes e TV incluiu trilhas sonoras para a série de ficção científica The One, o documentário After the Screaming Stops da BBC One e o thriller de crime tecnológico The Capture da BBC One. Os próximos projetos incluem uma segunda série de The Capture e a terceira temporada de Guerra dos Mundos através da Disney+.

Enquanto ele ainda pilota seu avião monomotor parcial Cirrus SR22 todas as semanas, os compromissos de turnê com o Blur do The Magic Whip puseram um fim à sua vida paralela como advogado. Em vez disso, quando as atividades da banda morreram mais uma vez, ele serviu como conselheiro trabalhista no Conselho do Condado de Norfolk de 2017 a 2021.

"Isso foi ótimo", diz ele. "Eu acredito apaixonadamente no localismo. Bater às portas e oferecer ajuda, acho que é uma coisa realmente poderosa e surpreendente a fazer".

No entanto, no futuro próximo, o foco de Dave Rowntree estará de volta à música. Ele já está pensando em um segundo álbum, junto com os shows que ele planeja apresentar as faixas da Radio Songs.

"Não é um álbum tradicional", ele aponta. "Então, o tipo de mosh pit não vai funcionar". A idéia é que seja um evento um pouco mais interessante - talvez fazendo-o na rodada, rodeado por um show de luzes. Portanto, observe este espaço".

Enquanto isso, há este álbum surpreendente, comovente e altamente melódico para desfrutar.

Radio Songs: gire o mostrador e sintonize. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários