Cardíacos: como ter mais qualidade de vida?

DO TEXTO: doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de morte no Brasil.

Mulher mostrando um coração.

Especialista da Rede de Hospitais São Camilo de SP dá dicas para manter uma rotina saudável

As doenças cardiovasculares são aquelas que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Normalmente, o seu desenvolvimento se dá a partir de predisposição genética ou por hábitos do dia a dia, que acabam por contribuir de forma negativa na saúde do coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, até o presente momento (21/09), foram contabilizados mais de 290 mil mortes de brasileiros, decorrentes de alguma doença cardíaca. Ainda segundo a entidade, todos os dias mais de 1.100 pessoas morrem no país, ou seja, cerca de 46 óbitos por hora.

Sabe-se que as doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de morte no Brasil. O Ministério da Saúde estima que, até 2040, haverá um aumento de até 250% destes eventos. Mas, apesar das estatísticas, é possível que pessoas cardíacas busquem maneiras de melhorar suas vidas.

“O ideal é que os pacientes cardíacos busquem maneiras para reforçar a qualidade de vida no seu entorno. Na maioria das vezes, é possível atingi-la a partir de práticas diárias e deixando maus hábitos de lado”, afirma Dra. Sueli Vieira Santos, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Para ajudar o coração, a cardiologista dá algumas dicas:

Fumar: A médica afirma que o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e, no caso dos cardíacos, é recomendado ficar distante deste tipo de vício. “Além de afetar os pulmões e colaborar com o aparecimento do câncer, o cigarro também é um grande vilão para o coração e pode influenciar diretamente nas doenças cardiovasculares. O tabaco endurece a camada interna dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue circule mais devagar e aumentando o trabalho do coração”, relata.

Bebidas alcoólicas: O álcool quando ingerido em pequenas quantidades, pode prevenir doenças cardiovasculares. Mas se o paciente já apresenta alguma doença, essa proteção não ocorre. “Isso não vale para essa condição, pois pode levar ao aumento da pressão arterial, descontrolar ainda mais a hipertensão, colaborar para a descompensação clínica da insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral”.

Exercícios físicos: A prática de exercícios físicos também é uma grande aliada, sendo uma das mais recomendadas para evitar complicações de saúde. “Exercitar-se é a melhor maneira de evitar doenças cardíacas. A tão corriqueira caminhada já é o suficiente. Utilizar 30 minutos do dia já é uma boa ação para o coração”, enfatiza a médica.

Alimentação: Ter uma boa alimentação é de extrema importância. Recomenda-se evitar o excesso de sal, gorduras, doces e ultraprocessados. “A alimentação é essencial. Existem estudos atuais que afirmam que, mesmo em pacientes com quimioterapia, só a reeducação alimentar já é o suficiente para reduzir o tumor. Imagine, então, para o coração, como essa ação pode ajudar. Uma alimentação sem gorduras, frituras e doces controla o colesterol, além de diminuir o peso e a inflamação que uma possível obesidade pode acarretar”, complementa Dra. Sueli.

Cuidado com o peso: Aliado a uma boa alimentação, está o cuidado com o peso, pois o seu excesso pode prejudicar o organismo de diferentes formas. A cardiologista relata que o aumento de peso acarreta diabetes, taxa de ácido úrico elevada, descontrole dos níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides (dislipidemia).

Trabalho: O trabalho também entra nos pilares de qualidade de vida, já que pode trazer prazer, bem-estar ou aumentar o estresse. “O estresse, com certeza, é o maior vilão do século e, muitas vezes, pode descompensar o corpo. Por isso, o indicado é que essa questão também seja aprimorada da melhor forma. Além disso, no período de trabalho, é indicado nutrir o hábito de consumir água e levantar sempre que possível, para não se manter por muito tempo estático na mesma posição”.

Vida sexual: E quando o assunto é qualidade de vida, a questão sexualidade também é relevante. “Os pacientes cardíacos têm medo de um evento fatal durante o ato sexual, isso porque é uma atividade em que se pode alterar a pressão e a elevação dos batimentos cardíacos. Mas, assim como no exercício físico, se o paciente é de alto risco, ele tem que se atentar a sinais como tontura, visão turva ou dor precordial e interromper o ato. Mas, no geral, pacientes bem controlados não precisam ter receio da prática.”

Além disso, é recomendado que o paciente cardíaco tenha acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Com o apoio de cardiologistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais, é possível manter uma rotina ainda mais equilibrada. 

                                                                    💢💢💢 

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 5 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 1 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica que é referência no país, sendo considerado Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.
No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários. @hospitalsaocamilosp

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários