O que funciona bem para os homens no universo da cirurgia plástica?

Por muitos anos, a cirurgia plástica foi retratada como um interesse feminino, mas agora, isso ficou no passado.
 

Conversamos com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez sobre as principais técnicas estéticas em homens. Por muitos anos, a cirurgia plástica foi retratada como um interesse feminino, mas agora, isso ficou no passado.

Mais do que nunca, parecer jovem e em forma é importante também para os homens. É exatamente por isso que os procedimentos estéticos, que antes levavam uma infinidade de mulheres aos consultórios médicos, agora fazem parte do anseio masculino de beleza. “Desde tentar reverter os efeitos do tempo por meio de um lifting facial ou diminuir a gordura do adomen com lipoaspiração, há uma variedade de cirurgias plásticas e procedimentos médicos que podem ajudar os homens a atingir seus objetivos estéticos”, destaca o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS).

Apesar do crescimento da procura de procedimentos em homens, há uma preocupação frequente por parte deles de que optar por um tratamento estético resultará em uma aparência mais feminina. “Embora o cirurgião plástico certo garanta uma aparência viril, a preocupação ainda está lá. Em última análise, não há razão para que os homens não possam fazer procedimentos cirúrgicos para ajudá-los a se sentirem melhor com sua aparência, mantendo uma aparência masculina natural”, diz o médico.

O cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez explica que, como homens e mulheres são diferentes, os melhores procedimentos para homens não serão necessariamente os mesmos que para mulheres. “Os procedimentos para os homens são adaptados aos seus objetivos e preocupações”, diz o médico. Abaixo, ele explica algumas das técnicas:

Rinoplastia – Mais comumente conhecida como plástica no nariz, a rinoplastia pode ser usada para endireitar o nariz e dar-lhe uma aparência mais forte e masculina, segundo o Dr. Paolo. “Também pode ser usada para corrigir irregularidades causadas por lesões, como as ocorridas durante a prática de esportes”, diz o médico. Apesar de resultados exagerados serem um medo comum entre aqueles que querem se submeter a procedimentos, hoje, com o avanço das técnicas cirúrgicas, os cirurgiões plásticos entregam resultados cada vez mais naturais, evitando exageros para não alterar as características individuais do paciente ou a harmonia facial. “O médico deve levar em conta vários fatores para chegar a um resultado satisfatório e natural. Dependendo do procedimento, como na rinoplastia, já existe, inclusive, a possibilidade de simular o resultado digitalmente, o que deixa o paciente mais tranquilo. Além disto, nós conseguimos controlar bem a posição em que desejamos, por exemplo, o ângulo da ponta do nariz ”, afirma o cirurgião plástico.

Cirurgia da pálpebra – Depois da linha do cabelo, os olhos costumam ser o próximo lugar onde os homens mostram sinais de envelhecimento. De rugas a pálpebras caídas e bolsas sob os olhos, este é um ponto que envelhece você de várias maneiras. “A cirurgia das pálpebras pode ajudar retiraer o excesso de pele e tratar as bolsas sob os olhos, proporcionando uma aparência mais leve e energizada”, diz o médico.

Procedimentos para melhora do contorno facial – Sim, estamos falando de uma mandíbula bem demarcada – o que é crucial para uma aparência mais masculina. “Uma mandíbula forte e definida pode não apenas sugerir juventude e vitalidade contra a perda de volume e elasticidade da pele à medida que envelhecemos, mas também confere estrutura e harmonia ao rosto”, afirma o Dr. Paolo Rubez. Mentoplastia (cirurgia no queixo), lipoaspiração do mento (para retirada da papada) e o uso de preenchedores injetáveis podem ser indicados para melhorar o contorno facial. “Um mento bem projetado é sinal de masculinidade”, complementa o cirurgião plástico.

Lipoaspiração – À medida que os homens envelhecem, é mais provável que comecem a carregar peso extra na cintura. “Em muitos casos, essas células de gordura localizada nem sempre respondem bem à dieta ou exercício. Com a abordagem certa, a remoção de gordura pode aparar a cintura e, ao mesmo tempo, criar uma forma em V mais masculina”, diz o médico.

Transferência de gordura (Lipoenxertia) – A lipoenxertia envolve dois métodos: a lipoaspiração e o tratamento da gordura retirada para aplicação injetável em alguma área do corpo (geralmente o rosto). A técnica também é chamada de transferência de gordura, justamente por envolver a retirada de tecido adiposo de uma parte do corpo e a redistribuição para outra. “Pense em uma transferência de gordura como o procedimento ‘Robin Hood’ do mundo cosmético, roubando áreas ricas em gordura de nossos corpos para dar às pobres. Simplificando, a gordura é removida por lipoaspiração de áreas onde não é desejada e, em seguida, tratada e 'colhida' para ser usada para esculpir áreas que podem ter deficiência de volume”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Através de pequenas agulhas, injetamos a gordura no local desejado, em um procedimento que é feito, quando necessário, sob anestesia local, sendo assim livre de dor ou desconforto”, explica. “Mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico. Rosto, seios, glúteos, mãos e coxas são áreas mais comumente injetadas com gordura para rejuvenescimento ou para adicionar volume. “No geral, os enxertos de gordura facial tendem a ter uma taxa de aceitação mais alta do que as transferências feitas no corpo”, diz o médico.

Botox – A toxina botulínica é conhecida há muito tempo por seu uso pela elite de Hollywood, mas também funciona para o homem comum. “Além de tratar linhas de expressão e rugas, o Botox também pode ser usado para melhorar a aparência de uma sobrancelha caída, uma preocupação cosmética comum para muitos homens”, diz o médico.

Cirurgia de ginecomastia – Às vezes, os resultados cirúrgicos femininos não são a preocupação; são os traços femininos já presentes. “É o caso da ginecomastia, caracterizada pelo aumento do tecido mamário masculino que, então, se assemelha mais aos seios femininos. A cirurgia de ginecomastia, também chamada de redução de mama masculina, pode remodelar o tórax para uma aparência mais masculina”, diz o médico.

Por fim, o cirurgião plástico lembra que é necessário examinar um conjunto de fatores para tratar as alterações na pele do homem, uma vez que os procedimentos podem ser até mesmo combinados para potencializar o resultado. “É fundamental que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico especializado”, diz o médico. “E após os procedimentos, é necessário seguir a recomendação médica de repouso, dieta e cuidados com o sol”, finaliza.

💢💢💢

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. Instagram: @drpaolorubez

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !