Curso de Gastronomia Social transforma a vida de mulheres

DO TEXTO: O Cozinha do Amanhã se baseia em três pilares: gastronomia brasileira, técnicas internacionais e cozinha sustentável
O curso oferecido faz parte do programa Cozinha do Amanhã, do Instituto Capim Santo, com quatro meses de trabalhos, carga horária de 200 horas, incluindo aulas práticas e teóricas, vídeo aulas, estágio, visita técnica e voluntariado.

Com foco em recomeço e independência

"The Caring Family Foundation está à frente de uma parceria entre o Instituto Capim Santo e Bem Querer Mulher para geração de renda e autonomia de mulheres que sofreram violência"

Três em cada cinco mulheres brasileiras jovens já sofreram violência em seus relacionamentos. Patricia Caring, fundadora da TCFF, é uma empreendedora social atenta a problemas sociais relacionados a mulheres, crianças e o meio ambiente. “Somos apaixonados pelo trabalho da nossa fundação e pelas parcerias que estabelecemos. O lançamento deste curso representa uma nova oportunidade para as mulheres que apoiamos e fortalecemos, em direção à reconstrução de suas vidas e um futuro melhor”, afirma Patricia.

The Caring Family Foundation (TCFF), organização do Reino Unido que inicia um ambicioso projeto de ações sociais no Brasil, anuncia uma conquista das mais impactantes. Um grupo de 20 mulheres, vítimas de violência doméstica, fizeram parte do primeiro curso da Fundação de Gastronomia Social no Brasil. O curso foi lançado no dia 08 de março, Dia da Mulher, onde elas tiveram um encontro marcado com uma das maiores chefes de cozinha do País, Morena Leite, em que o principal objetivo do encontro foi apoiá-las no próximo passo da sua jornada de recuperação, em direção a um novo momento para sua vida e dos seus filhos.

O Curso de Gastronomia Social é uma parceria entre a The Caring Family Foundation, Insituto Capim Santo e Bem Querer Mulher (BQM). O BQM, um centro de referência em São Paulo, oferece suporte às vítimas de violência com atendimento humanizado e multidisciplinar, assistência social, psicológica, jurídica, acompanhando cada caso até a sua conclusão. Em 2020, com apoio da TCFF, BQM inaugurou a CASA BEM QUERER MULHER, onde mais de mil mulheres já foram atendidas.

O curso oferecido faz parte do programa Cozinha do Amanhã, do Instituto Capim Santo, com quatro meses de trabalhos, carga horária de 200 horas, incluindo aulas práticas e teóricas, vídeo aulas, estágio, visita técnica e voluntariado. O Cozinha do Amanhã se baseia em três pilares: gastronomia brasileira, técnicas internacionais e cozinha sustentável. Ao final, todas estão para receber um certificado como auxiliar de cozinha e acesso a Closeer, plataforma parceira que conecta as alunas às empresas do ramo da alimentação, como restaurantes e hotéis.

Tendo em vista seu foco para apoiar mulheres a alcançarem um futuro promissor, no qual elas possam trilhar uma jornada quebrando o ciclo de dependência com seus abusadores, por meio de geração de renda e autonomia, em 2022, a The Caring Family Foundation firmou parceria com o Instituto Capim Santo, para levar às mulheres apoiadas pela ONG Bem Querer Mulher o programa Escola do Amanhã em São Paulo. Este programa tem como principal foco capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social na área da Gastronomia Sustentável e Ações Cidadãs, para que as pessoas participantes entendam todos os passos necessários para se tornarem chefs de cozinha, ou ingressarem em posições no mercado de gastronomia, o curso oferece até mesmo capacitações na área de empreendedorismo caso os participantes também queiram abrir seus próprios negócios.

No primeiro semestre de 2022, o Capim Santo em parceria com a The Caring Family Foundation conseguiu formar 15 mulheres da ONG Bem Querer Mulher e 7 mulheres do Instituto André Franco Vive, abrindo novas possibilidades para um futuro mais fortalecido e promissor. Agora no dia 07 de Julho, estas mulheres irão preparar todo o buffet de sua formatura, para poder prestigiar e compartilhar esta grande conquista com o mundo. O evento pretende alcançar cerca de 100 pessoas, incluindo familiares, amigos e referências na área da gastronomia, para poder contar suas histórias de vitória. O evento será sediado no Instituto Tomei Ohtake, contando com o apoio logístico do Instituto Capim Santo e o restaurante Capim Santo.

Depoimentos:

“Quando cheguei na casa me sentia no fundo do poço, debilitada, sou portadora de doença crônica e eu havia perdido tudo... dignidade, vontade de viver e foi aí que eu conheci a Casa. Participei dos cursos, das dinâmicas e foi maravilhoso porque aí pude me firmar como ser humano, como mulher... eu me fortaleci, aprendi a me valorizar em primeiro lugar, segundo, terceiro, dei uma revirada grande em minha vida. Procurei de novo o meu tratamento médico que tinha abandonado, fiz um renovo na minha vida. Hoje me sinto forte, preparada. Se não fosse o atendimento da casa, não sei o que seria de mim... me ajudou em vários processos, etapas da minha vida. Essa casa tem uma importância muito grande, porque entre mulheres em todos os sentidos, cada uma com seu problema, cada uma com sua dificuldade, e ali a gente participa das dinâmicas, cada uma expõe sua situação, coisas que não teríamos no nosso dia a dia para falar com ninguém, por que a gente se fecha no nosso mundo, a gente se tranca... e só Deus sabe o que pode acontecer com a gente. Aqui na casa tem pessoas que podem nos ouvir, pessoas que expõem sua situação e de algum modo você tira coisas para aplicar na sua vida. Quando a gente chega aqui na Casa o nosso problema se torna pequeno, porque a gente vê saída... vê solução para enfrentar o dia a dia. O acolhimento é perfeito. Se preocupam comigo e cuidam de mim. Eu só posso dizer que sou outra pessoa, fortalecida, que gosto de mim, hoje me valorizo, faço as coisas pra mim. Agora vou começar um curso de gastronomia, tenho um amor grande pela cozinha, cozinhar faz parte do meu ser. Mais do que o curso, a casa oferece acolhimento e ações para o nosso bem estar. Que outras pessoas possam ter a oportunidade de ser atendidas pela casa, como eu fui. Gratidão a tudo ! A casa me ajudou e está me ajudando, pois vou começar um novo curso agora e eu só tenho a agradecer por tudo que oferecem e fazem por mim.”

💢💢💢

The Caring Family Foundation
A The Caring Family Foundation foi fundada por Patricia & Richard Caring para tratar de questões importantes para eles. Por meio de parcerias e colaboração estratégicas, a Fundação auto-financia projetos no Reino Unido e no Brasil, o país de origem de Patricia, voltados para crianças em situação de pobreza e insegurança alimentar, mulheres e crianças que fogem de abuso doméstico e comunidades desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas.
Como parte de seu compromisso de combater a pobreza alimentar, a Fundação já forneceu 1,4 milhão de refeições para crianças e famílias que vivem na pobreza e comunidades vulneráveis. Além disso, a Fundação já prestou suporte a mais de 1.590 mulheres e crianças no Brasil que fugiam da violência doméstica, oferecendo-lhes assistência integral para quaisquer necessidades médicas, sociais, psicológicas, habitacionais e jurídicas, além de empoderamento por meio de um programa de capacitação em gastronomia social e empregabilidade para romper o ciclo do abuso.
A Fundação apoia os esforços de reflorestamento e restauração em grande escala nas florestas tropicais brasileiras para restaurar a biodiversidade em parceria com comunidades locais, proprietários de terras e instituições de caridade. A Fundação assumiu o compromisso de plantar um milhão de árvores até o final de 2022 e também apoia emergências atuais e futuras, com um fundo global de crise. https://www.thecaringfamilyfoundation.org/ - @thecaringfamilyfoundation

Instituto Capim Santo
Oficializado em 2012, o Instituto Capim Santo (ICS) foi fundado pela Chefe de Cozinha, Morena Leite, em 2009. Desde essa época o ICS proporciona para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, uma formação profissional de excelência na área da gastronomia. Além de conectar pessoas com os mesmos valores, princípios e propósitos. Utilizamos a gastronomia para transformar vidas. https://institutocapimsanto.org.br/ - @institutocapimsanto

Bem Querer Mulher
BEM QUERER MULHER é um programa do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes), surgiu em 2004, antes mesmo da promulgação da Lei Maria da Penha, tornando-se referência no trabalho de enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil. O programa realiza pioneirismo à capacidade de inovar diante da complexidade do tema. “No Bem Querer Mulher, temos um atendimento humanizado, integral e multidisciplinar, com assistência social, psicológica, jurídica, conexão com o sistema de justiça e encaminhamento à rede de atendimento local, com o acompanhamento de cada caso”, explica Heloisa Melillo, coordenadora Geral do Bem Querer Mulher.
Em 2021, foram mais de mil mulheres atendidas. Além de acolher, o programa apoia mulheres por meio de uma inserção no mundo do trabalho e autonomia financeira, com cursos de formação humana e profissional, além de conexão com empresas.
Para buscar ajuda, as mulheres precisam identificar, primeiramente, que são vítimas de diferentes tipos de violência e não apenas da violência física. O trabalho de articulação comunitária é feito em parceria com organizações locais, além de centros de atendimento de saúde e assistência social. As parcerias também são estabelecidas com outras áreas, como a de segurança pública. A atuação em apoio às vítimas já é realizada pelo Bem Querer Mulher dentro de algumas Delegacias de Defesa da Mulher, contribuindo para um atendimento mais acolhedor. O programa também está dentro de empresas que têm o enfrentamento à violência como pauta. O programa é auditado pela Price Waterhouse Coopers (PWC) e tem a apresentadora Ana Maria Braga como sua embaixadora. - https://bemquerermulher.org.br/ - @bemquerermulher

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários