Mulheres na Música traz concerto de jazz e discute prática musical feminina

A série “Mulheres na Música” traz um concerto de jazz com Paula Valente Trio na Casa Museu Ema Klabin. O grupo liderado pela flautista e saxofonista Paula Valente, acompanhada pela guitarrista Eliza Basile e pela contrabaixista Gê Côrtes

“Jazz…fica bem para uma senhora?” é o tema da segunda edição da série Mulheres na Música , com direção artística da pianista Lilian Barretto e curadoria de Camila Fresca

A série “Mulheres na Música” traz um concerto de jazz com Paula Valente Trio na Casa Museu Ema Klabin. O grupo liderado pela flautista e saxofonista Paula Valente, acompanhada pela guitarrista Eliza Basile e pela contrabaixista Gê Côrtes se apresenta no domingo, dia 5 de junho, às 11h, com 60 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu: https://www.youtube.com/watch?v=UrM2Be_5Yik

Com o título “Jazz…fica bem para uma senhora?”, o programa dialoga com duas questões relacionadas à prática musical feminina. De um lado, enfoca instrumentos como sax, guitarra e contrabaixo que, historicamente, foram vetados às mulheres, por serem considerados inadequados por exigir posição ou esforço contrários à “feminilidade”. De outro lado, aborda o papel feminino na música popular e explora o repertório celebrizado por grandes cantoras como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Peggy Lee.

No repertório do espetáculo: God bless the child (1939) – Billie Holiday e Arthur Herzog Jr; Fever (1956) – Eddie Cooley, Otis Blackwell e Peggy Lee; Amandamada (1985) – Eliane Elias; My baby just cares for me (1930) – Walter Donaldson e Gus Kahn; How high the moon (1940) – Nancy Hamilton e Morgan Lewis; Summertime (1934) – George Gershwin; Útviklingssang (1988) – Carla Bley; Gospel trane (1968) – Alice Coltrane e The man I love (1924) – George e Ira Gershwin.

A série Mulheres na Música tem direção artística da pianista Lilian Barretto e curadoria da jornalista e pesquisadora Camila Fresca e é realizada em parceria com o Instituto Arte Plena. O espetáculo conta com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”.

Arte-Papo: Osesp – música e educação

A Casa Museu Ema Klabin ainda promove no dia 2 de junho, às 19h, um Arte-papo com Rogério Zaghi, gestor dos Programas Educacionais da Fundação Osesp, para uma conversa sobre a relação entre música e educação no contexto dos Programas Educacionais da Osesp. Pianista atuante com formação no Brasil, França e Rússia, Zaghi é gestor dos Cursos Técnicos da Academia da Osesp e do “Descubra a Orquestra”, o maior programa de formação de plateia do país, com mais de um milhão de alunos alcançados. O encontro gratuito será transmitido ao vivo no Canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.  A ação é uma parceria da Casa Museu Ema Klabin com a Osesp.

Palestra: Música à Mesa

Ainda na área musical, no dia 30 de junho, às 19h, a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer ministra a palestra Música à Mesa - Práticas musicais em refeições festivas.  O encontro, via zoom, aborda aspectos das músicas executadas durante e após as refeições do mundo greco-romano até a Era vitoriana. A palestra será ilustrada por imagens e exemplos musicais buscando representar o papel da sociabilidade musical por meio de uma viagem histórica no tempo. Com 25 CDs, CDs-livros e DVDs gravados, Anna Maria Kieffer dedica-se à pesquisa e à divulgação da música histórica do Brasil e da música vocal contemporânea. A iniciativa faz parte da Programação paralela à exposição Faca, colher & garfo: uma história. Inscrições estarão abertas no site.

Exposição

A Casa Museu Ema Klabin promove até o dia 31 de julho a exposição Faca, colher & garfo: uma história, que busca traçar um breve relato da curiosa história dos talheres, com curadoria de Paulo de Freitas Costa.

A exposição Faca, colher & garfo: uma história – uma das raras exposições dedicadas inteiramente aos talheres no mundo – e a programação a ela associada contam com o patrocínio da Klabin S.A., no âmbito do projeto “Fundação Ema Klabin: casa e museu”, e com apoio da empresa de iluminação lumini. 

SERVIÇO:
Arte-Papo: Música e educação no contexto dos Programas Educacionais da Osesp
2 de junho de 2022, quinta-feira, das 19h às 20h30.
Transmissão: YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RcKM2wUy2AM

Mulheres na Música - Paula Valente Trio “Jazz…fica bem para uma senhora?”,
5 de junho, domingo, às 11h
60 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Museu: https://www.youtube.com/watch?v=UrM2Be_5Yik

Palestra: Música à mesa: práticas musicais em refeições festivas – com Anna Maria Kieffer
30 de junho, quinta-feira, às 19h – Via Zoom
Inscrições: https://emaklabin.org.br/

Exposição: Faca, colher & garfo: uma história
Até 31 de julho
Visitas: quarta a sexta-feira em grupos de até cinco pessoas acompanhado por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres em grupos de até 20 pessoas, sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.
Não é necessário agendamento prévio.
Gratuito*
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP

Acesse nossas redes sociais:
Facebook
Twitter
YouTube
Linkedin

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177 

Também pode ler:
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !