5 benefícios da rinoplastia - Da melhora do sono até harmonia facial

DO TEXTO: Muitas pessoas não estão satisfeitas com a forma, o tamanho e a proporção de seus narizes.

Muito além de um procedimento estético para redefinir o tamanho e formato do nariz, a rinoplastia pode harmonizar a beleza do rosto, beneficiar a função respiratória e até melhorar sua qualidade de vida.

Um estudo do ano passado mostrou que a rinoplastia tem efeito anti-idade e faz os pacientes parecerem ao menos 3 anos mais jovens.



Muitas pessoas não estão satisfeitas com a forma, o tamanho e a proporção de seus narizes. Além de razões estéticas, outros apresentam deformidades do nariz e dificuldades respiratórias congênitas de longo prazo. Para isso, existe a rinoplastia

São Paulo – Junho/2022 - Muito além de um procedimento estético para redefinir o tamanho e formato do nariz, a rinoplastia pode harmonizar a beleza do rosto, beneficiar a função respiratória e até melhorar sua qualidade de vida. “A rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada para modificar a forma, o tamanho e a proporção do nariz, através de alterações nos ossos e cartilagens. Se você tem deformidades nasais, que dificultam a respiração e atrapalham a qualidade de vida, a rinoplastia também pode repará-las com eficácia, especialmente se for decorrente de uma lesão. Ela também pode corrigir defeitos de nascença no nariz com eficácia”, destaca o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP. Abaixo, o especialista cita 5 grandes benefícios da rinoplastia e fala sobre as técnicas mais atuais:

Reparar deformidades no nariz: “A cirurgia pode aumentar ou diminuir o tamanho e a forma do nariz, dar às narinas uma aparência nova e atraente, reduzir significativamente o dorso e a ponta nasal e harmonizar o nariz com as outras características faciais. Ter algumas deformidades nasais afeta significativamente a aparência e a função do seu nariz, sejam de nascença, causadas por quedas ou qualquer acidente”, explica o médico.

Conferir harmonia e efeito rejuvenescedor à face: A rinoplastia não é, simplesmente, uma cirurgia para mudança no nariz. Dada sua posição estratégica, o nariz também interfere em toda a harmonia facial, além de poder ser usado como ferramenta para o rejuvenescimento. “Um estudo do ano passado mostrou que a rinoplastia tem efeito anti-idade e faz os pacientes parecerem ao menos 3 anos mais jovens. Além disso, dada a posição do nariz, uma mudança no tamanho e no formato tem relação direta com a melhoria da harmonia facial”, explica o Dr. Paolo Rubez. “Aqui no Brasil percebemos que houve uma busca crescente por procedimentos faciais, principalmente a rinoplastia. Esse aumento na busca também tem relação com esse conhecimento de que o nariz é fundamental para a harmonia facial”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Aumento da autoconfiança: O tamanho e formato do nariz podem gerar comentários maldosos, que afetam a autoestima do paciente, principalmente no ambiente escolar, segundo o Dr. Paolo. “Isso pode fazer com que o paciente se afaste do convívio social, por desconforto com a própria imagem. A rinoplastia traz a melhoria estética como principal vantagem, de forma a respeitar a anatomia facial do paciente para promover a harmonia facial”, explica o cirurgião plástico.

Melhora das funções respiratórias e de enxaqueca: Pacientes com desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos, por exemplo, podem aproveitar os benefícios da rinoplastia reparadora para respirar com mais qualidade. “A sinusite, por exemplo, pode ser causada por um problema anatômico de desvio de septo ou outra condição que exija uma intervenção cirúrgica. Nestes casos a cirurgia plástica pode ser necessária para melhorar a respiração”, conta. Além disto alguns paciente podem apresentar quadros de enxaqueca devido a alterações intra-nasais que são corrigidas na cirurgia.

Boas consequências para o sono: Deformidades do nariz e problemas nos seios da face podem impactar em dificuldades respiratórias de longo prazo, fortes dores de cabeça relacionadas aos problemas nos seios da face e dificuldades para dormir, principalmente por conta do ronco. “A rinoplastia pode ser combinada com a septoplastia, com benefícios para pacientes que tem apneia obstrutiva do sono, uma das causas do ronco”, explica o Dr. Paolo.

Técnicas mais atuais

Uma das novidades na técnica é a rinoplastia preservadora, que consiste na teoria de manter ao máximo as estruturas do nariz durante a cirurgia, como ligamentos e cartilagens, para que ele sofra com um menor processo cicatricial, apresentando menos inchaço e uma recuperação mais rápida. “Com esta técnica o tempo de cirurgia tende a ser menor também e usa-se menos cartilagem para os chamados enxertos. O principal objetivo desta técnica é provocar um trauma menor ao organismo, promovendo uma cicatrização mais rápida e mais previsível”, diz o Dr. Paolo. Esta é a técnica cirúrgica que mais vem sendo estudada ao redor do mundo nos últimos anos, segundo o cirurgião plástico. “Não é aplicável para qualquer pessoa e muitas vezes ela é utilizada em associação com a rinoplastia estruturada, que é uma técnica mais consagrada e a mais feita pela maioria dos cirurgiões. Nestes casos pode-se optar pela rinoplastia preservadora em algumas partes do nariz e pela estruturada em outras, sobretudo na ponta nasal”, diz o médico.

Outra novidade é a rinoplastia ultrassônica, no qual um aparelho que emite vibrações ultrassônicas trata a parte óssea do nariz de forma menos traumática, segundo o Dr. Paolo Rubez. “Realizada sob o efeito de anestesia e indicada para qualquer paciente que tenha necessidade de tratar a parte óssea do nariz, essa técnica tem como vantagem o fato de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região, resultando em menos inchaço, sangramento, hematoma e inflamação no período pós-operatório. Isso faz com que o processo de recuperação do procedimento seja mais rápido e mais tranquilo, permitindo ao paciente retornar às atividades rotineiras mais rapidamente”, destaca o Dr. Paolo. De acordo com o médico, por ser mais precisa, os resultados da rinoplastia ultrassônica são mais previsíveis, além de ocasionar cicatrizes menos aparentes, já que, nesse procedimento, não há necessidade de incisões na parte externa do nariz.  “Geralmente, o resultado definitivo da rinoplastia tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Mas na rinoplastia ultrassônica esse período tende a ser menor, justamente por causar menos inchaço”, afirma o Dr. Paolo Rubez.

Para melhorar o perfil e a harmonia facial, a associação de técnicas também pode ajudar. É o caso do protocolo Surgical Profile Definition 3D, que traz um efeito poderoso para redefinir o perfil e a harmonia facial, por meio da rinoplastia (cirurgia do nariz), mentoplastia de avanço (aumento do queixo) e lipoescultura (preenchimento com gordura e lipoaspiração de papada). “A relação do nariz com o queixo é fundamental para a harmonia facial e a cirurgia plástica é o melhor meio para reparar o contorno e o perfil de maneira definitiva”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. “A necessidade do procedimento é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil”, diz o médico. De acordo com o médico, muitas pessoas acreditam que possuem o nariz grande demais, mas é necessário também, além da rinoplastia, projetar mais o queixo. “Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir a percepção do tamanho do nariz”, ressalta o especialista. Nesses casos, apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com sua face. E, para ter efeito também na harmonia facial, o Surgical Profile Definition 3D conta com a lipoescultura, um procedimento que usa gordura do próprio corpo para dar volume nas áreas deficitárias, melhorar a qualidade da pele, e lipoaspirar a gordura na papada. “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, em média, apenas 40% do material tende a ser reabsorvido pelo organismo devido ao processo de envelhecimento. Ela também é rica em células-tronco, que melhoram a qualidade da pele, ao mesmo tempo que rejuvenesce”, diz o médico.

O médico enfatiza que é importante, antes de optar por um procedimento no nariz, conversar com um cirurgião plástico especialista para a indicação correta do melhor tratamento para o seu caso e a explicação de todo o processo de recuperação.

                                                               💢💢💢

DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários