Museu Índia Vanuíre tem atividades especiais na 20ª Semana Nacional de Museus

Equipe que atua na reserva técnica do Museu Índia Vanuíre fará palestra sobre as ações preventivas de salvaguarda do acervo

O Museu Índia Vanuíre, está engajado na 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, de 16 a 22 de maio.

 

Totalmente gratuitas, a programação traz rodas de conversa entre a equipe do museu, indígenas e visitantes, como forma de mostrar o trabalho produzido dentro da instituição que é referência no resgate, preservação e difusão das culturas indígenas

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está engajada na 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, de 16 a 22 de maio. Serão atividades simultâneas em várias instituições do país. Em 2022, o tema será "O poder dos museus”, destacando aspectos como preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e a criação de repertórios para o futuro.

Em Tupã (SP), a participação do Museu Índia Vanuíre terá programação especial para o evento. Na próxima segunda-feira (16), às 9h, pelas redes sociais, Tamimi Borsatto, gerente da instituição, vai falar sobre a representatividade da diversidade cultural e museológica.

Na terça-feira (17), das 9h às 11h, a equipe que atua na reserva técnica do museu fará palestra sobre as ações preventivas de salvaguarda do acervo, destacando a importância desse trabalho para a memória cultural que está sob os cuidados dos espaços culturais.

Já na quarta-feira (18), das 14h às 16h, o setor educativo vai promover uma roda de conversa com o gestor do Museu Indígena, Akãm Orãm Krenak, localizado na Terra Indígena Vanuíre, destacando o poder dos museus na preservação de tradições e culturas indígenas.

No mesmo dia, das 19h15 às 20h15, por meio de uma parceria com a UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, a instituição participará de um encontro virtual que vai discutir o tema "Poder dos Museus: diálogos interinstitucionais". 

Além disso, na quinta-feira (19), das 11h às 12h, será realizado bate-papo sobre os processos de articulação entre setores do museu e a comunidade, nas realizações de ações, projetos e eventos.

Finalizando a programação, na sexta-feira (20), das 9h às 11h, o Museu Índia Vanuíre convida a Kaingang, Dirce Jorge, gestora do Museu Indígena Worikg, localizado na Terra Indígena Vanuíre, para falar sobre o poder dos museus na preservação de tradições e culturas indígenas. 

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Enviar um comentário

Comentários