Ciclo "Políticas de Estética" > Catherine Larrère - CCB 12/5

Catherine Larrère, professora emérita na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e especialista em Filosofia Moral e Política, tentará responder a estas questões na palestra “Será que existe uma estética da natureza?”



ciclo de conferências
Políticas da Estética: O Futuro do Sensível

Curadoria e Moderação Jacinto Lageira
Evento organizado no âmbito da Temporada Portugal-França 2022

Catherine Larrère | Será que existe uma estética da natureza?
CCB . 12 de maio . quinta-feira . 18h30 . Centro de Reuniões

Desde o século XIX os critérios estéticos têm desempenhado um papel importante na proteção da natureza; é porque a consideramos bela que a queremos proteger. Mas a que chamamos beleza quando falamos de natureza? O discurso ecológico, nos séculos XX e XXI, questionou os critérios geralmente aceites sobre a beleza da natureza, acusando-os de serem antropocêntricos e, sobretudo, de fazerem da arte a mediação indispensável para captar a beleza da natureza.

Mas, após esta crítica ecológica, podemos ainda falar de uma estética da natureza? Se suprimirmos a mediação artística, o que acontece à estética? Continua a ser uma questão de beleza? Como considerar o modo como as atividades artísticas continuam a interessar-se pelo meio natural e pelo lugar que o homem nele ocupa?

Catherine Larrère, professora emérita na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e especialista em Filosofia Moral e Política, tentará responder a estas questões na palestra “Será que existe uma estética da natureza?”. Especializada em filosofia moral e política, contribuiu à introdução em França dos grandes temas da ética ambiental de expressão inglesa e desenvolveu a filosofia ambiental, focando-se nas questões de proteção da natureza, da prevenção de riscos, de justiça ambiental e de ecologia política, nas suas ligações com a democracia.

Contamos com a vossa colaboração na divulgação desta palestra que integra o ciclo Políticas da Estética: O Futuro do Sensível, com curadoria e moderação do filósofo Jacinto Lageira, durante o qual estarão em debate temáticas urgentes como o feminismo, a discriminação, a natureza e a ecologia, a política e a economia.
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !