62 mulheres ingressam no mercado de TI em programa de empresa especializada

DO TEXTO: Atualmente, as mulheres representam menos de um terço da força de trabalho em TI.

A Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica e preventiva, acaba de finalizar a seleção da primeira edição do Start She.

Do total de alunos cursando ciência da computação, apenas 13% são mulheres, sendo que 47% acabam desistindo ao longo do curso


A Shift, empresa especializada em tecnologia para medicina diagnóstica e preventiva, ampliou vagas inicialmente abertas visando capacitar e fomentar um número maior de pessoas para participarem processos seletivos de estágio do mercado

A Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica e preventiva, acaba de finalizar a seleção da primeira edição do Start She. A iniciativa de impacto social, que visa aumentar a participação feminina no segmento de tecnologia, preparará gratuitamente mulheres para oportunidades na área de tecnologia e processos seletivos de estágio, inclusive o da Shift. 

Ao longo do mês de maio, mais de 170 pessoas inscreveram-se para participar do programa. Inicialmente seriam 40 vagas, no entanto, visando ampliar ainda mais o alcance do programa, decidiu estender esse número para as 62 que estavam aderentes ao perfil. 

Atualmente, as mulheres representam menos de um terço da força de trabalho em TI. Do total de alunos cursando ciência da computação, apenas 13% são mulheres, sendo que 47% acabam desistindo ao longo do curso.

No Brasil, segundo uma pesquisa da Thougworks, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Na Shift, este cenário foi transformado. Há cinco anos, a proporção de mulheres na empresa era de 20% para 80% homens. Desde então, foram criados programas e ações para ampliar a discussão sobre a atuação da mulher no setor de tecnologia e, atualmente, esta paridade é de 37% de mulheres para 63% para homens.

“Queremos apoiá-las a ingressarem na área de tecnologia, oferecendo capacitações específicas para potencializar as competências necessárias e exigidas em processos seletivos na área de tecnologia. Afinal, o objetivo do Start She é aumentar o índice de aprovação e a participação feminina não só na Shift, mas em todo mercado”, enfatiza Luciana Bozzi, gerente de DHO. 

No curso, que será 100% on-line e acontece durante todo o mês de junho, as mulheres serão capacitadas e desenvolvidas nos conhecimentos e habilidades requeridas para realização de testes de raciocínio lógico (IRLQ), além de workshops para o desenvolvimento de Soft Skills. Entre os temas previstos estão empoderamento feminino, participação de mulheres no mercado de trabalho e comunicação e autoimagem durante um processo seletivo. O curso terá carga horária de 24 horas, com certificação de conclusão das participantes que atingirem o mínimo de 75% de participação.

A seleção, realizada em cinco etapas, foi aberta a mulheres, residentes e domiciliadas em território nacional, cursando ensino superior na área de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências da Computação; Engenharia da Computação; Sistemas de Informação e áreas correlatas), com previsão de conclusão de curso (formação) entre dezembro de 2023 e julho de 2024.

Sobre a Shift
A Shift é uma empresa brasileira especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica. Fundada em 1992 e com atuação em 23 Estados brasileiros, na Argentina, Paraguai e Uruguai, vem desenvolvendo inovações tecnológicas para fornecer mais eficiência, agilidade e competitividade para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.
É responsável pelo processamento de mais de 46 milhões de atendimentos e cerca de 320 milhões de exames por ano. Com mais de 20 mil usuários do sistema, a empresa tem apresentado crescimento anual de 20% nos últimos dez anos.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários