Fórum Saber Ouvir em 3 conversas no Museu Machado de Castro

DO TEXTO: A importância do saber ouvir, ganha, em tempos cinzentos de pandemia e de guerra, uma relevância muito especial.
O «Fórum Saber Ouvir» integra-se na VII edição do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC) cuja programação principal decorre de 5 a 8 de maio. O fórum deste ano acontecerá entre 27 e 29 de abril e é um desenvolvimento do formato experimentado na edição anterior do CCC - que granjeou particular sucesso e adesão.


O «Fórum Saber Ouvir» integra-se na VII edição do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC) cuja programação principal decorre de 5 a 8 de maio. O fórum deste ano acontecerá entre 27 e 29 de abril e é um desenvolvimento do formato experimentado na edição anterior do CCC - que granjeou particular sucesso e adesão. Irá assumir novamente o formato de tertúlia e contará com convidados de várias áreas, que se reunirão em torno de um tema convergente.
 
A importância do saber ouvir, ganha, em tempos cinzentos de pandemia e de guerra, uma relevância muito especial. Seja no domínio de processos de fruição musical e artística em geral, incluindo em contextos de terapia e/ou de sublimação do real, como também no domínio da comunicação interpessoal, social e política. Saber ouvir é uma competência igualmente fundamental para quem se dedique à programação artística, que tem de ser capaz de avaliar a qualidade relativa das ofertas culturais que se lhe apresentam e de auscultar o pulsar dos respetivos potenciais recetores. 

Nos dias 27, 28 e 29 de abril, os diversos públicos da VII edição do CCC terão assim oportunidade de assistir e de participar presencialmente, no Museu Machado de Castro (e online, através do Facebook) em 3 conversas, dinamizadas por diversos convidados detentores de currículos muito significativos no âmbito da abrangente temática em apreço. Estas 3 tertúlias constituirão uma espécie de mote para os vários concertos que integram o excelente programa musical - que irá ser interpretado por músicos dotados de um virtuosismo internacionalmente reconhecido. O "Fórum Saber Ouvir" é, assim, uma aposta na diversidade que o Ciclo de Concertos de Coimbra faz, no sentido de se tornar um evento cada vez mais completo e abrangente.

FÓRUM SABER OUVIR
Moderação: Ana Maria Ramalheira

27 abril | 18h00
«Coimbra como polo de Cultura»

- Francisco Paz, Programador do Convento de S. Francisco e Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da CMC;
- Isabel Garcia, Editora da MinervaCoimbra;
- Manuel Rocha, Músico e docente do Conservatório de Música de Coimbra.
- Maria de Lurdes Craveiro, Historiadora, Professora universitária e Diretora do Museu Machado de Castro.

28 abril | 18h00
«A Música como terapia e sublimação»

- Carlos Saraiva, Psiquiatra e Professor universitário;
- Inês Soares, Professora de Música.

29 de abril, 18H00
«Programação cultural: fios e desafios»

- André Cunha Leal, programador da área clássica do CCB e jornalista na Antena 2;
- Bruno Caseirão, docente do ensino superior;
- Luísa Tender, Pianista e Professora do ensino superior.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários