Como deve ser a rotina skincare após a realização de exercícios físicos?

Exercícios físicos de musculação, aeróbico, natação ou outras modalidades são extremamente importantes para a saúde do organismo e também fazem bem para a pele.


Além dos cuidados com a alimentação e suplementação, imediatamente após o treino devemos lembrar de cuidar da pele, a fim de prevenir doenças cutâneas e alterações, como foliculite, acne e ressecamento

São Paulo – Abril/2022 - Exercícios físicos de musculação, aeróbico, natação ou outras modalidades são extremamente importantes para a saúde do organismo e também fazem bem para a pele. É o que nos lembra o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 06 de Abril. No entanto, após o treino é necessário saber como cuidar do tecido cutâneo adequadamente, a fim de prevenir o aparecimento de problemas e doenças. “Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos também precisa adotar uma rotina de skincare para manter a pele sempre saudável e evitar uma série de problemas, como a acne, foliculite, ressecamento e sinais de irritação no rosto e/ou corpo. Após o treino, é fundamental higienizar, hidratar e, caso você malhe durante o dia, proteger a pele. Isso por que essa rotina de cuidados com a pele ajudará a remover o suor e impurezas, controlar a oleosidade, reestabelecer o pH e auxiliar na recuperação e fotoproteção do tecido cutâneo, auxiliando assim na manutenção da saúde de sua pele”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a médica, a atividade física, independente de qual seja, pode exercer diversos efeitos sobre a pele, de forma direta e indireta. “O efeito direto está principalmente relacionado com a sudorese. O acúmulo de suor e sujeira pode aumentar a proliferação de bactérias na pele. O suor possui um pH muito ácido, o que pode prejudicar o tecido cutâneo, gerando desidratação, irritação e até mesmo acne devido a obstrução dos poros”, diz a médica. Por isso é muito importante se ter uma boa rotina de cuidados. “Além disso, é importante tirar a roupa suada o mais breve possível, para permitir que a pele respire adequadamente, prevenindo o entupimento dos poros e o aparecimento de foliculite. O ideal é tomar banho imediatamente, de preferência com água fria ou morna – e evitar água muito quente que pode piorar o ressecamento e a irritação da pele”, diz a médica.

De acordo com a dermatologista, a limpeza da pele após o exercício deve ser realizada com substâncias micelares ou sabonetes próprios para o seu tipo de pele. “Depois da limpeza, o ideal é utilizar um tônico adstringente para ajudar a reequilibrar o pH da pele alterado pelo suor. Em seguida, deve-se aplicar um cosmético hidratante para auxiliar na recuperação do tecido. A escolha do hidratante também deve respeitar o tipo de pele de cada um, sendo mais fluído e suave para peles oleosas ou um pouco mais pesado para pessoas de pele seca. Caso sua pele fique vermelha ao malhar é interessante também que você procure por produtos como a água termal, que contém ativos tranquilizantes, calmantes ou anti-inflamatórios em sua formulação. Esses ingredientes relaxam o tecido e combatem irritações. Por fim, um fotoprotetor com, no mínimo, FPS 30 deve ser aplicado caso você vá se expor ao sol para proteger sua pele contra os raios ultravioletas que causam câncer e envelhecimento precoce”, lembra a médica.

No caso das atividades mais pesadas, que geram mais radicais livres, a médica orienta o uso de ativos antioxidantes na hora da hidratação, para evitar o enfraquecimento das proteínas de sustentação da pele. “Então, podemos utilizar ativos como Vitamina C, ácido ferúlico, niacinamida e ácido hialurônico com o objetivo de hidratar a pele e reparar o tecido”, diz a médica.

Um cuidado especial deve ser tomado por quem pratica atividade física na água, em aulas de natação ou hidroginástica. “Na verdade, as pessoas que praticam natação ou que gostam de ficar na piscina estão mais expostas a compostos químicos como o cloro ou o ozônio. Em relação à pele, o cloro tem um pH ácido, com uma ação bactericida. Mas quando a pele, por algum motivo, é mais sensível e hiper-reativa ou está seca (quando não se usa hidratante), é possível ter desde um quadro de ressecamento, vermelhidão, formação de placas de urticária ou simplesmente ficar com a pele extremamente ressecada, o que pode provocar coceira logo depois que o paciente nada”, afirma a dermatologista. “O ideal, nesse caso, é logo depois que sair da natação, já tomar uma chuveirada imediatamente e usar de preferência um sabonete dermatológico para pele sensível ou mesmo um sabonete infantil ou de glicerina, que pode ser também acompanhado de extratos botânicos naturais, calmantes e anti-inflamatórios, além de hidratantes”, diz a Dra. Patrícia. “Logo em seguida, recomendo a aplicação de um hidratante para recompor esse manto hidrolipídico na pele úmida, pois quando aplicamos um creme com a pele úmida temos mais benefícios do que com ela já seca”, lembra a médica. “Para a pele do corpo, eu peço para a minha paciente que ela, assim que sair da piscina, tome uma chuveirada e hidrate muito bem a pele do corpo com hidratantes mais pesados na forma de bálsamos concentrados, principalmente ricos em ômegas e vitaminas que são regeneradoras”, explica. “Mas caso apareça qualquer irritação na sua pele, é necessário procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento e forma de prevenção de possíveis problemas”, finaliza.

*DRA. PATRÍCIA MAFRA: Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com estágio em Dermatologia pelo Grupo Santa Casa e acompanhamento do Serviço de Ginecologia e Sexologia do Hospital Mater Dei, Dra. Patrícia Mafra é expert em injetáveis e speaker em eventos nacionais e internacionais, palestrando sobre temas ligados à área de atuação. A dermatologista também foi preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD). Instagram: @drapatriciamafra

 

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !