Carta Magna - Abolição da Escravatura no Ceará

DO TEXTO: Documentário criado e produzido por alunos sobre a Carta Magna do Ceará.

No dia 25 de março é comemorada com orgulho pelos cearenses a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no estado.

O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravatura. A data é sempre lembrada com orgulho pelos cearenses. Por conta desse feito, o estado recebeu a alcunha de "Terra da Luz".

Por Derbson Frota

No dia 25 de março é comemorada com orgulho pelos cearenses a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no estado. O Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil, que aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

Um dos personagens fundamentais na luta pela libertação foi o jangadeiro Aracatiense Francisco José do Nascimento, conhecido como “Dragão do Mar”. Ele convenceu os demais jangadeiros a impedirem o embarque de escravos para outras províncias. 

Por conta desse feito, o estado nordestino do Ceará acabou se transformando em referência no assunto libertação, recebendo, inclusive, a alcunha de “Terra da Luz”.

Para comemorar a efeméride, são realizadas várias homenagens em todo o estado. Escolas municipais e estaduais, universidades e várias instituições públicas e privadas celebram com orgulho a data em que o Ceará pôs fim, pelo menos “oficialmente”, à escravidão dos negros. 

Os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Aguiar, da cidade de Tianguá, localizada na Região Norte do Ceará, mostraram muita criatividade, competência e interatividade na produção de um pequeno documentário sobre o evento. 

Vale a pena conferir:


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários