Toxina botulínica agora é usada para tirar a tensão do estresse no músculo do trapézio

DO TEXTO: Procedimento é feito principalmente em pacientes que trabalham com as mãos sentados em frente a um computador.

Sabia que a neurotoxina também pode atuar como um relaxante muscular em outros locais do corpo, principalmente para lidar com as dores que vêm junto com o estresse? “A dor de tensão, por exemplo, pode ser tratada com toxina botulínica. Quando a tensão e o estresse aumentam no pescoço, nossos músculos podem começar a ficar tensos ou doloridos.

 

Procedimento é feito principalmente em pacientes que trabalham com as mãos sentados em frente a um computador. Posição facilita maior tensão e estresse nos músculos do trapézio, estendendo a dor ao pescoço e ombros

São Paulo – 17/03/2021 - Com tantos usos para beneficiar a aparência e até a depressão, a toxina botulínica tornou-se o equivalente médico a um canivete suíço. Pode relaxar rugas, cessar a transpiração excessiva e diminuir os episódios de enxaquecas dolorosas. Mas você sabia que a neurotoxina também pode atuar como um relaxante muscular em outros locais do corpo, principalmente para lidar com as dores que vêm junto com o estresse? “A dor de tensão, por exemplo, pode ser tratada com toxina botulínica. Quando a tensão e o estresse aumentam no pescoço, nossos músculos podem começar a ficar tensos ou doloridos. A dor no pescoço também pode se espalhar para os ombros. A tensão no músculo trapézio é bastante comum em pessoas que trabalham com as mãos e basicamente em qualquer pessoa que se senta em frente a um computador. O estresse, é claro, causa um enrijecimento muscular generalizado”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo*, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A toxina botulínica já é usada há alguns anos para dores crônicas musculares e neuropáticas.

Esta dor física pode, então, por sua vez criar mais ansiedade que leva ainda mais à constrição muscular, o que piora ainda mais a ansiedade, em um ciclo negativo. “É aqui que as injeções de neurotoxina entram, principalmente para aliviar esse ciclo vicioso”, diz o médico. “Ao colocar neuromoduladores estrategicamente nos músculos do pescoço, ombro e até mesmo do couro cabeludo, você pode aliviar a tensão muscular, constrição e dor. A injeção nos músculos trapézios ajudará as dores nas costas e pescoço devido aos músculos tensos. A toxina botulínica também tem o benefício adicional de ajudar a endireitar a postura”, conta o cirurgião plástico.

O Dr. Mário explica que o uso terapêutico da neurotoxina nos ombros pode levar a uma melhora da postura devido à eliminação da dor ou ansiedade induzida pelo estresse. “À medida que sentimos dor, geralmente ajustamos a maneira como nos posicionamos, nos movemos. Esta compensação, embora destinada a aliviar a dor, pode realmente piorar as coisas, já que tendemos a depender excessivamente de certos grupos de músculos em detrimento de outros”, explica o médico. 

Após o procedimento, o médico explica que o ideal é não fazer esforço físico por alguns dias – principalmente musculação – mas as atividades rotineiras de trabalho estão liberadas após 24 horas. Sobre os possíveis efeitos colaterais, como o uso prejudicado do músculo, o especialista disse que este tratamento tem riscos mínimos. “Os benefícios são a melhora da rigidez muscular e a redução do estresse e os riscos são realmente mínimos. Não há diretrizes publicadas sobre a dosagem, então o principal risco é que você tenha que voltar para receber uma segunda dose”, finaliza o médico.

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários