Roberto Carlos e Armando Manzanero - O Grande Encontro (11)

O compositor Armando Manzanero chegou ao disco na voz de Roberto Carlos na coleção As 14 Mais – Volume 28 (1974), com a canção “Eu me Recordo” – versão em português do Roberto para “Yo Te Recuerdo”.



user-image
 
Nesta edição a série “... O Grande Encontro” traz um ícone do bolero, o cantor, compositor, pianista, produtor e arranjador mexicano Armando Manzanero Canché. Nascido na cidade de Mérida, estado de Yucatán, no sudeste do México, no dia 7 de dezembro de 1934 – registrado oficialmente um ano depois –, faleceu em 28 de dezembro de 2020, vitima da COVID 19. 

Foi considerado um dos compositores mais reconhecidos da musica latina no mundo. Compôs mais de 600 canções, das quais dezenas delas já foram gravadas em versões originais ou traduzidas, em diversos idiomas por vozes como Tony Bennett, Elvis Presley, Johnny Mathis, Plácido Domingo, Andrea Bocelli, Elis Regina, Roberto Carlos, Simone e muitos outros. Como intérprete também é uma figura de destaque no cenário musical na América Latina.

O compositor Armando Manzanero chegou ao disco na voz de Roberto Carlos na coleção As 14 Mais – Volume 28 (1974), com a canção “Eu me Recordo” – versão em português do Roberto para “Yo Te Recuerdo”. A mesma canção foi incluída no álbum de carreira do mesmo ano, mas em uma nova versão com arranjo diferente da gravação original. A versão original em espanhol direcionada ao mercado latino de língua hispânica – álbum “Quiero Verte a Mi Lado” – foi lançada no ano seguinte. Este álbum foi reeditado e lançado no Brasil no volume 1 da caixa Roberto Carlos Pra Sempre em Espanhol (2007). 

A discografia de Roberto Carlos acolheu outras canções de Manzanero como: “Por Fin Mañana” (1978), “Esta Tarde Vi Llover” (1979), relançada também no álbum “As Canções Que Amo” (1997), “Me Vuelves Loco”, lançada no mercado externo no álbum Roberto Carlos en Castellano (1981), reeditado no Brasil no volume 1 da caixa Roberto Carlos Pra Sempre em Espanhol (2007). 

No especial do Roberto Carlos de 1977, Armando Manzanero foi um dos convidados especiais. A participação dos dois ocorreu em um dueto com canções de Manzanero e Roberto Carlos. O rei iniciou o dueto cantando a tradução em inglês de Sid Wayne “It’s Impossible”, versão de “Somos Novios” de Manzanero, que durante a sua parte interpretou no seu idioma original. “Propuesta” (Proposta, Roberto e Erasmo Carlos) vertida para o espanhol por Buddy & Mary McCluskey foi a canção seguinte, encerrando com “Esta Tarde Vi Llover”. 

O grande encontro desses dois astros consagrados, você assiste nos vídeos abaixo.

It’s Impossible (Somos novios)/ Propuesta/ Esta Tarde Vi llover

Eu me Recordo

Me vuelves loco

</

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

NOTA DA REDAÇÃO: 
Para ler mais artigos de Carlos Marley na rubrica "O Grande Encontro", clique aqui.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !