MIS RJ estreia Série Especial 100 Anos do Rádio no Brasil

DO TEXTO: No primeiro programa as histórias radiofônicas de Antônio Carlos, Adelzon Alves e Ricardo Campello
“No ano do centenário da primeira transmissão de rádio realizada no país, o Museu da Imagem e do Som estreia essa Série Especial com um time de primeira do rádio carioca, Antônio Carlos, Eduardo Campello e Adelzon tem muitas histórias, memórias e trajetórias gloriosas para contar. Um registro valioso e importantíssimo para as futuras gerações ”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

No primeiro programa as histórias radiofônicas de Antônio Carlos, Adelzon Alves e Ricardo Campello  

Quarta (23/3), os comunicadores Antônio Carlos e Adelzon Alves e o produtor- executivo Ricardo Campello, são os convidados na estreia da Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil, no MIS RJ. Esses três grandes profissionais vão lembrar momentos de suas carreiras, falar da paixão pelo rádio e revelar o legado que deixarão para as novas gerações. 

O MIS RJ abre os microfones para essas vozes que passaram por várias emissoras, têm vasta experiência e muito a ensinar aos novos radialistas, além de valiosas informações para pesquisadores. 

“No ano do centenário da primeira transmissão de rádio realizada no país, o Museu da Imagem e do Som estreia essa Série Especial com um time de primeira do rádio carioca, Antônio Carlos, Eduardo Campello e Adelzon tem muitas histórias, memórias e trajetórias gloriosas para contar. Um registro valioso e importantíssimo para as futuras gerações”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro. 

Antônio Carlos, “O Despertador do Brasil”, com sua voz potente, é um comunicador das massas e tem mais de seis décadas de rádio. Faz, com muito sucesso, há 45 anos, o “Show do Antônio Carlos”. Em 2012 virou samba de enredo, numa homenagem da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz. 

Adelzon Alves, é radialista, jornalista e produtor musical, e contribui, há mais de 50 anos, com a música popular brasileira. Iniciou o movimento de valorização do compositor do morro, de sambistas como Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho e muitos outros.  Foi também o responsável pela aproximação de Clara Nunes com o samba e as tradições afro-brasileiras, produzindo discos marcantes de sua carreira. 

O produtor-executivo Ricardo Campello trabalha há mais de quatro décadas com Antônio Carlos, numa parceria vitoriosa. Em sua trajetória atuou como repórter, trabalhou na Rádio Relógio e foi fundador da Rádio Catedral FM.

Sobre a Série Especial 100 Anos do Rádio no Brasil

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Jan eiro inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional. Esse projeto inicial é o gerador de muitas outras séries, programas ou projetos específicos relacionados às áreas de jornalismo, futebol, arquitetura, dança, MPB, cinema, teatro e rádio, dentre os quais, Setenta Anos do Rádio no Brasil e Memórias do Rádio. A Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil vai debater o centenário do rádio com profissionais do meio radiofônico, estudiosos, pesquisadores e historiadores, sempre com a participação de três convidados por programa. Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.

SERVIÇO:
Local:  Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – Praça Luiz Souza Dantas, 1- Praça XV
Tel.: (21) 2216-8500
Data: 23 de março de 2022 (quarta-feira)
Horário: 15h às 16h30, gravação sem a presença do público
Contatos MIS RJ: comunicacao@mis.rj.gov.br


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários