Dicionário revisita trabalho da filósofa Hannah Arendt

DO TEXTO: Lançamento apresenta análise profunda de termos debatidos por uma das mais célebres pensadoras do século passado

Considerada uma das filósofas mais importantes do século XX, Hannah Arendt desenvolveu o conceito de pluralismo político, uma das bases para a construção das democracias modernas. Com a missão de revisitar e prestigiar a vida e obra desta importante pensadora, a editora Almedina Brasil lança pelo selo Edições 70, o Dicionário Hannah Arendt.

Lançamento apresenta análise profunda de termos debatidos por uma das mais célebres pensadoras do século passado

Considerada uma das filósofas mais importantes do século XX, Hannah Arendt desenvolveu o conceito de pluralismo político, uma das bases para a construção das democracias modernas. Com a missão de revisitar e prestigiar a vida e obra desta importante pensadora, a editora Almedina Brasil lança pelo selo Edições 70, o Dicionário Hannah Arendt.

Em formato de glossário, o livro resgata palavras, termos próprios e vocábulos fundamentais do trabalho filosófico produzido por Arendt. Os verbetes foram descritos por pesquisadores que estudam a produção literária da autora e esclarecem uma variedade de conceitos que costumam aparecer, muitas vezes sem embasamento, nas discussões políticas do nosso tempo.

Liberdade, totalitarismo, alienação, poder, revolução, direitos humanos e educação são alguns dos termos elucidados no lançamento. O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, por exemplo, relembra em um dos capítulos um dos títulos mais conhecidas da filosofa: Origens do Totalitarismo. A obra nasceu do choque de Arent ao tomar conhecimento da existência dos campos de concentração em Auschwitz, logo que chegou à Nova York, em 1943.

A empreitada a que se dedicou Hannah Arendt na elaboração do seu livro foi compreender o significado desta ruptura com a “normalidade do normal” que configurou o século XX como uma era de extremos.
(Dicionário Hannah Arendt, pg. 273)

Outro conceito bastante debatido atualmente é o de alienação. Conforme o doutor em filosofia, Paulo Eduardo Bodziak Junior, que analisa A Condição Humana, de Arendt, o termo representa a perda do habitat natural do ser humano, local onde todos podem pensar livremente sem qualquer amarra ou doutrina. Já a alienação seria o afastamento deste estado de liberdade.

De forma leve e didática, autores de diferentes nacionalidades expõem análises de temas abordados por Arendt há mais de 70 anos e que se mantêm atuais. Com o retorno de movimentos extremistas, a propagação de conflitos em diversas partes do mundo e a disseminação de informações falsas, este dicionário propicia ao leitor um aprofundamento e maior compreensão de escritos que inspiram reflexões significativas ainda hoje.

Ficha técnica
Livro: Dicionário Hannah Arendt
Organizadores: Adriano Correia, Antonio Glauton Varela Rocha, Maria Cristina Müller e Odilio Alves Aguiar
Editora: Almedina Brasil, selo Edições 70
ISBN: 9786586618914
Páginas: 452
Formato: 16 x 23 x 2,3
Preço: R$ 139,00
Onde encontrar: Editora Almedina, Amazon

Sinopse
O Dicionário Hannah Arendt volta-se à compreensão profunda da obra de uma das pensadoras mais importantes do século XX. Através de 51 verbetes redigidos por pesquisadores versados nos estudos de seu trabalho, esclarece conceitos com as quais o leitor se depara nas discussões políticas do século XXI, como liberdade, totalitarismo, alienação, poder e revolução.

Sobre a editora
Fundada em 1955, em Coimbra, a editora Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos nas áreas de filosofia, administração, economia, ciências sociais e humanas, educação e literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários