Dia Mundial da Atividade Física: 5 segredos para melhorar a saúde e beleza das pernas

DO TEXTO: Consultamos médicos de diversas especialidades que entregam as 5 principais dicas para melhorar a saúde e beleza das pernas:

Em 06 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. E, quando o assunto são exercícios, as pernas recebem grande parte da atenção, principalmente agora, já que, devido a pandemia, a saúde das pernas foi severamente impactada.


Além dos exercícios, dieta rica e equilibrada, suplementação de nutrientes e "ajudinha" de procedimentos também entram na lista

São Paulo – Março/2022 - Em 06 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. E, quando o assunto são exercícios, as pernas recebem grande parte da atenção, principalmente agora, já que, devido a pandemia, a saúde das pernas foi severamente impactada. Afinal, passamos mais tempo em casa, e essa menor locomoção pode fazer surgir alguns problemas, principalmente por conta da falta de estímulos à circulação. Abaixo, consultamos médicos de diversas especialidades que entregam as 5 principais dicas para melhorar a saúde e beleza das pernas:

Evite alimentos que são o terror da circulação

São três os principais alimentos que fazem mal para o funcionamento da circulação: o sal, o açúcar e a gordura de má qualidade. “Além de usar o saleiro, a maioria dos produtos industrializados tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria, em média 12g ao dia, quando o ideal seria no máximo 5g para pessoas saudáveis”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez*, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. “O sal favorece a retenção de líquidos, provoca inchaço e aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos e deixa o sangue mais denso, pesado, podendo favorecer a formação de coágulos”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita*, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Também devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contém muito sódio. “Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados e, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados”, afirma a médica nutróloga. Já quanto ao açúcar, o grande problema do seu consumo excessivo é a liberação de produtos finais da glicação avançada, conhecidos como AGEs. “Estes AGEs, além de se ligarem ao colágeno da pele e provocarem envelhecimento, se fixam também no colágeno que temos na parede dos vasos sanguíneos, causando danos que aceleram o processo de formação de placas de colesterol e entupimento nas artérias. Os AGES colam na parede arterial através de receptores na membrana e, por causa deles, ocorre uma reação que vai causar espessamento, endurecimento e enrijecimento das paredes dos vasos no corpo inteiro, aumentando as chances de doença aterosclerótica, infarto e derrame”, diz a cirurgiã vascular. No caso da gordura, alimentos ricos em gordura hidrogenada “trans” como fast-foods, sorvetes industrializados e bolos são três exemplos que retardam a circulação e podem agravar a inflamação dos vasos sanguíneos. Lembre-se, também, dos alimentos de caloria vazia e que são ricos nos três (sal, açúcar e gordura): os alimentos ultraprocessados. “Ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e também a inflamação, o que pode colaborar para o aparecimento de doenças circulatórias”, afirma a Dra Marcella.

Associe sua dieta com exercícios

Para resultados estéticos visíveis de musculação, não adianta passar horas na academia se a sua dieta não estiver alinhada com seus objetivos. “Se a intenção é perder peso, o déficit calórico, ou seja, gastar mais energias do que consome, é fundamental. Mas isso deve ser feito com calma, sem queda acentuada de calorias que possam impactar em uma redução muscular brusca, e respeitando a ingestão de alimentos saudáveis in natura; no caso do ganho de músculos, a alimentação deve ser ajustada para ingestão maior de calorias do que se gasta, mas sempre priorizando a ingestão de proteínas para formação das fibras musculares”, diz a médica nutróloga. No caso dos exercícios físicos, o dermatologista Dr. Abdo Salomão*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que eles fazem com que nossa pele possa lidar melhor contra os radicais livres, ao mesmo tempo em que estimulam fibroblastos e elastina – o que é importante contra a flacidez. “Isso torna nossa pele mais elástica e menos flácida”, conta o médico. Além disso, as calorias gastas nos exercícios ajudam a queimar gordura e melhorar o aspecto da celulite. “A musculação, o pilates e as artes marciais podem ser praticadas para enrijecer mais o músculo e a pele, além de queimar calorias”, diz ele.

Consulte um cirurgião vascular

Ter pernas bonitas e saudáveis parece ser o sonho de muita gente que enfrenta problemas como gordura, celulite, flacidez, varizes e falta de tônus muscular. De acordo com a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, a maioria desses problemas surge por conta de uma circulação comprometida. “Além do sedentarismo, a alimentação também está envolvida nesse processo circulatório”, diz a médica. Então, a especialista sugere bons hábitos alimentares (dieta rica, equilibrada e com mais alimentos in natura), realizar atividade física regular (pelo menos três vezes na semana), ter uma vida mais ativa e dormir bem. “Uma boa noite de sono ajuda no funcionamento adequado do corpo, diminuindo o stress, os níveis de cortisol e auxiliando a controlar a pressão arterial”, diz. Mas se você apresentar varizes, saiba que é possível tratá-las sem precisar de cirurgia ou internação. Existem técnicas como Clacs, técnica idealizada pelo Professor Doutor Kasuo Miyake e que unem laser não invasivo com injeções de glicose, que podem ser feitas no consultório médico.

Faça exames de rotina

“Também é importante fazer uma análise laboratorial, para descartar qualquer deficiência ou alteração hormonal. A diminuição de estrogênio, por exemplo, comum na menopausa, é uma das causas da flacidez dérmica e também está envolvida com o aparecimento da celulite”, diz a médica nutróloga.

Fique de olho nas novidades em procedimentos

Com relação à ajudinha dos procedimentos, uma novidade para tornear as pernas é o T Sculptor,  uma tecnologia não invasiva que ao entrar em contato com a pele gera um campo eletromagnético focado de alta intensidade que é capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. “São cerca de 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido a ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão. Sendo realizado em oito sessões com intervalo mínimo de 48 horas entre elas, o T Sculpor ainda não tem downtime, possibilitando ao paciente retornar as atividades imediatamente.

Para casos mais avançados, a cirurgia plástica pode ajudar. “Lipoescultura com ou sem o auxílio de laser, retirada de pele da coxa (cruroplastia) que é mais indicada em pacientes após grande perda de peso e o implante de silicone nas panturrilhas são exemplos de cirurgias que deixam as pernas mais bonitas”, afirma o Dr. Mário Farinazzo*, cirurgião plástico membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O implante é uma indicação principalmente para quem tem dificuldade de conseguir bons resultados de hipertrofia na panturrilha. “Ele é feito em ambiente hospitalar, sob anestesia geral ou bloqueio, com uma incisão atrás do joelho de aproximadamente 5cm por onde se cria um espaço junto ao músculo da panturrilha. Então a prótese de silicone é introduzida neste espaço e a incisão é fechada. O paciente deve se afastar de atividades físicas por cerca de 1 mês após o procedimento”, diz o Dr. Mário.

Também é possível tratar áreas pequenas, como a interna das coxas. Desenhada anatomicamente para a região, CoolFit é um aplicador menor do CoolSculpting, o tratamento de criolipólise padrão ouro para tratar gordura localizada e melhorar o contorno corporal. “As pessoas têm procurado por procedimentos menos invasivos que não necessitem de repouso para poderem retomar suas atividades. E a criolipólise é um deles, já que o paciente pode voltar imediatamente às atividades de rotina”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez*, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A tecnologia é baseada na ação do frio. “Essa ponteira utiliza o sistema da criolipólise, com resfriamento de gordura com consequente morte celular, para que depois ela seja eliminada do corpo via sistema linfático. O tratamento resfria uniformemente, mesmo nessa região”, diz a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por que é efetivo? “O congelamento das células gordurosas, que são muito mais sensíveis às baixas temperaturas do que os tecidos ao redor e as camadas da pele subjacentes, promove essa redução de medidas e melhora do contorno corporal. Após a sessão, que dura menos que uma hora, o processo fisiológico de perda ocorre naturalmente. Os resultados, que costumam ser uma redução de até 25% da camada de gordura da região tratada, são alcançados em até dois meses”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Por fim, dependendo do caso e da idade, é possível ainda incluir na dieta substâncias ricas em ativos antioxidantes e antiglicantes, cuja ação evita a degeneração das fibras de ancoragem de colágeno e elastina, além de melhorar a qualidade da pele da região. A nutricionista Luisa Wolpe Simas*, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos, destaca que os suplementos podem ajudar após a realização de procedimentos para perda de gordura, por exemplo. “Os procedimentos estéticos que visam redução da gordura corporal têm como mecanismo de ação a ruptura da membrana plasmática da célula levando a apoptose (morte) celular. Nos procedimentos de criolipólise, ultrassom focado, intradermoterapia, os ativos Modulip e Slim Green Coffee ajudam ao processo de lipólise nas outras células de gordura do tecido subcutâneo, melhorando o contorno corporal. O primeiro tem ação no controle da secreção do cortisol em períodos de estresse, diminuindo o acúmulo de gordura localizada na região abdominal, enquanto Slim Green Coffee melhora a sensação de saciedade”, afirma a consultora da Biotec Dermocosméticos. Os resultados já aparecem nos primeiros 30 dias de consumo e indicamos de três a seis meses de uso para uma melhor eficácia do tratamento. “O Glycoxil é outro ativo capaz de atuar no tratamento, já que combate o acúmulo de gordura dentro das células causado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos refinados”, finaliza a especialista.

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
*DRA. ALINE LAMAITA:  Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine, a médica é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000) e hoje dedica a maior parte do seu tempo à Flebologia (estudo das veias). Curso de Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard (2018). A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557. Instagram: @alinelamaita.vascular     
*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.  https://www.drapaola.me/*
*DR. MÁRIO FARINAZZO:  Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. Instagram: @drmariofarinazzo
DR. PAOLO RUBEZ Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez
*LUISA WOLPE SIMAS: nutricionista e consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários