João Pedro Brandão - apresentação de "Trama no Navio" no CCB 25/2

Trama no Navio (Porta-Jazz 2020) é o primeiro álbum em nome próprio do músico e compositor João Pedro Brandão



CCB . 25 fevereiro . sexta-feira . 21h00 . Pequeno Auditório

Saxofone alto e soprano, flauta e composição João Pedro Brandão
Piano Ricardo Moreira
Contrabaixo Hugo Carvalhais
Bateria Marcos Cavaleiro
Vídeo Alexandra Côrte-Real

Trama no Navio (Porta-Jazz 2020) é o primeiro álbum em nome próprio do músico e compositor João Pedro Brandão, que se move preferencialmente no limbo entre a música escrita e a improvisação livre. Neste disco, que será agora apresentado no CCB, o saxofonista reúne um grupo inédito de músicos com personalidades musicais fortes e singulares. Ricardo Moreira no piano e órgão Hammond, o contrabaixista Hugo Carvalhais e Marcos Cavaleiro na bateria juntam-se a Brandão para construir uma viagem num universo próprio onde nitidamente emergem profundas afinidades pessoais e musicais. 

Explica o artista:

«Em setembro de 2019, a Orquestra Jazz de Matosinhos desafiou alguns compositores a escrever música para essa formação com o objetivo de musicar o filme O Couraçado Poutenkim, de Serguei Eisenstein. A mim calhou-me a Parte 2, Drama no Navio. Foi um projeto desafiante, sobretudo pela magnitude do filme e desta parte em particular, que tem uma narrativa densa, intensa, com um desfecho tão dramático quanto poético. Ficou a vontade de estender o desafio para além do filme, o que me levou a querer reinterpretar a música no contexto de uma formação mais pequena, logo mais livre, apropriando-me da sua narrativa. Neste grupo, a música original despiu-se de artefactos ficando apenas a sua espinha dorsal, o que fez surgir uma nova Trama resultante das contribuições e interações destes músicos. As projeções de vídeo no espetáculo Trama no Navio acrescentam uma nova camada a este concerto, em que são as imagens que se moldam à música. O mar, sobre o qual a cena acontece, é o cenário que transformamos em função do ritmo e dos ambientes que a música sugere.»

Teasar
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !