Minha vida é um caos. E a sua?

Mostre ao mundo que por trás de algo que parece perfeito, existe muita luta, vontade de desistir, lamentação e um precipício como solução.


Por: Fabiano Montez*

Você acorda cedo, pega o celular e alguém já te deu um bom dia no aplicativo de mensagens:

“Bom dia, tudo bem? ”. “Tudo ótimo e você? ”. “Tudo bem também!” .

É tudo mentira! Muito provavelmente ambos estão passando por grandes desafios angustiantes, dias e noites intermináveis de pressão, insônia, choro retido, depressão, enfim, uma vida visível de força com uma grande e invisível vulnerabilidade.

Mas por quê? Por que é tão difícil dizer o que estamos sentindo, pedirmos ajuda? A vida é uma roda gigante, altos e baixos, felicidades e tristezas… Mas o que importa mesmo é a forma como você enfrenta essas situações.

Nunca se desespere frente aos obstáculos. Porém, não se esconda. Fale a verdade quando te perguntarem se você não está bem. Diga o que está, de fato, sentindo. Mostre ao mundo que por trás de algo que parece perfeito, existe muita luta, vontade de desistir, lamentação e um precipício como solução.

É claro que você não irá, de uma hora para outra, começar a desabafar com qualquer um que encontra na rua ou fazer qualquer amigo de “muro das lamentações”. Mas extravasar suas emoções evita que você as guarde e fique doente. Sim, emoções reprimidas nos adoecem, mas isso é papo para outro artigo. 😉

Não existe vida perfeita, sempre teremos as dificuldades, a desorganização, a falta de dinheiro, o amor não recíproco, a derrota, a falência. Mas é justamente na organização dessa bagunça que chamamos de vida que conquistamos a vitória que tanto sonhamos.

Digamos, então, que você queira resolver isso sozinho. Então, te proponho uma tarefa: Quando você se sentir mal, triste, não ignore esse sentimento. Pergunte a si mesmo:

- O que eu estou sentindo agora?
- O que esse sentimento está gerando em mim?
- Eu realmente preciso dele?
- O que posso fazer para voltar “lá para cima” na roda gigante da vida?

Sabe o que esse exercício irá te ensinar? A conhecer a si mesmo. Estar atento aos sentimentos é um dos mais poderosos exercícios de autoconhecimento. E só conseguimos lidar com nossas emoções quando nos conhecemos de verdade.

Emoções surgem de experiências e viver, por si só, já é uma baita experiência. Nós enfrentamos momentos felizes, momentos tristes, momentos inusitados e tudo isso promove algo dentro da gente. Por isso, não fique mal por estar mal. Mas não se demore muito neste lugar. Combinado?

E quando te perguntarem, logo de manhã, “Tudo bem com você? ”, responda: “Minha vida está um caos, e a sua? ”. Acredite, você verá que está todo mundo “na mesma roda gigante”. Só o que muda é a posição das cadeirinhas.

*Fabiano Montez é palestrante internacional, consultor, mentor empresarial e CEO da 4F L&B 

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Só falta o seu comentário! O autor agradece.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !