Roberto Carlos e Luciano Pavarotti – O Grande Encontro (6)

DO TEXTO: Durante a sua trajetória Pavarotti fez duetos com várias celebridades internacionais, dentre elas Roberto Carlos.
Roberto e Pavarotti interpretaram juntos dois clássicos mundiais: “Ave Maria” de Franz Shubert (1825) e “O Sole Mio”


Durante a sua trajetória Pavarotti fez duetos com várias celebridades internacionais, dentre elas Roberto Carlos



user-image
 

Nesta edição da série “... O Grande Encontro”, trazemos um ícone internacional. Trata-se de um dos cantores de ópera e outros gêneros musicais mais aclamados e queridos de todos os tempos, o tenor Luciano Pavarotti. Nascido em Modena, Itália, no dia 12 de outubro de 1935, morreu vítima de um câncer pancreático no dia 6 de setembro de 2007, na sua cidade natal.

O grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, de voz única e sorriso cativante popularizou mundialmente a ópera. A popularidade desse gênero artístico começou durante a Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália. Na ocasião Pavarotti cantou com os amigos tenores, Plácido Domingo e José Carreras, em Roma. A transmissão desse evento foi vista por 1,4 bilhões de pessoas em todo mundo.

Durante a sua trajetória Pavarotti fez duetos com várias celebridades internacionais, dentre elas Roberto Carlos. O encontro histórico das duas lendas aconteceu no espetáculo realizado no dia 04 de abril de 1998, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O show com duração de mais de três horas foi gravado em parceria com a Rede Brasil Sul (RBS). Direção: Emília Silveira e Edson Erdmann; Direção geral: Mário Meirelles; Núcleo: Aloysio Legey. O programa foi exibido pela Rede Globo em 18/04/1998.

No megaevento que reuniu mais de 50 mil pessoas os astros fizeram apresentações solos memoráveis e dois duetos inesquecíveis. Roberto e Pavarotti interpretaram juntos dois clássicos mundiais: “Ave Maria” de Franz Shubert (1825) e “O Sole Mio” (“O Meu Sol” em português) escrita em 1898, por Giovanni Capurro e música de Eduardo Di Capua. 104 anos depois o tribunal de Turim reconheceu que o maestro Alfredo Muzzuchi compôs a música junto com Eduardo Di Capua.

A canção “Ave Maria” na voz de Roberto Carlos foram registradas em vários momentos. Nos especiais de fim de ano da Rede Globo de 1980, na 1ª parte do Especial “Viva Luz” de 1991, no clipe com a participação especial de Eva Wilma, em uma comovente interpretação, e nas reapresentações do show gravado no Sultan’s Pool, em Jerusalém, Israel, no dia 7/9/2011, exibidos nos anos 2011 e 2020. Outro momento foi na missa realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo, quando participou das comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10), padroeira do Brasil, no ano de 1999. Neste dia também fez o show de encerramento dos festejos. Já o registro fonográfico da canção ocorreu no CD 1 do álbum duplo e DVD “Roberto Carlos em Jerusalém”, lançados no ano de 2012.  
  
Outra apresentação de Pavarotti e Roberto Carlos era esperada para o ano de 2006, na Praça do Papa, ponto mais alto de Belo Horizonte, Minas Gerais, mas foi cancelada devido aos problemas de saúde do tenor. 

Relembre a emocionante união da voz forte e empolgante de Pavarotti (se vivo fosse celebraria no dia 12/10, o seu 86º aniversário), com a voz delicada e cativante de Roberto Carlos (com a canção “Ave Maria” celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, também em 12/10). “Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus”. Disse Roberto.

Veja as canções “Ave Maria” e “O Sole Mio” nos vídeos da playlist abaixo.





*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários